Executando verificação de segurança...
13

Onde posso publicar meus artigos sobre programação e tecnologia de forma mais relevante?

Olá, me chamo Henrique e tenho 19 anos. Terminei o ensino médio em uma ETEC no curso de Desenvolvimento de Sistemas há dois anos. Durante esse período, publiquei e continuo publicando artigos sobre programação e tecnologia no jornal da minha escola.

Gostaria de encontrar um local mais relevante para compartilhar esses artigos. Recentemente, comecei a me interessar por pesquisa científica, mas, quando escrevi esses textos para a escola, não escolhia as melhores fontes (geralmente usava vídeos do YouTube). Como investi bastante tempo na elaboração desses artigos, não gostaria de simplesmente "desperdiçá-los".

Alguém da área de TI que já publicou algum artigo pode me dar algumas dicas sobre onde e como publicá-los?

Estou pensando em publicar eles no Tabnews mas ainda nao me sinto muito seguro sobre isso.

Carregando publicação patrocinada...
10

Meus 2 cents:

Outros colegas (como @maniero e @devjonatas) ja foram bem mais claros sobre opcoes de publicacao de artigos academicos/cientificos.

Vou abordar outro ponto: "...nao me sinto muito seguro sobre isso".

Qual o medo exatamente: de ser plagiado/copiado, de nao ser bom o bastante ou "meu textos sao fantasticos, vao mudar a visao das pessoas sobre TI pois abordam de forma unica e inovadora usando pontos de vista nunca antes explorados e quero publica-los onde terao o maior impacto possivel mas nao sei qual o local ideal ?"

Dos itens acima:

  1. Medo de ser plagiado/copiado: Ser copiado eh relativamente normal, ate existe o adagio "o plagio eh uma forma de elogio". Entao, exceto se for uma ideia inovadora o bastante para gerar uma patente (ai recomendo consultar um especialista no INPI), publique e nao esquente muito com isso, faz parte do jogo.

  2. Medo de nao ser bom o bastante: Aqui vou tirar todo seu medo - sim, seus textos sao ruim pacas, nao prestam nem para pagar a energia eletrica dos bits usados para registrar as palavras que voce usou. Se tivesse sido impresso, as arvores que se doaram para gerar o papel utilizado estariam chorando neste momento, lamentando o desperdicio de uma vida ao sol interrompida para registrar um material que poderia ter sido melhor aproveitado como papel higienico. Eh um artigo ingenuo, pueril e feito por um adolescente recem saido dos cueiros e com tao pouca experiencia que deve ter sido escrito enquanto mamava nas tetas da mamae.

  • Pronto ! Voce leu uma critica extremamente destrutiva - e dai ? Mudou algo na sua vida ? Eh a mesma coisa - criticas (positivas e negativas) vao chover ao seu redor, entao acostume-se a elas. Procure entender nao a critica, mas o que esta sendo criticado: as criticas ruins preferem atacar a pessoa ao inves do conteudo - entao estas devem ser devidamente ignoradas (exceto se voce for um carcamano f.d.p., mas se voce for um carcamano f.d.p. vai ignorar de qualquer forma). Se for uma critica ao conteudo, analise e veja se faz sentido, corrija o que precisar se corrigido e siga em frente. Eh assim que a gente amadurece o texto.
  1. Meu texto fantastico precisa ser publicado no meio de maior impacto possivel: ai eh gastar uma grana e publicar em alguma revista cientifica com revisao por pares, mas algo me diz que nao eh exatamente isso o seu problema.

Enfim, sendo um pouco mais pe-no-chao:

  1. Escolha 1 (um) dos seus textos, publique aqui no TABNEWS e faca um video resumindo os pontos mais importantes (coloque o link do video no texto)

  2. Acompanhe a repercussao.

  3. Se for positiva, publique no medium - sempre tem artigos relevantes sendo publicados por la.

  4. Baseado na repercussao, ajuste a linguagem e detalhes para tornar o artigo mais palatavel.

  5. Volte ao item 1.

Boa sorte !

1

Muito obrigado pela sua resposta! Eu realmente estava um pouco receoso com críticas negativas, mas faz sentido pensar que, se quero ser conhecido na área, preciso aprender a lidar tanto com críticas construtivas quanto com hate.

