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Pitch: Arkadon, meu primeiro game no estilo Tower Defense

Olá a todos! Um ótimo domingo!

Arkadon

Estou aqui para compartilhar um projeto que comecei a trabalhar na quinta-feira e resolvi dar um bom sprint para gerar uma espécie de MVP para poder ter algo jogável (e talvez já um pouco divertido). Trata-se do meu primeiro jogo no estilo Tower Defense sendo construído na Unity.
A única coisa que eu não fiz foi o modelo 3D do inimigo, que é uma espécie de cactos, e as árvores. Toda programação está sendo totalmente feita por mim.

A minha ideia é criar literalmente tudo para o jogo, inclusive os modelos 3D (pretendo usar o Blender). Mas nesse momento, usarei modelos prontos para agilizar o desenvolvimento e eu poder visualizar minha ideia na prática. As torres inclusive eu usei os próprios cubos da Unity para montar, aí estilizei apenas com cores no material dos objetos.

Por enquanto o nome do protótipo será Arkadon. Foi um nome que me veio na mente do nada e eu gostei, acho que combinou com esse estilo.

Pretendo adicionar mais de uma linguagem: português e inglês. Por enquanto está em inglês pois uso esta como principal até para programar os códigos.

Aceito sugestões e críticas construtivas e gostaria de compartilhar este projeto para incentivar a todos a construção de jogos, algo que gostaria que crescesse mais no Brasil pois todos tem muito potencial e dá para aprender muito programação com jogos, até mesmo matemática aplicada.

O jogo pode ser jogado via WebGL no seguinte link: https://rodrigoborges.itch.io/arkadon (a primeira execução é realmente lenta para baixar, dá a impressão que não está acontecendo nada, as próximas vez que acessar vai bem rápido).

Fiz um pequeno vídeo de gameplay: https://www.youtube.com/watch?v=L067Q8_4boU

Ainda precisam ser feitas muitas melhorias e também nerfs e buffs. Algumas gameplays são extremamente fáceis e outras muito difíceis, é necessário estabeler algo mais linear, começar realmente mais fácil e ir tornando-se mais difícil naturalmente.

A ideia central é ser um Tower Defense onde há mais liberdade. Os inimigos nascem em qualquer lugar do mapa e também há a liberdade de inserção de torres, para você fazer sua estratégia de forma única.

Como Jogar

Ao iniciar o jogo é possível colocar torres devido a quantidade inicial de dinheiro. Basta clicar em uma das opções de torres na barra a baixo e clicar com o botão esquerdo, irá ser possível visualizar uma torre transparente que seguirá seu mouse, indicando onde é possível colocá-la. Após selecionar a posição que você quiser, basta clicar com o botão direito.
Toda movimentação é feita pelas teclas W, S, A, D ou segurando o botão esquerdo do mouse. É possível dar menos zoom e mais zoom baseado utilizando o scroll do mouse. Caso você queira rotacionar a câmera é possível através das teclas Q e E.

Acompanhe as atualizações: https://thebagui.net/

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Caaaaraaaaaa que jogo animal... Nunca nem chegado a pensar em Tower Defense aberto e em 3D!!! Muito boa a ideia!!!!!!!

E esse estilo de game é um dos meus favoritos também 🤩

Minha estratégia de tower defense

Minha estretégia foi sair colocando as torres de forma a não perder logo de cara hehehhee mas também tentei alinhar algumas coisas, até chegar nesse padrão, que parece desorganizado, mas rebenta qualquer cacto que tá tentando acabar com minha torre kkkkkkk

Entendo que é um game inicial e está muito bom para este começo!

Funcionalidades que vejo que podem fazer a diferença ainda no inicio é a movimentação das torres.

Ainda senti falta de outros personagens, como personagens mais resistentes, ou mais rápidos e também estilos diferentes de torres do tipo tanque, ou arqueiro, ou mago... também senti falta de efeitos como teletransporte ou armadilhas... também senti falta de poções para obter cura da torre, ganhar mais dinheiro ao vencer algum inimigo, enfrentar um inimigo tipo chefão.

Outras possíveis melhorias:

  • Melhorar a direção dos tiros
  • Tempo de contagem ou indicação do inimigo (que nem o mapa do gta ou uma seta de alerta) para início do game para não pegar o usuário desprevenido sem estratégia de proteção inicial
  • Usar tecla de atalho para escolher a torre que colocar no mapa
  • Poder trocar a torre selecionada e ter informação de qual torre estou selecionando no momento
  • Após selecionar uma torre, manter ela selecionada para não precisar ficar selecionando ela toda hora que quiser incluir uma nova torre no mapa
  • A possibilidade vender torres

Obs.: Fiquei um tempão testando as possibilidade de ficar mais rico kkkkkkkkkk gostei bastante da opção de movimentar a camêra com Q e E hehehehehe

Olha teriam algumas outras melhorias e formas para melhorar ainda mais o game, mas sinceramente, essa base está top demais!!! Muito obrigado pelo excelente compartilhamento 😁😎

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Olá Victor, fico extremamente feliz por teres gostado e principalmente se divertido. Isso me motiva cada vez mais! 😃 Eu achei muito top sua estratégia, realmente qualquer cacto que for aí não vai ter vez, vai ser aniquilado 🤣.

