Notebook de bambu - culto a carga
Culto a carga
Desde que conheci o podcast Boa Noite Internet, me apaixonei pela narrativa do Cris Dias, e um dos episódios mais marcantes pra mim, foi o episódio chamado "Aviões de Bambu".
Nesse episódio é retratada a história dos moradores de ilhas no pacífico, que no período da segunda guerra mundial, tiveram contato contato imediato com tecnologias como aviões, rádio, armas de fogo. E que para eles, todas aquelas tecnologias foram enviadas pelos deuses.
Mas isso não durou muito, ao fim da guerra, as bases militares dessas ilhas rapidamente foram desfeitas. E do dia para a noite, toda aquela tecnologia sumiu. E eles, de maneira totalmente desesperada começaram a fazer o culto da carga. Imitando os soldados da melhor maneira que eles podiam, com capacetes de coco e aviões de bambu, para que a comida que surgia da barriga dos gigantes pássaros de ferro, voltassem a aparecer.
E você, já fez culto a carga?
Eu lembro que no início da minha carreira eu sempre via um ou outro programador com MacBook e pensava comigo mesmo. Um dia eu vou ser um programador tão bom quanto esse cara ai, como eu faço para chegar, lá? Comprando um MacBook, é claro.
Mas para que eu preciso de um MacBook? Na época eu era desenvolvedor Android Nativo, o qual esse desenvolvimento poderia ser feito em qualquer sistema operacional.
Até que um dia, tive a oportunidade de ter um MacBook para chamar de meu. Coloquei na minha cabeça, que iria começar a desenvolver para iOS também, fiz um ou outro curso mas logo em seguida o estudo nunca foi pra frente.
Vale ressaltar que eu me considero um bom profissional, mas as vezes parece que eu sou que nem um ilhéu do pacífico. É só sair um modelo novo de computador e eu já vou lá usar meu capacete de coco.
O caminho certo é o caminho mais rápido
Já dizia o He-man, que o caminho correto para o sucesso é o trabalho duro e dedicação em programação, assim como em qualquer outra área.
Gostaria de citar alguns cases aqui para que caso eu queira iniciar um novo culto a carga eu pare e reflita antes disso.
Lembro que teve um case de um programador autodidata que programava com teclado e mouse em um celular Android usando cabo OTG, e que por meio de seu esforço, conseguiu ser contratado por uma grande Fintech do Brasil.
Como ser um dev melhor?
Acho que primeiro ponto é ter um bom planejamento de estudo, assim você consegue construir qual caminho você deve trilhar e deste modo é possível visualizar o quão distante está do objetivo.
A Alura criou um projeto open-source muito interessante há meses atrás, que é o TechGuide. É algo que consegue ajudar as pessoas a se guiarem e entenderem quais skills faltam para se tornar profissional naquela área específica.
Conclusão
Não tem jeito, o He-man está certo, a gente precisa criar um hábito de estudar constantemente, para nos mantermos atualizados. Algumas das práticas que busco praticar são: ter um pet project, coding dojos, solucionar problemas de programação no Exercism, participar ativamente de comunidades (isso eu preciso melhorar), e por aí vai. Até posts como esse aqui é algo que quero fazer mais frequentemente. Aguarde que virão alguns posts de Flutter em breve.
Agradeço a atenção e até a próxima.