Trabalho com PowerApps e outras ferramentas Microsoft a uns 4 anos já, aprendi quase tudo sobre a plataforma sozinho, o fato de ser LowCode facilitou muito, já que pra quem tem noção de programação sabe o que acontece ali.
Não da pra aplicar em tudo, realmente vai existir demandas que o PowerApps não vai atender, principalmente pelas integrações e as necessidades de licenciamento pra recursos avançados, como conectar a um banco de dados externo.
Sobre o desing dos Apps, pode ser uma questão de gosto, já que a ferramente permite fazer modificações visuais interessantes, limitadas, mas já vi Apps responsivos, que se moldam visualmente ao ambiente que estão sendo executados, o que é uma grande sacada de usar o PowerApps, o mesmo App pode ser usado no Desktop (App Windows), no navegador (Chrome, Edge, Firefox), no celular (Android e IOs) e no tablet (Android e IOs), não precisa recriar tudo pra cada plataforma, apesar de algumas libguagens já permitirem, mas você precisa compilar eu acho? Ou não? Me corrijam se estiver errado. Não precisar ter uma conta Google e Apple de desenvolvedor pra publicar o App também é um ponto positivo em partes.
Mas como qualquer coisa que existe no mundo, há pontos fortes e fracos, pessoas que gostam e pessoas que não gostam, quem quer usar e quem não quer, é natural isso.
Como já foi mencionado, se não é opção pra você não usar, você pode buscar alternativas de local de trabalho, desde que se sinta confortável, ou ter uma conversa sincera com os superiores, se a empresa for séria, você terá alternativas.
Em resposta a PowerApps na empresa..
1