Muito legal o compartilhamento dessa experiência, mesmo o projeto final não tendo dado certo, esse tipo de situação de lidar com a parte de soft skills e hard skills já deve ter ajudado muito na sua evolução como profissional.
Na minha opinião projetos devem passar um bom tempo de planejamento, coleta de requisitos e um bom entendimento de todos os fluxos da regra de negócio, sem contar se for usar ferramentas e aplicações externas analisar se ela atende melhor pro seu contexto e se ficar na dúvida, se tiver alguem com experiência com isso perguntar como foi, mesmo que isso atrase o início para colocar a mão na massa, mas garante a change de ocorrer menos problemas mais pra frente, e na questão de negociar prazos e requisitos realmente deixe isso bem claro ao cliente e não tenha medo de barrar novos requisitos no meio do projeto mas mostrando o impacto que isso pode causar no prazo.
No final das contas o que é preciso é gerar valor para cliente final e sempre que puder negociar os requisitos e ferramentas que ele pede mostrando o prós e contras e mostrando soluções alternativas pra ajudar tanto o lado dele quanto o seu.
Muito legal o post, parabéns.