Entendo perfeitamente o que está passando. Joguei WoW por 8 anos e sim é um vício. Mas o tempo e a experiência de vida foram me transformando numa pessoa um pouco menos radical.
Hoje eu aboli apenas jogos online. Por que sim, principalmente eles, colocam a cenoura um pouco à sua frente e, montados em você, eles vão te conduzindo da forma que quiserem.
Eu consigo focar e estudar por 1 ano e meio (terminei minha pós em dev mobile) e ao mesmo tempo consigo me dar a recompensa de ter estudado tanto jogando muita das vezes apenas 1 dia no fim de semana. Ou, postergando por mês (época de provas/trabalhos) e jogando 2 ou 3 dias seguidos.
Mas não existe fórmula mágica, o que funciona pra um não funciona pra outro e, aqui, o ponto é achar o equilibrio entre trabalho/esforço e ter seu momento de lazer/recompensa. Mas chegar a ter esse alto controle não é fácil, as vezes o melhor e ser radical se isso pode te prejudicar. Já fiz isso com cartões de crédito por exemplo. Funcionou. Hoje tenho cartões e 0 problemas.