Achei muito interessante a ideia de fazer um vídeo sobre o artigo, como um resumo e uma visão geral do conteúdo. Já estava considerando criar um canal sobre programação e compartilhar as coisas que aprendo, então essa sugestão faz ainda mais sentido para mim. Vou pensar melhor sobre isso! 😁

8

Para você publicar no meio científico terá que adotar uma outra forma, precisa passar pelo crivo de algumas pessoas, eu imagino que já saiba disso e se não sabe a melhor fo nte de informação é a universidade mesmo. Só da pessoa usar método científico já é um avanço.

Dica: hoje é reconhecido por quase todo mundo que até as publicações científicas brasileiras são ruins, só publicam para fazer número, aumentar seus ganhos e diretos e indiretos e se manter na cadeia de felação. E exportamos a tecnologia, a maioria dos países estão entrando nessa, até mesmo os EUA. Tudo tem exceção.

Para artigos livres pode publicar em seu blog ou lugares que já tenha um tráfego, como o Tabnews. E divulgar em redes sociais.

Poderia fazer isso no Stack Overflow se conseguisse se adequar às regras de lá, mas hoje em dia nem sei se vale o esforço, ele está deixando de ser relevante para coisas novas, embora ainda muito forte nas antigas, só está mais difícil achar as coisas boas por lá. Depois que joga um caminhão de lixo em cima as pepitas de ouro precisam ser garimpadas.

Eu sei que algumas pessoas publicam no Medium e no DEV. Outros preferem fazer uma newsletter no SubStack.

Depenendo do artigo tem comunidades específicas fortes.

Eu já pensei em criar um hub completo de tecnologia para centralizar tudo da área em Português (talvez com algo selecionado em outras línguas), eu bolei mecanismos para separar o joio do trigo e perdurar o que é canônico e permanentemente relevante. Mas eu sei que eu não conseguiria tração, por isso não faço. Veja o exemplo do Tabnews, criado pelo provável maior influenciador dev do Brasil, teve uma tração inicial razoável, agora tem bem pouca coisa relevante, quase não aparee em buscas, mal tem meia dúzia de usuários costumazes, nem o próprio criador está entre eles. É muito difícil obter massa crítica. Eu tenho acesso privilegiado à alguns dos maiores influenciadores da área e sei que a maioria torceria o nariz. Eu bolei mecanismos para separar o joio do trigo e perdurar o que é canônico e permanentemente relevante. Vamos continuar tendo que ir a muitos lugares para acessar o conteúdo interessante das pessoas.

Só tenha um pouco de cuidado, e recomendo a todos iniciantes que faça um disclaimer que aquilo não tem base científica e que nãoi é escrito por alguém experiente e pode conter erros, especialmente se não for revisado por alguém confiável. Quase ninguém faz isso e é o motivo da internet ter mais coisas erradas do que certas, e está ensinando "todo mundo" errado, e as pessoas estão ficando cada vez mais teimosas com seus erros, porque elas têm fontes inconfiáveis para "argumentar".

Entenda sobre o https://en.wikipedia.org/wiki/Dunning%E2%80%93Kruger_effect e reconheça que https://jornal.usp.br/atualidades/brasil-ocupa-o-2o-lugar-em-pesquisa-sobre-percepcao-de-realidade/. Com isso muito sólido a tendência de ser mais crítico com o que publica aumenta e permite evitar passar vergonha com os experientes e ensinar errado os iniciantes.

Torço para que publique material interessante e correto. Feito com critério é algo admirável e ajuda a pessoa se organizar, se comprometer, aprender melhor, acostumar com o compartilhamento e críticas que virão. Hoje virou habilidade social essencial saber até mesmo separar a crítica adequada ou do bobão teimoso que treinou o erro a vida inteira, ou mesmo do hater que é um pobre coitado com problemas psicológicos ou psiquiátricos que provavelmente não vai procurar ajuda profisssional. O mundo precisa de profissionais dedicados e sérios, palhaços que levam a vida na gaita já tem muito. Aguardo ansiosamente suas publicações.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

2

Cara, achei muito relevante tudo o que você disse. Até daria um upvote no seu comentário se eu tivesse mais tabcoins!

