Executando verificação de segurança...
1

Como conseguir emprego como desenvolvedor?

Antes de começar o ensino médio eu queria muito fazer faculdade de direito, por volta do 9º ano decidi que iria estudar na ETEC (Para quem não é de São Paulo, as ETECs são Escolas Técnicas Estaduais de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio), não tinha certeza qual curso fazer, então decidi fazer Técnico de Informática.

O curso técnico tinha bastante ênfase em programação, isso virou minha paixão desde então. Ainda no Técnico eu comecei a desenvolver meu próprio Software, pensando que criaria uma Startup revolucionária, acordei por diversos dias mais cedo e escrevi dezenas de milhares de linhas de código, abri um CNPJ, comprei um domínio e paguei uma hospedagem, paguei anúncios no Google e no Facebook, obtive algumas dezenas de visualizações e o resultado: Ninguém comprou a ideia, na verdade eu só tive apenas um signup de free trial seguido de churn.

Então resolvi entrar no mercado de trabalho para aprender um pouco mais sobre esse universo e em um futuro não distante tentar novamente corrigindo meus erros passados de empreendedorismo.

Toda essa história pode parecer uma grande perda de tempo já que eu podia ter começado a trabalhar e ter gerado alguma renda... Mas na verdade eu não me arrependo, na verdade foi a melhor coisa que eu fiz, e você vai entender o porquê.

Definindo o Alvo: Desenvolvedor de Software

No começo fiquei com a dúvida do que procurar como primeiro emprego. O que eu fiz foi focar totalmente em conseguir um emprego como desenvolvedor de Software, ainda mais, foquei também nas tecnologias com que eu pretendia trabalhar.

Eu recebi alguns convites para participar de processos seletivos em posições administrativas, ou como técnico de redes e de informática, eu recusei todos os convites justamente por não ser meu objetivo. Esse ponto foi muito importante para mim, aceitar apenas entrevistas que faziam parte do meu objetivo.

Com isso, toda minha comunicação tinha que estar ajustada a esse objetivo:

  • Meu currículo tinha que deixar claro que tecnologias eu conhecia e pretendia trabalhar;
  • Meu LinkedIn tinha que estar bem preenchido e tinha que ficar bem evidente qual posição eu estava buscando;

Tiro ao alvo: Aplicando as vagas de Desenvolvedor de Software

Eu decidi aplicar apenas em vagas de Desenvolvedor de Software Junior. Mas porque não estágio de desenvolvimento de software? Eu já tinha feito estágio, lembra do meu projeto pessoal de Startup? Para mim isso já era um estágio.

Aqui entra a parte que não me arrependo. Minha "Startup" pode não ter dado certo, mas eu tinha milhares de linhas de código que eu desenvolvi, e isso é uma clara demonstração de que eu conseguia fazer o trabalho. Se você está procurando o primeiro emprego como programador, eu faço a provocação: Você tem algum projeto para mostrar o código na entrevista? O Filipe Deschamps já fez até um vídeo dando alguns projetos rápidos para treinar Programação e conseguir um Emprego

Mas e o estágio? É uma boa ideia "estágio" ser meu objetivo? Depois de alguns anos empregado, em uma aula da faculdade, quando um aluno perguntou ao Professor Celso Almeida da PUC Campinas sobre esse assunto, ele disse que Estágio não é objetivo, que ningúem busca estágio, apenas efetivação. E faz total sentido, se você tem a capacidade de conseguir o primeiro emprego como Programador Junior, porque seu objetivo seria estágio?

Ok é possível conseguir o primeiro emprego como desenvolvedor Junior, mas onde estão essas vagas? LinkedIn. Todos os empregos que consegui até o momento, desde o primeiro emprego, foi pelo LinkedIn.

Ajustando o alvo: LinkedIn e entrevistas

Pode parecer assustador usar o LinkedIn a primeira vez para conseguir seu primeiro emprego como desenvolvedor, mas vou passar algumas dicas que me ajudaram a aumentar a assertividade na hora de encontrar o primeiro emprego:

  • O LinkedIn é uma rede social, se conectar com pessoas é importante: Adicione colegas da escola, da faculdade, pessoas que você conhece ao LinkedIn. É importante também adicionar Tech Recruiters, eles costumam ter bastantes conexões o que torna mais fácil encontrar você. Para adicionar os recrutadores no LinkedIn é só buscar por "Tech Recruiter" na aba de pesquisa e ir adicionando eles.
  • O LinkedIn tem uma aba de Vagas também, é um bom começo também. Se inscrever nas vagas que estão alinhadas a seu objetivo vão te ajudar também. Preste atenção nas descrições das vagas, algumas pedem para enviar e-mail, outras para preencher um formulário externo.

Se você começar a fazer isso, logo logo você vai ser convidado para uma entrevista de emprego.

E o que falar na entrevista de emprego? Deixe ser guiado pelo entrevistador e vai respondendo as perguntas que lhe fizerem. Quando surgir a oportunidade, fale de seu projeto, fale quais tecnologias você utilizou e como foi todo o processo de desenvolvimento. Não tem segredo aqui, o importante é você ser você mesmo e mostrar do que você é capaz.

TL; DR;

  • Foque totalmente em conseguir um emprego alinhando com seu objetivo e não dê atenção a outras posições;
  • É possível conseguir como primeiro emprego a posição de Desenvolvedor Junior;
  • Projetos pessoais servem de portfólio e funcionam como um "estágio";
  • Tem muitas vagas precisando serem preenchidas no LinkedIn
  • Se conecte com recrutadores pelo LinkedIn
  • Seja você mesmo na entrevista e fale sobre o processo de desenvolvimento do seu projeto

Concluindo

Quando estava procurando meu primeiro emprego como desenvolvedor junior, eu me lembro de ter enviado 5 currículos, um currículo em especial eu enviei às 07:34, às 07:51 responderam meu e-mail marcando entrevista às 10:00, por volta das 14:00 eu recebi a resposta de que estava contratado.

Pode ser que leve um pouco mais de tempo no seu caso, ou quem sabe não. Mas não desista!

Em uma próxima oportunidade vou falar um pouco sobre o mercado de TI. Ou quem sabe sobre Startups...

Que dicas você daria para quem está procurando o primeiro emprego na área de tecnologia?

Carregando publicação patrocinada...