Executando verificação de segurança...
9

Notebook de bambu - culto a carga

Culto a carga

Image description

Desde que conheci o podcast Boa Noite Internet, me apaixonei pela narrativa do Cris Dias, e um dos episódios mais marcantes pra mim, foi o episódio chamado "Aviões de Bambu".

Nesse episódio é retratada a história dos moradores de ilhas no pacífico, que no período da segunda guerra mundial, tiveram contato contato imediato com tecnologias como aviões, rádio, armas de fogo. E que para eles, todas aquelas tecnologias foram enviadas pelos deuses.

Mas isso não durou muito, ao fim da guerra, as bases militares dessas ilhas rapidamente foram desfeitas. E do dia para a noite, toda aquela tecnologia sumiu. E eles, de maneira totalmente desesperada começaram a fazer o culto da carga. Imitando os soldados da melhor maneira que eles podiam, com capacetes de coco e aviões de bambu, para que a comida que surgia da barriga dos gigantes pássaros de ferro, voltassem a aparecer.

E você, já fez culto a carga?

Eu lembro que no início da minha carreira eu sempre via um ou outro programador com MacBook e pensava comigo mesmo. Um dia eu vou ser um programador tão bom quanto esse cara ai, como eu faço para chegar, lá? Comprando um MacBook, é claro.

Mas para que eu preciso de um MacBook? Na época eu era desenvolvedor Android Nativo, o qual esse desenvolvimento poderia ser feito em qualquer sistema operacional.
Até que um dia, tive a oportunidade de ter um MacBook para chamar de meu. Coloquei na minha cabeça, que iria começar a desenvolver para iOS também, fiz um ou outro curso mas logo em seguida o estudo nunca foi pra frente.

Vale ressaltar que eu me considero um bom profissional, mas as vezes parece que eu sou que nem um ilhéu do pacífico. É só sair um modelo novo de computador e eu já vou lá usar meu capacete de coco.

O caminho certo é o caminho mais rápido

Image description

Já dizia o He-man, que o caminho correto para o sucesso é o trabalho duro e dedicação em programação, assim como em qualquer outra área.

Gostaria de citar alguns cases aqui para que caso eu queira iniciar um novo culto a carga eu pare e reflita antes disso.

Lembro que teve um case de um programador autodidata que programava com teclado e mouse em um celular Android usando cabo OTG, e que por meio de seu esforço, conseguiu ser contratado por uma grande Fintech do Brasil.

Como ser um dev melhor?

Acho que primeiro ponto é ter um bom planejamento de estudo, assim você consegue construir qual caminho você deve trilhar e deste modo é possível visualizar o quão distante está do objetivo.

A Alura criou um projeto open-source muito interessante há meses atrás, que é o TechGuide. É algo que consegue ajudar as pessoas a se guiarem e entenderem quais skills faltam para se tornar profissional naquela área específica.

Conclusão

Não tem jeito, o He-man está certo, a gente precisa criar um hábito de estudar constantemente, para nos mantermos atualizados. Algumas das práticas que busco praticar são: ter um pet project, coding dojos, solucionar problemas de programação no Exercism, participar ativamente de comunidades (isso eu preciso melhorar), e por aí vai. Até posts como esse aqui é algo que quero fazer mais frequentemente. Aguarde que virão alguns posts de Flutter em breve.

Agradeço a atenção e até a próxima.

Carregando publicação patrocinada...
2

Concordo plenamente. Não é necessário nada disso. Ter algo melhor para estudar e trabalhar é bom, mas não é necessário. è algo para depois, para quando sua prioridade é outra. Quem quer faz acontecer, não se detém por nada.

Pegando o gancho para o tema que me é caro, isso pode ser visto com a fixação em cima do que está na moda, do que todo mundo quer, com o que "tem mercado". É claro que tem que ser pragmático e resolver a vida, mas é melhor se puder fazer isso com o que importa mais, com os fundamentos.

Eu sou um dos maiores defensores da dedicação, esforço, compromisso com a correta formação, que começa na escola, e se ela não entregar, você tem que correr atrás. Infelizmente a gente vê cada dia mais baixando a barra porque as pessoas não são capazes de atingir certo nível. Isso resolve um problema e cria outro. Chega uma hora que a barra não pode mais ser baixada. Devemos nos responsabilizar pela nossa evolução, do jeito que der, só não podemos ir direto no caminho mais fácil (há circunstâncias que isso se faz necessário, mas com o compromisso de arrumar depois, o que nem sempre é fácil de cumprir, pode virar um círculo vicioso).

Ah, dá para desenvolver pra iOS sem Mac ;) A Apple não gosta muito de estragarem seu cargo cult :).

E para finalizar, eu gosto do projeto do techGuide, mas não do conteúdo. Mas não vou mexer no vespeiro :P

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Eu no começo do meu aprendizado em programação, eu tinha uma mentalidade parecida, onde para eu me tornar um programador eu tinha a necessidade de possuir um tal equipamento ou tal software especifico pois os programadores de verdade tinham.
No final, eu conseguia os equipamentos e os software, porem eu nem chagava a usar. E isso frustrou bastante, por isso temos que ficar atento nas coisas que realmente vão ser necessárias ou não para nós.

1

Eu aprendi a programar num tablet da china que vinha com um win 8 (dual boot com android) era maravilhosamente deprimente, mas tudo que eu fazia era eficiente por conta disso, é como o Fábio Akita disse num vídeo, programador tem que usar PC ruim, se tiver PC bom só faz código porco que vaza memória... Ainda faço código porco, mas pelo menos tenho consciência disso kkkk mas existe um detalhe nisso, tem código que exige um PC bom, por exemplo programar para Android é um inferno sem um PC bom, pq a compilação demora muito.