Executando verificação de segurança...
2

O porque as Inteligências Artificias como GPT NÃO IRÃO SUBSTITUIR DEVs

É muito interessante como ultimamente muito tem-se falado sobre inteligência artificial e como elas podem tomar o de Devs no mercado de trabalho, já que elas sabem programar sozinhas. Sozinhas?! Inteligências artificiais como a GPT utilizam o conceito básico de processamento de dados: ENTRADA, PROCESSAMENTO e SAÍDA.

Sim, é fantástico como uma inteligência artificial é capaz de gerar código com muita facilidade e de forma autônoma, mas o mais intrigante é que esquecem de que ela precisa de uma ENTRADA para fazer as engrenagens se mexerem. Quem será o profissional mais qualificado para fornecer essa entrada?

Um algoritmo é uma sequência de instruções bem definidas, normalmente usadas para resolver problemas de matemática específicos, executar tarefas, ou para realizar cálculos e equações. A origem da palavra “algoritmo” remete a Al Khowarizmi, famoso matemático árabe do século IX. - Rock Content

Outro ponto importante a se considerar, é que tipo de entrada é mais valiosa para se gerar a saída mais adequada de código da GPT? Inteligências artificiais como a GPT são capazes de gerar código bastante sofisticado, contanto que seja fornecido uma sequência de instruções bem definidas. Para se gerar código de qualidade com uma inteligência artificial, quem fornecer a entrada para ela terá que fornecer os detalhes da implementação. Lembra do curso técnico ou da faculdade em que uma das primeiras aulas de programação pediram para você escrever o algoritmo de como fazer pipoca, ou de como fazer café ou algo semelhante do dia a dia? Talvez não seja mais necessário escrever Python, PHP, JavaScript ou outra linguagem de programação, mas com certeza um algoritmo terá que ser escrito com passo-a-paso de como o código deve funcionar, e isso não deixa de ser um algoritmo e de precisar de um programador.

E por último, lembre-se que mesmo que as inteligências artificiais conseguissem saber o que você está pensando para gerar um código, ainda assim seria necessário de um humano para prover a entrada.

A tecnologia é o meio, não o fim.

Carregando publicação patrocinada...
5

Eu concordo com você, porém em uma coisa que não podemos descartar, nesse momento ainda estamos na pré-história das inteligências artificiais.

No cenário atual, em relação ao desenvolvimento de software, você está correto. Mas daqui 10, 15 anos não dúvido que em contextos super simples a geração de um pequeno software seja feito com um comando para uma IA como a Alexa por exemplo.

"Alexa, preciso de um app Android que capture imagens da câmera, aplique X efeitos e publique no Instagram. Este novo app deve estar disponível na play store com o nome de cap4insta"

Veja que é algo que não está muito longe das IA atuais conseguirem, é um contexto simples, e a evolução tem sido muito rápida.

Penso que programadores fracos terão bastante dificuldade nesse futuro, para os demais teremos IA como companheiras de trabalho, mesmo que seja em contextos simples, ou partes simples de contextos complexos (não muito diferente do Copilot, só que mais avançado).

2

Eu concordo com você no ponto de que a IA vai ser uma companheira do dev. Mas mesmo no cenário simples que você citou eu ainda acho que não é tão simples, pois essa IA teria que ter uma integração com loja citada a não ser que já seja da propria loja, outra coisa como seria descrita a interface? Entrada de dados e se houver algum bug, como explicar para AI que o código que ela fez que teoricamente está correto em um cenário X não funciona e precisa ser ajustado e ainda continuar funcionando o cenário Y que é o correto, eu acho isso de uma complexidade muito grande a regra de negocio é bem complexo.

Eu vejo mais um cenário como o Copilot criando os código repetidos para adiantar o desenvolvimento mas as regras e analise do código eu realmente não consigo ver isso sendo resolvido por uma IA como estamos vendo atualmente nem daqui a 10 ou 15 anos.

2

ainda estamos na pré-história das inteligências artificiais

Adorei esse termo, e casa muito com alguns testes recentes meus com o ChatGPT.
Chega a parecer piada uma tecnologia totalmente incapaz de jogar um Jogo da Velha com você sem bugar com as regras, substituir um desenvolvedor completamente.
Talvez em breve eu poste aqui no TN esses testes com jogos envolvendo tomada de decisão que fiz com o ChatGPT.

2

Eu concordo que hoje ainda o uso de inteligência artificial para desenvolvimento é bastante limitado, porém, não podemos esquecer como nossa área avança rápido. Em 1996 quando eu ganhei meu primeiro computador, era um Pentium 133... Acho que não tinha nem internet no Brasil.

Eu acho que vai ser possível para pessoas "normais" (ou seja, aquelas que não são do mundo da TI), especificarem facilmente uma nova aplicação. Obviamente, que ainda existirão aplicações complexas que não poderão ser especificadas por alguém que não tenha os conceitos básicos da área, mas essa fronteira vai caminhar cada vez mais rápido.

Por exemplo, já faz alguns anos que criar um blog e/ou um site de vendas deixaram de ser coisas que só podem ser feitas pelo pessoal da área, e se popularizaram.

Outras tarefas também que antes eram restritas à profissionais, como editar um vídeo por exemplo, hoje são facilmente realizadas por qualquer um.

Acredito que algo semelhante ocorrerá em relação ao desenvolvimento de software. Cada vez vai ser menor a necessidade de contratar um profissional para desenvolver um software. Até porque com o tempo, é provavel que você vai poder falar algo do tipo: "Quero desenvolver um aplicativo parecido com o Uber, mas que em vez de transporte de pessoas seja transporte de Pets", ou algo assim.

Quem acompanhar o Workana sabe o número de projetos que tem descrições semelhantes à essa :D.

Enfim, acho que o mercado vai ser revolucionado muito rapidamente, e os profissionais que não tiverem sólidos conceitos enfrentarão grandes dificuldades.

1

Acho que nosso trabalho de dev tá bem longe de acabar. A cada dia que passa menos pessoas qualificadas estão no mercado. A maioria é fogo de palha, muitos quererm vaga de junior, e ai temos essa enxurrada de juninhos que não sabem nem programar direito. Na minha opinião pessoal, vai demorar muito pra termos uma IA que possa realmente substituir um dev. E por consequencia, vivemos num tempo onde as pessoas não insistem e perseveram em nada, onde TODO mundo tem TDAH, onde TODO mundo tem crise de ansiedade. Não é a toa que a profissão de dev tá bem valorizada, porque só os fortes e insistentes continuam quebrando a cabeça, e aprendendo todos os dias como resolver problemas no mundo real.