O que é AWS
Acho importante iniciarmos entendendo um pouco sobre o que é AWS e um pouco da sua história antes de, de fato, entrarmos na parte mais técnica.
Quando falamos em AWS podemos estar nos referindo a duas coisas diferentes:
- AWS - Amazon Web Services: plataforma de serviços em nuvem (em geral, estaremos nos referindo a este)
- AWS - Empresa subsidiária da Amazon, responsáveis pelos serviços AWS
Atualmente a AWS provê uma coleção com mais de 200 serviços diferentes. Ela é a mais antiga no mercado e levou muitos anos até o surgimento de uma concorrência. Ainda hoje ela é dominante no mercado, possuindo 34% do mercado, enquanto os outros dois líderes, Azure e Google Cloud, possuem 21% e 11%, respectivamente.
- AWS - 34%
- Azure - 21%
- Google Cloud - 11%
Vantagens no uso da AWS
Uma das principais vantagens de se usar serviços na nuvem, como AWS, é a terceirização da infraestrutura necessária para rodarmos softwares. Além de não precisarmos despender recursos para criar e manter essa infraestrutura, pagamos somente por aquilo que usamos, reduzindo o desperdício de ociosidade.
Serviços da AWS, por exemplo, são cobrados pelo uso em minutos ou segundos. Alguns serviços chegam a cobrar pelo milissegundo.
Surgimento da AWS
Embora existam lendas que digam que a AWS surgiu a partir da ideia de aproveitar a infraestrutura ociosa da Amazon, o que os fundadores do projeto contam é bem diferente.
Segundo eles, Benjamin Black e Chris Pinkham estavam explorando formas de escalar serviços de forma eficiente. Eles teriam percebido que se conseguissem separar aplicações e infraestrutura, conseguiriam gerenciar ambas de forma mais eficiente.
Quando eles conseguiram desenvolver o método para essa separação, viram grande valor nisso como produto pois notaram que poderiam vender a infraestrutura como serviço (IAAS - Infrastructure As A Service).
Jeff Bezos recebeu e aprovou a proposta e então eles criaram o Amazon EC2 (Amazon Elastic Compute Cloud), primeiro produto da AWS.
Lançamentos da AWS
- S3 - Março de 2006
- SQS - Julho 2006
- EC2 - Agosto de 2006
- RDS - Outubro de 2009
- Route 53 - Dezembro de 2010
- DynamoDB - Janeiro 2012
Próximo assunto
Em um próximo post, pretendo falar brevemente sobre regiões e zonas de disponibilidade na AWS.