Executando verificação de segurança...
2

Gratuito, uma ilusão

Olá boa noite a todos,

Esse texto é sobre a frustração dos anúncios e as técnicas de tentar adquirir suas informações.

Quando você volta a estudar programação, depara-se com anúncios de todos os tipos, de anúncios prometendo cursos grátis. Porém, se você precisa fornecer seu e-mail ou entrar em grupos do WhatsApp, isso não é realmente gratuito.
Essas pessoas estão buscando uma troca. É importante parar de usar a palavra "gratuito" para descrever cursos que, na verdade, estão coletando suas informações. Embora haja cursos gratuitos anunciados no YouTube, tenha em mente que eles estão construindo um banco de dados de e-mails direcionados para o público interessado em programação.
Essa é uma forma valiosa de informação que não é fornecida gratuitamente.

A verdade é que informações direcionadas ao público-alvo são extremamente valiosas e podem ser consideradas uma das coisas mais caras do mundo.

Se você realmente deseja disponibilizar conteúdo gratuitamente, então ofereça o conteúdo de forma gratuita. No entanto, se você pretende criar um curso para coletar um banco de dados, não há nada de errado com isso, desde que deixe claro no anúncio que é necessário se cadastrar para ter acesso ao curso, e não que seja totalmente gratuito.

O que eu quero dizer com tudo isso é que tentar obter o e-mail da pessoa através de um curso 'grátis' parece muito suspeito e acaba impedindo a divulgação do seu serviço. Afinal, eu não conheço nem o indivíduo nem a empresa, e eles já estão pedindo minhas informações. Como assim?

Lógico que eu não sou obrigado a me cadastrar no curso se eu não quero fornecer minhas informações. Mas a questão é que talvez eu até queira, só que, para que seja uma troca justa, você precisa saber quem está recebendo as suas informações. Independentemente de quão maravilhoso seja o projeto de marketing para adquirir seu cadastro.

Carregando publicação patrocinada...
2

Já é bem famosa a frase "não existe almoço grátis".

De qualquer forma, por alguma definição não é gratuito mesmo, por outra, é. Por alguma definição sendo, ninguém é obrigado a explicar cada detalhe. De qualquer forma, a pessoa sempre tem escolha. Pode ser sacanagem se você começa entregar e em dado momento diz "agora que você investiu seu tempo para continuar tem que me dar algo em troca". É impossível você ter sua informação coletada sem você colocar lá, de um jeito ou de outro. Seria ruim se tivesse como pegar sua informação sem você nem saber.

E o que é gratuito não tem como reclamar. Não pode exigir qualidade. Já é difícil quando paga, imagina sem pagar. É como a pessoa ir no Stack Overflow e depois reclamar porque as pessoas não se curvaram à vontade dela e fazer tudo o que ela precisa, do jeito que ela quer, sem ela pagar nada, e até sem dar nada em troca, muitas vezes nem um agradecimento, ou ouvir o que estão dizendo para ela.

Mas sempre que vê algo ruim, pode fazer melhor. Pode fazer algo doando seu tempo, seu conhecimento, e não querer nada em troca. Se fizer algo bom todos vão gostar.

Não acho que isso impede qualquer divulgação, por isso as pessoas fazem.

Eu quero ajudar as pessoas no aprendizado de programação. Não fechei o formato ainda. Não sei se vai precisar de alguma coisa, mas se precisar é só para facilitar a comunicação, certamente vou respeitar a LGPD e não farei nada para vender dado de qualquer pessoa, e isso estará bem explícito. É possível que seja suportado por anúncios para ajudar nos custos que vou ter, alguma coisa eu preciso como ter uma audiência, afinal fazer sem nem ter um retorno positivo não vale a pena. Não será um curso, e não estou prometendo que será a melhor forma de aprender, prometo que será com informação correta, será aquilo que precisa para programar se ser um seguidor de receita de bolo. Não prometo que todos acompanharão, eu espero que as pessoas tenham a educação básica em boa forma, caso contrário ela terá dificuldade com qualquer coisa que envolva ciência, engenharia ou outra área intelectual.

Um dos motivos que não quero cobrar é para ter liberdade de fazer  oque eu acho certo. Fazer algo que eu acho que não venderia bem porque eu não sei fazer algo mais deletério que é vender ilusões. Você já viu como são os cursos para ensinar as pessoas a ganharem dinheiro na internet? São explorações das fraquezas dos humanos. Funciona, mas minha índole não me permite fazer aquilo. E nem gosto disso, assim eu poderia ganhar dinheiro mais fácil. Eu sei que aparecerão pessoas reclamando de algo que vou fazer de graça. Em alguns casos até com razão. Mas é gratuito. Cavalo dado não se olha os dentes. Quer algo bom? Pague por isso. Pague caro se for necessário. E reclame se não receber. Curiosamente o nível de reclamação é quase o mesmo de algo gratuito, mesmo para algo ruim.

Mas funciona porque as pessoas adoram se iludir, não só com isso, até com a construção de carreira. Por isso que eu tenho dúvidas se vão gostar do que vou propor. Tem hora que entorta tanto que os valores se invertem. Eu vou fazer o que posso, minha intenção é ajudar do jeito que eu sei, não posso fazer as pessoas gostarem.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).