Não sei os dados precisamente, mas vamos supor que sem faculdade, 40% das empresas podem te aceitar (todas que não exigem ensino superior na teoria e na prática). Com faculdade, você está apto para 100% das empresas (inclusive oportunidades internacionais, onde em algumas regiões como europa, quase todos os países exigem faculdade). Então acho que vai muito da sua ambição.
Você quer se limitar a, digamos, 40% das empresas, provavelmente recebendo salário menor etc, ou quer estar apto para 100% do mercado?
E mesmo empresas que não exigem faculdade, ao comparar dois candidatos, provavelmente terão preferência ao com faculdade, por que dificulmente um autodidata aprende fundamentos, enquanto a faculdade ensina isso. Enquanto não souber como o computador e sistema funciona por dentro, nunca vai saber diferenciar entre um código ou outro e escolher qual é o melhor, mesmo os dois funcionando.
Enfim, acho que dá sim pra se tornar um ótimo programador e conseguir um bom emprego sem faculdade, mas as probabilidades estão contra você. Faculdade dá um up no currículo e te mostra o caminho dos fundamentos.