[CONTEÚDO] A arte do Cache - CDN
Uma CDN, ou Rede de Distribuição de Conteúdo, é uma rede composta por servidores interconectados que otimizam o carregamento de páginas da web, especialmente para aplicações pesadas. Quando você acessa um site, os dados são transferidos pela internet do servidor para sua máquina. A velocidade de carregamento da página é diretamente afetada pela distância entre o usuário e o servidor. Utilizando uma CDN, esses dados são distribuídos por vários servidores localizados em diferentes regiões geográficas, reduzindo a latência e melhorando a experiência do usuário.
História da CDN
No final da década de 90, o aumento do consumo de serviços na internet ocasionou um crescimento na latência e na velocidade das aplicações web. Esse cenário impulsionou empresas em todo o mundo a implementarem CDNs. Essas CDNs de primeira geração entregavam ativos estáticos com capilaridade, ajudando a acelerar e ampliar a escalabilidade de várias aplicações. Com o passar dos anos, essas CDNs evoluíram para uma segunda geração, na qual foram implementadas features de segurança, cache dinâmico e uma conectividade aprimorada. Hoje em dia, estamos na terceira geração de CDNs, focadas principalmente em desenvolvedores, proporcionando maior autonomia no desenvolvimento em Edge.
Benefícios da CDN
-
Redução dos custos de largura de banda: Cada novo acesso ao site requer o consunmo de largura de banda da rede, isso acaba tendo um custo alto. Com o armazenamento em cache, as CDNs reduzem a quantidade de dados que um servidor de origem pode oferecer.
-
Diminuir tempo de carregamento: A CDN está mais próxima do usuário do que o servidor, o que resulta em uma melhora significativa na latência.
-
Segurança: Ataques DDoS tentam derrubar aplicações ao efetuar grandes quantidades de tráfego falso. As CDNs podem lidar com os picos de tráfegos ao distribuir a carga entre vários servidores.
A simultaneidade da Netflix
Em 18 de março de 2016, a Netflix lançou simultaneamente a segunda temporada da série Marvel - Demolidor em 190 países. Esse feito foi possível graças às CDNs, que a empresa adota desde 2011.
Curiosidades históricas da CDN
-
11 de setembro
Com o trágico ataque de 11 de setembro, houve um aumento inesperado no acesso aos portais de notícias simultaneamente, causando quedas e lentidão nesses serviços. Isso levou as empresas a investirem em CDNs.
-
AT&T entra no mercado de CDNs
No ano de 2011 a AT&T ingressa no mercado de CDN com seus 38 data centers distribuídos ao redor do mundo.
-
O maior ataque DDoS do mundo
Em fevereiro de 2018, o maior ataque de DDoS registrado até então ocorreu no site GitHub. Durante o auge do ataque, uma taxa de entrada de 1,3 TB por segundo foi registrada, enviando pacotes a uma taxa de requisições de 126 milhões por segundo.
Extras
Mais sobre CDN: https://www.cloudflare.com/learning/cdn/what-is-a-cdn/