Sim e não. Pra aprender o conteúdo, o melhor caminho é se virar por conta própria sem dúvidas. Cultura de trabalho (soft skills, como dev funciona na prática etc.) se aprende com experiência. Faculdade serve pra aprender os fundamentos de alguma área, desenvolver pesquisa em IC, extensão, cidadania acadêmica etc. e conseguir alguma habilitação importante (CREA, CRM e tal).
Muitas empresas não contratam gente sem experiência, a não ser estagiários. Muita empresa faz isso, então, se você não tem experiência e não faz um curso superior, já é uma possibilidade a menos. Leia a lei 11.788, nem sempre você vai precisar ter um curso X ou Y pra aplicar pra uma vaga de estágio em alguma empresa. Normalmente o que se exige é mínimo da lei:frequência em curso superior e um diploma no fim do estágio, não interessa qual. O comum é a empresa querer manter um profissional graduado.
Agora, tem empresas que vão pagar muito bem gente só com ensino médio completo. Se encontrar uma dessas no seu caminho, aproveita. Mas tenha em mente que sempre é melhor ter o curso superior que não ter.
Se você realmente não quiser fazer uma faculdade, considere uma EAD. Pretendo seguir carreira acadêmica e valorizo bastante o ensino superior público gratuito universal, mas faculdade pública pode ser desnecessariamente difícil, dependendo do seu objetivo. Vale a pena fazer, se for a primeira ou se você tiver tempo e vontade de aprender coisas novas, mas passar o dia (7 da manhã às 7 da noite) na faculdade, com 2 horas de aula de cálculo após o almoço é puxado. Principalmente se você for quebrado, que nem eu era na minha primeira graduação. Uma mensalidade numa faculdade EAD não costuma ser mais que 200 reais, principalmente se você conseguir desconto com a nota do ENEM. 200 conto no mês é muito menos do que você vai gastar com transporte e alimentação (mesmo com bandejão) numa UF da vida.
De resto, continua estudando por conta própria que o caminho é esse mesmo. Quando se sentir confiante, aplique pra vagas. No mais é manter um GitHub bacana, Linkedin atualizado, networking em dia... aquela história.