Eu realmente quero seguir para a área de pesquisa em Ciência da Computação, e é triste ver como os artigos científicos estão perdendo relevância. Também tomo bastante cuidado para não disseminar desinformação nos meus textos, embora isso seja um grande desafio, já que a internet está cheia disso.

Já tinha ouvido falar do efeito Dunning-Kruger, mas nunca pesquisei a fundo sobre o tema. Agradeço muito pelas informações que você compartilhou! Sobre publicações científicas, minha faculdade (FATEC Cotia) não parece ter nenhum meio oficial para isso, pelo menos não encontrei nada até agora em minhas pesquisas.

Se mudar de ideia em relação ao Hub de conhecimento em tecnologia, ficaria feliz em ajudar, mesmo que minha contribuição não seja tão efetiva por ainda estar no início da minha jornada na área. Também entendo que um projeto assim teria um público mais nichado, já que a maioria das pessoas não demonstra grande interesse por artigos e conteúdos mais complexos. Mas, se um dia decidir seguir com essa ideia, pode contar comigo!

(edit) consegui mais tabcois e dei upvote, não sei no que isso ajuda.

5
1
3

Cara se tu quer publicar texto ciêntifico precisa ser numa revista, normalmente esse tipo de artigo passa por um processo de revisão por pares e também precisa que você siga uma padrão de notação "como o abnt". Mesmo assim para publicar nesses lugares sem estar numa universidade envolve um custo do seu bolso.
Acho válido escrever artigos e publicar num blog no inicio, quando entrar na faculdade veja como pode publicar esses artigos como publicação ciêntifica.
A sim só escrever não garante que o artigo é publicado nesse tipo de revista, precisa ser aprovado e eles entenderem que possui relevância pra revista. Ou seja, mais um motivo pra você escrever pro seu blog pessoal e depois evoluir pra esse tipo de artigo ciêntifico.

2

Cara porque não cria um "blog"?
Pode usar o WordPress, tem temas prontos e grátis para não precisar perder tempo com esta parte, já que seu foco será o conteúdo!
Uma hospedagem básica custa 17,90 mês na https://cloudx.com.br/hospedagem-de-sites-directadmin/ Um domínio .br que custa R$ 40,00 ano.
Após estar online, poderá cadastrar ele para monetizar na https://upeex.com/ e pagar os custos dele tranquilamente.
Com o passar do tempo ele indexa no SEO do Google, terá visitas automáticas e potenciais clientes caso for o caso.

2

Olá Amigo, espero que esteja bem! Tenho experiência em publicações científicas e artigos técnicos na internet: uma coisa que observei é que, na maioria das vezes, artigos científicos completos não tem muita tração em sites com foco em desenvolvimento ou negocios, pois o publico desses sites estão mais interessados em leituras que possam agregar na melhoria técnica(tutoriais, discussões, experiência) ou relatos a qual possam se identificar.

Artigos científcos, como já foi citado por aqui, são bem rigorosos. A comunidade academica é bem seletiva e a ênfase de leitura é em artigos que possam agregar em sua área de pesquisa ou semelhante. Por isso acabam escolhendo repositórios de pesquisa ou sites com nomes de instituições fortes como: IEEE, Science Direct, Harvard Buisness School, MIT Technology Review, Sci-Hub, Research Gate, Web Of Science e Scopus.

Existe um terceiro publico, a qual não vou me aprofundar tanto que é o pessoal de P&D de empresas que basicamente seguem a mesma pegada do publico academico que citei anteriormente, com a diferença que sempre estão abertas também a publicações em blog da internet ou até mesmo no x(antigo twitter)

Minha recomendação é que:

  • Se estiver buscando um publico mais tecnico no Brasil o tabnews, medium(hoje em dia ando meion fraco) e linkedln é uma boa. No x existe algo chamado bolha dev, mas não vale a pena.

  • Se estiver buscando um publico mais com pesquisadores, professores ou alunos no geral para artigos cientificos associados a alguma instituição o Research Gate e o Academia.edu pode ser um bom inicio dependendo do artigo. Comecei a usar o academia.edu em 2016, não sei como está hoje, mas você consegue encontrar várias coisas interessantes com ou sem rigor cientifico.

  • Se quiser se concentrar em algo mais tecnico e internacional: Hackernoon, Dev.to, Daily Dev, Medium tem um alcance interessante.