Seu feedback foi excelente e citou ótimos itens de melhorias e adições. Acabei de anotar todos aqui. Alguns inclusive já estou providenciando para lançar no próximo update. Estou realizando testes inclusive com inimigos diferentes, um deles seria o "Damager" onde teria mais dano de ataque e o "Speeder" que teria mais velocidade de movimento e de ataque, além do cacto original.

Eu realmente não havia pensado na questão de selecionar as torres com teclas de atalho, no formato de hotbar, achei muito boa a ideia, além de todas é claro. A questão de vender torres eu achei muito interessante e também do "mini-mapa".

Acredito que o próximo update vai conter uma boa parte das suas sugestões.

Agradeço demais seu feedback e estou gostando muito do comentário da galera, estão me motivando cada vez mais. Grato demais!

Vou agradecer todos em uma parte do meu game viu, pretendo fazer uma tela de créditos e seus nomes estarão lá. Abração!

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Tower Defense é um dos meus estilos de jogos favoritos, parabéns pela implementação e obrigado por fazer um Pitch aqui no TabNews!

Depois de várias tentativas, cheguei nesse setup de torres que parece ser impenetrável:

Tower Defense Unity

A estratégia foi notar que os inimigos sempre percorrem um mesmo caminho linear. Foi bem difícil na verdade não tomar um hit até que eu conseguisse montar isso.

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Nossa, que legal Filipe! Gostei muito da sua estratégia e da forma que ficaram as torres, achei diferenciado haha. Agradeço imensamente por jogar meu jogo e dar esse feedback massa demais! Pretendo melhorar cada vez mais o jogo e ir postando aqui no TabNews =). Minha dúvida que surge é, posto os updates neste mesmo post ou gero novos?

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Ah perfeito, entendi. Muito obrigado mesmo! 😃

Pretendo pegar um pack de grandes melhorias e fazer um post, mas as gerais deixar aqui mesmo. Ou até mesmo melhorias que sejam bem bacanas para gerar um post técnico.

Bom, tive algumas ideias, vou consolidar bem e vejo sobre!

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Fiquei uns 2 minutos até descobrir que o botão que coloca a torre é o direito, tirando isso mesmo não estando completo eu gostei, inclusive no titulo você falou:

meu primeiro game no estilo Tower Defense

Então você já fez outros games ou esse é o primeiro?

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Cara que Show, eu curto muito esse estilo tower defense, e de fato foi divertido sim, mesmo nao estando pronto deu pra se divertir, continue postando as atualizações pra irmos acompanhando o progresso !

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Opa, valeu demais! Eu acho muito massa também jogos de Tower Defense e acho que faltam mais desse estilo. Fico feliz que tenhas se divertido e pretendo melhorar cada vez mais. Pode deixar que continuarei postando as atualizações =)

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Excelente ponto Gustavo! Foi um erro meu, atualizei esse post com um mini-tutorial para jogar e também atualizei lá no Itch sobre a questão de colocar as torres. Obrigado mesmo! Fico muito feliz por você testar o jogo e ter gostado, é de grande valia!
Já fiz outros jogos, alguns só para mim, para praticar alguns conceitos e ideias e outros que postei no meu canal no YouTube mas que não finalizei, mas eram apenas testes maiores, como jogos FPS Multiplayer.

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Eu também gosto bastante de Tower Defense. Para um estágio inicial, achei que o jogo está bem legal!

Eu nunca programei um jogo assim, usando Unity ou outra engine. O máximo que fiz foi um jogo da velha, forca ou jogo da memória, usando a programação "comum" mesmo. Então me tire uma dúvida, quanto tempo você levou para desenvolver o jogo?

Parabéns por compartilhar aqui, achei a publicação bem interessante mesmo, é um assunto fora da minha área de conhecimento e por isso fiquei tão curioso 🤝

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Opa, valeu mesmo Rafael, fico muito feliz! 😁

Na verdade, no começo da semana passada eu abri um projeto na Unity em branco e fui literalmente brincando com algumas ideias, fiz um script e testava alguns conceitos. Mas de desenvolvimento sério mesmo, foram uns dois dias. Inclusive para me organizar e não desanimar eu criei um Notion com umas ideias e também com algumas mecânicas core, ou seja, o jogo deveria ter pelo menos aquilo, isso me motivou e fui fazendo praticamente em ordem do que havia digitado.

Agradeço demais o feedback, isso me mantém motivado! Já estou trabalhando em algumas melhorias e atualizações no geral para o jogo, em breve já postarei aqui!