[Curiosidades] Inteligência Artificial utilizando caixas de fósforos. (HEXAPAWN)
Em 1960, Donald Michie desenvolveu o jogo chamado MENACE, um dos primeiros programas capazes de aprender a jogar o jogo da velha.
Como os computadores não estavam tão acessíveis na época, Michie implementou seu programa com cerca de 304 caixas de fósforos, cada caixinha com uma forma de jogo.
2 anos depois, em 1962, um grande matemático Martin Gardner criou um jogo de tabuleiro chamado HEXAPAWN utilizando o sistema de inteligência artificial também.
Baseado no tabuleiro do xadrez, porém bem mais simples. O jogo consiste em 3 peões para cada participante, os peões capturam a peça adversária movendo-se diagonalmente e só podem se movimentar para frente, quando o caminho estiver livre. Existem 3 formas de ganhar:
- Ser o primeiro a chegar na outra ponta.
- Capturar todas as peças inimigas.
- Deixar o adversário sem movimento.
Abaixo o link para o vídeo que fiz sobre o assunto:
Baixe os arquivos e jogue em casa.
Caixas 01 | Caixas 02 | Tabuleiro |
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