Executando verificação de segurança...
5

Seu negócio > seu cliente > inteligência artificial

Provavelmente, a IA sozinha não vai salvar o seu negócio. E tá tudo bem.

Cuidado com o H(AI)ype!

Quando os aplicativos começaram a se popularizar, diziam por aí que os sites iam acabar e tudo seria aplicativo. Pra que ter um site? Toda empresa queria fazer seu app mobile.

Por volta de 2015, começou a aparecer o movimento dos Progressive Web Apps, que em resumo tem a proposta de transformar a experiência dos sites em algo mais parecido com a de aplicativos. Então, disseram que apps não iriam mais existir, pois ninguém mais baixaria apps.

Uns 2 anos depois o Facebook tentou criar uma onda de chatbots, ainda pelo Messenger (alguém usa?). Ouvi entusiastas falarem que as interfaces visuais iam desaparecer e todas as interações dos humanos com as máquinas seriam por texto e/ou voz, no máximo botões. Dessa vez, as empresas queriam seu chatbot.

Agora, você deve se lembrar dos últimos anos, quando começaram a aparecer as palavras web3, blockchain, smart contracts, descentralização. Ouvimos todas aquelas promessas de que a web que conhecemos não iria mais ser a mesma. Cansei de ler notícias dizendo que a startup A, B, C ia criar um novo sistema utilizando blockchain.

Em 2022 foi lançado o GPT 3.5, e aí já sabe, né? IA é o futuro, sites não fazem mais sentido, agora todo mundo vai usar IA pra tudo, etc…

Eu não sou maluco de dizer que essas tendências e tecnologias vão sumir ou que não devemos explorar as novas tendências. Não é isso.

O que eu quero dizer para todos é CALMA!

Calma, pensa comigo

A tendência que eu vejo realmente acontecer é de que as pessoas esquecem que a tecnologia é um meio!

Por que você precisa de um aplicativo? Legal seu site, como os usuários vão chegar lá? Blockchain é incrível, mas será que você não pode usar um sistema com banco de dados padrão? Conversar com uma IA é uma experiência incrível, mas um formulário não recolhe esses dados que você precisa?

Já pensou que independente do meio em que você vai entregar valor para seus clientes, o** que tem mais peso** nessa equação é realmente entregar valor?

Você já deixou de comer naquele restaurante bom porque o cardápio vem em um QR code que baixa um PDF?
Sua empresa já deixou de anunciar no Facebook Ads porque as ferramentas são lentas, pesadas e bugadas 🐞? (que experiência ruim).
Já deixou de ler uma notícia importante num portal de notícias que carrega aproximadamente 397 propagandas e pop ups por cima de tudo?
Então, arrisco afirmar que: seu negócio > seu cliente > qualquer tecnologia.

O recado final é

Meus exemplos são propositalmente extremos pra tentar te causar reflexão, mas na prática, o extremismo não é bom de nenhuma forma.

Isso tudo não quer dizer que você e sua empresa não devem acompanhar e experimentar novas tecnologias.

Isso só quer dizer que a melhor tecnologia não salva uma proposta de valor fraca.

Se você encontrou uma boa oportunidade de usar IA para gerar mais valor ao seu cliente e ajudar sua empresa nos objetivos buscados, parabéns, vai com tudo! 🚀

Nota importante sobre IA: eu realmente acredito que essa revolução tecnológica é maior do que todas essas outras que eu citei, e realmente vai mudar o nosso modo de viver como sociedade em geral.

E sabe porque? Não, não é pela magia da tecnologia, é pelo valor prático que ela pode gerar em nossas vidas!


Esse texto é parte da edição 10 da newsletter O Digital.

Para receber as próximas edições se inscreve lá no Substack! :)

Carregando publicação patrocinada...
1