Por que existem mais vagas para desenvolvedores senior e pleno do que para junior?
"Se você quer construir uma casa, você quer um pedreiro experiente ou você contrata o Zé que virou pedreiro ontem?
A mesma lógica funciona para software. Se você é um programador senior, você tem experiência suficiente para desenvolver aplicações sólidas, robustas, que vão aguentar e estar preparadas para todos os tipos de situações. Pelo menos é o que se espera de um programador senior.
As empresas que eu trabalhei contratavam programadores juniors quando sabiam que não queriam pagar um senior e estavam dispostas a ensinar para poder pegar mais barato por alguém que no fim das contas vai ter o mesmo conhecimento que você depois que você tiver ensinado o que sabe. O mesmo não se aplica a construir casas, claro. A menos que tenha nascido com o dom de ser pedreiro, que sem dúvida existe."
O que você acabou de ler acima é uma parte de uma notícia que explica por que empresas preferem Devs Seniors ao invés de juniors. E por um lado eu vejo que ela está certa sim, acho que em determinado momento as empresas preferem os seniores ou plenos, por conta da experiência que eles trazem consigo, só por outro lado isso é uma merda, perdão pela palavra, mas é a realidade, como um dev junior pode obter mais experiência do que trabalhar numa equipe, enfrentando reuniões, corrigindo BUGS, entrando numa rotina diferente.
Sendo um Freelancer ele não vai ter essa experiência, mas isso são casos tem pessoas que preferem ser trabalhar como freelancer ao invés de uma empresa e não tem problema nenhum nisso, mas o foco aqui é para quem quer entrar numa empresa e não tem experiência.
Contudo essa aqui é minha opinião e acho que realmente as empresas deveriam pegar mais Devs Juniors buscando moldar novos profissionais para a área e não focado em diminuir os custos.