Desafiando o status quo: uma reflexão sobre inovação no mundo digital
Vamos lá
Não vou negar que essa edição demorou mais do que o esperado pra sair. Mas estamos de volta, naquela periodicidade aleatória, mas sempre nesse mesmo canal! 🤓
“Desafiar o status quo” pode parecer só mais uma frase clichê que pode ser usada num post do Linkedin pra chamar a atenção e contar uma história bonita. Mas eu acredito que se essa ideia for realmente levada a sério, pode sim trazer reais benefícios, independente do contexto em que for aplicada. 📝
Perguntei ao ChatGPT o significado dessa frase e recebi a seguinte resposta:
“Desafiar o status quo significa questionar e desafiar o estado atual das coisas, especialmente em termos de normas, práticas, e sistemas estabelecidos. Isso envolve não aceitar as coisas como são simplesmente porque sempre foram assim, e em vez disso, buscar melhorias, inovações ou mudanças que possam trazer benefícios ou resolver problemas existentes. É uma atitude que pode levar a novas ideias, abordagens mais eficazes e progresso em diversos campos, incluindo negócios, tecnologia, sociedade e cultura.“
Claro que isso não é exatamente uma definição oficial, mas achei que o resultado explica bem a ideia! 💡
Sabendo disso, podemos pensar: como desafiar o status quo no mundo de tecnologia e produtos digitais?
Essa reflexão pode ser direcionada tomar diferentes rumos, mas agora eu quero focar em como algumas empresas já estão fazendo isso — e talvez você nem tenha percebido.
É assim desde sempre
Sabe aqueles produtos ou mercados em que rapidamente você identifica um ou dois líderes?
- Para tênis, Nike ou Adidas;
- Em fast food é McDonald’s;
- Para celulares é Apple ou Samsung;
- Para buscas é Google;
Você pensaria em criar uma empresa que desafia algum desses líderes absolutos? Investiria milhões em uma empresa que tem uma iniciativa para concorrer com algum destes grandes players?
Bom, existem empresas tentando fazendo isso — algumas até conseguiram! 🧐
Novas experiências, necessidades antigas
Aplicativo de email 📧
Por onde você acessa seu email pessoal, provavelmente pelo Gmail ou Outlook, certo?
E não tem motivo pra mudar, tudo funciona bem há mais de 10 anos. Envio e recebimento de emails, guardo, organizo e apago emails, tudo ok.
Lembra que eu falei sobre o status quo? Pois é!
O pessoal do Superhuman foi maluco o suficiente pra tentar criar uma experiência melhor do que o Gmail — e na minha opinião conseguiram!
Você pode continuar usando o seu [email protected] enquanto aproveita todas as facilidades do aplicativo do Superhuman.
Eles conseguiram fazer melhor do que aquilo que “era assim e pronto”.
O resultado: um valuation de U$D 825mi.
Escrever documentos e textos digitais 📃
Você usa o Google Docs ou o bom e velho Microsoft Word, certo?
Você pode escrever documentos de todos os tipos, colocar títulos, formatar textos, colar imagens, inserir links, etc. Não há outro jeito de criar documentos escritos de forma online, certo?
Hoje em dia, não mais. O Notion foi lançado em 2016 e já conseguiu um valuation de U$D 10 bi!
Sabe aquela coisa de linkar um documento no outro e organizar tudo em pastas? O Notion criou uma forma diferente e única de fazer isso.
Os próprios documentos do produto são páginas que assumem diferentes formatos, podem ser incorporadas e ligadas umas as outras, podem carregar preview de links externos, vídeos do Youtube, etc… E tudo é organizado em um workspace.
É uma proposta bem diferente do que a maioria está acostumada!
CMS — Content Management System 📚
Talvez você não conheça como CMS, mas já ouviu falar de Wordpress?
Isso, aquele sistema de “fazer blogs” que já tem 20 anos de idade e um ecossistema mega robusto.
É impossível combatê-los: serve para criar sites rápidos, com conteúdos gerenciáveis, funciona para blog, ecommerce, ainda dá pra usar um construtor visual super legal, dá pra fazer quase qualquer coisa! Não há nada melhor que o bom e velho Wordpress (apesar de alguns críticos).
Mas como você deve imaginar, tem gente tentando ocupar esse espaço. O mais legal: são brasileiros!
O pessoal da Deco.cx fundou a empresa em 2022 e lançou seu produto para o mundo há poucas semanas.
A proposta deles é ser ainda mais simples, rápido e eficiente do que o tradicional CMS, além de ter uma pitada de “2024“ — já vem com uma integração GPT powered para e-commerces.
Ao contrário dos exemplos acima, eles estão chegando agora, vamos acompanhar!
Redes sociais 🌐
Antes de conhecer o Facebook, a gente imaginava que o Orkut nunca ia sair de moda (eu odeio acordar cedo — entendedores entenderão).
Depois que o Facebook surgiu, ninguém imaginava que o Instagram seria uma ameaça.
Bom, agora tudo é no Insta, nada a ver esse Tiktok. Ops, quer dizer…
Claro que todas essas redes são diferentes e tem diferentes propostas, mas percebe como “de um dia pro outro“ o status quo de qual é a rede social mais legal do momento muda de vez?
Que assim seja 🚀
Essas e outras movimentações no mundo digital tem me indicado que isso vai acontecer bastante nos próximos anos. Torço por isso!
Imagino que se você está aqui lendo essa edição, deve estar acompanhando a possível ameaça da OpenAI ao Google, certo?! Isso vai ser uma briga das grandes!
Que venham as pessoas corajosas, com empresas empenhadas em superar as consolidadas; as startups com sonhos maiores do que apenas chegar à próxima rodada de financiamento; os fundos de venture capital dispostos a investir em teses realmente ousadas. Que venha a inovação! 💡
Esse texto é parte da edição 13 da newsletter O Digital.
Para receber as próximas edições se inscreve lá no Substack! :)