[CONTEÚDO] - Domain-Driven Design(DDD): Linguagem Ubíqua
Antes de falar sobre DDD, devemos falar sobre o que é um domínio?
O que é Domínio?
Esse termo vai além da programação, poís o domínio é a alma do negócio/projeto que você está trabalhando. Se baseia em um conjunto de idéias, conhecimento e processos de negócio.
Modelos Criativos
Quando se fala em Domain Driven Design
muitos pensam em apenas boas práticas de design ou codificação de software, mas DDD
preza que desenvolvedores façam parte do processo de entender o negócio e todos os seus modelos nos mais diversos ângulos. Sobre isso, atualmente faço parte como bolsista de um projeto na minha instituição, para reconstrução de uma sistema de gerência de eventos, e uma das histórias de usuário é a parte de certificados. Ao analisar a versão anterior, o PO notou uma certa complexidade na criação de tarefas e pediu minha ajuda para simplificar isso, mesmo eu sendo apenas um júnior.
Mas por que devo aprender isso?
Em meados de 2003
o Eric Evans
publicou um livro 'Domain-Driven Design', conhecido por muitos como "O livro da capa azul". O livro ficou muito conhecido, mas Evans vinha falando sobre isso há anos; por isso, ele é considerado um pioneiro. Segundo ele, o DDD
é algo mutável e pode ser aprimorado ao longo do tempo. O Domain Driven Design é normalmente utilizado em aplicações complexas, portanto, não gaste tempo e esforço implementando isso em seus projetos pequenos.
Linguagem Ubíqua
No dia a dia devemos usar uma linguagem comum no contexto da empresa. Pensem comigo, se colocarmos um cozinheiro e um pedreiro para discutirem termos técnicos de suas profissões, seria um desastre.
Cozinheiro: Oi, tudo bem? Você sabia que o segredo de um bom prato é o tempero certo?
Pedreiro: Ah, olá! Tempero? Não seria a argamassa certa para assentar os tijolos?
Cozinheiro: Não, não, eu estou falando de tempero mesmo, como sal, pimenta, ervas... Isso faz toda a diferença no sabor!
Então, se na sua empresa são utilizados termos de Java
, utilize-os também.
Glossário
A linguagem obíqua é um dos três pilares do DDD, e possui algumas características, uma delas é glossário(conjunto de palavras chaves que rodeia o projeto). Deve ser feito de maneira simples, pode ser em uma folha de papel ou planilha do excel. Para exemplificar, vou utilizar um projeto como base: um sistema de catálogo de jogos.
Glossário do projeto
1 - Jogos = Conteúdo que será visto pelo usuário
2 - Minha Lista = Lista de jogos do usuário
3 - Catálogo = Jogos disponíveis
4 - Gênero = Estilo do jogo(Ex: RPG, FPS, Mundo aberto, ...)
5 - Personagens = Seres que fazem parte do enredo do jogo
6 - Ano lançamento = Data de lançamento do jogo
7 - Requisitos = O que é preciso para jogar
Devido a extensão do conteúdo, continuarei em outro artigo. Mas lembre "DDD é fácil de entender, porém difícil de aplicar."