Gratuito, uma ilusão
Olá boa noite a todos,
Esse texto é sobre a frustração dos anúncios e as técnicas de tentar adquirir suas informações.
Quando você volta a estudar programação, depara-se com anúncios de todos os tipos, de anúncios prometendo cursos grátis. Porém, se você precisa fornecer seu e-mail ou entrar em grupos do WhatsApp, isso não é realmente gratuito.
Essas pessoas estão buscando uma troca. É importante parar de usar a palavra "gratuito" para descrever cursos que, na verdade, estão coletando suas informações. Embora haja cursos gratuitos anunciados no YouTube, tenha em mente que eles estão construindo um banco de dados de e-mails direcionados para o público interessado em programação.
Essa é uma forma valiosa de informação que não é fornecida gratuitamente.
A verdade é que informações direcionadas ao público-alvo são extremamente valiosas e podem ser consideradas uma das coisas mais caras do mundo.
Se você realmente deseja disponibilizar conteúdo gratuitamente, então ofereça o conteúdo de forma gratuita. No entanto, se você pretende criar um curso para coletar um banco de dados, não há nada de errado com isso, desde que deixe claro no anúncio que é necessário se cadastrar para ter acesso ao curso, e não que seja totalmente gratuito.
O que eu quero dizer com tudo isso é que tentar obter o e-mail da pessoa através de um curso 'grátis' parece muito suspeito e acaba impedindo a divulgação do seu serviço. Afinal, eu não conheço nem o indivíduo nem a empresa, e eles já estão pedindo minhas informações. Como assim?
Lógico que eu não sou obrigado a me cadastrar no curso se eu não quero fornecer minhas informações. Mas a questão é que talvez eu até queira, só que, para que seja uma troca justa, você precisa saber quem está recebendo as suas informações. Independentemente de quão maravilhoso seja o projeto de marketing para adquirir seu cadastro.