Executando verificação de segurança...
5

Alguém realmente sabe dizer como está o mercado tech em 2024?

Eu tenho essa dúvida.

Por muito tempo consegui acompanhar um pouco das “ondas" e momentos do mercado através de notícias e conversas com pessoas da área. Mas hoje confesso que estou com um pouco de dificuldade. Explico o motivo:

Matérias dizem que o mercado está aquecido:

Fique atento, nos próximos dias existem grandes chances de que você veja uma notícia com título semelhante a este: “Mercado de tecnologia abrirá 82378 mil de vagas em 2024“.

Redes são uma vitrine de “sofri layoff” e “open to work há N meses“

Você também fica sabendo dos layoffs que ainda estão ocorrendo por aí, né?

Basta descer um pouco o feed do Linkedin e vai encontrar algumas pessoas movimentando o perfil usando o selo Open to work.

Todo dia tem alguém indicando amigos para oportunidades nos grupos de whatapp.

Dependendo do dia, chega a ser desesperador.

IA e low code vão acabar com os programadores

Não precisa mais saber codar, low code resolve o caso de muitas empresas - dizem alguns.

Low code é coisa do passado, agora a IA já cria sites e aplicativos, a carreira dos desenvolvedores está com os dias contados - dizem alguns outros entusiastas.

O fato é que, não é raro ver alguém “matando” a profissão dos programadores.

E aí, qual é a real situação?

Claro que existem diferentes visões sobre o mercado atual, isso é compreensível e saudável.

Porém eu acredito que tem um outro fator nada legal que tem embaçado essa visão de como está o mercado:

Preste atenção nas matérias, muitas vezes o estudo/empresa citada vende cursos, consultorias e/ou tem algum outro interesse em trazer mais pessoas para o mundo de tecnologia. Isso quando não tentam vender um curso diretamente no meio do conteúdo. Nada contra cursos, mas às vezes queria ler uma simples notícia com uma visão imparcial. 🗞️

O Linkedin pode ser um termômetro, mas claro que nossa rede não reflete 100% do mercado, vale um cuidado. Até porque, muitos de nós não conseguimos movimentar as redes quando o trabalho está tomando 8 horas ou mais dos nossos dias, e acabamos só movimentamos mesmo quando estamos novamente disponíveis para oportunidades. 🌐

Cuidado com os sensacionalistas. Assim como as matérias, muito provavelmente quem disse alguma destas coisas também quer te vender algum curso, ebook ou similar. Eu ouço que a carreira de programador vai acabar desde que comecei (não vou falar quantos anos, mas já faz tempo, tá?!). 👨‍💻

Sabendo de tudo isso, espero que esse texto tenha te ajudado a ficar um pouco mais calmo (ou não) quando se deparar com conteúdos como esses que citei.

E, no fim, como está o mercado? Sei lá…

E vcs, o que estão sentindo por aí?


Esse texto é parte da edição da newsletter O Digital do dia 19/01/24.

Para receber essa e as próximas edições se inscreve lá no Substack! :)

Carregando publicação patrocinada...
7

Programadores nunca vão morrer por IA. Programadores criam IA, e pode no máximo substituir aqueles que se dizem programadores, mas sabem apenas tudo de forma superficial. De fato tem vagas, mas a régua foi ajustada pós pandemia, quer ser contratado? Tem que ser bom mesmo.

Se você parar para analisar, só falam que tem vagas no setor de tecnologia, que recebem altos salários e que facilmente é possível entrar no mercado. O que não é verdade.

Existem vagas, recebe sim salários bem acima da média, mas não é fácil. Eu estimo uns 2 anos de aprendizado em alguma linguagem para entrar como junior (baseado na minha cabeça, apenas)

Recentemente eu tenho sentido mais que o mercado tá procurando pessoas que trabalham principalmente com Java e PHP, vejo direto várias vagas. Até porque bons programadores de Java já estão morrendo de causas naturais e a nova geração não chega muito perto deles, bom, alguns chegam.

Pra quem é da área da Web, React tem uma demanda grande demais atualmente, principalmente com Next e Tailwind, mas sempre pedem umas 3 ou 5 coisas a mais.

Minha conclusão é que tem vaga, mas a régua é alta para ocupar essas vagas. Programadores do meu ponto de vista nunca vão morrer, só os programadores ruins vão de arrasta pra cima, e nem precisa ser por IA. Low code é algo que tem ganhado mais espaço, mas não substitui programação regular, muito pelo o contrário, hoje minha pesperctiva mudou e vejo ambas se complementando. Bom, é basicamente isso.

6

Claro que tem gente mentindo, mas realmente eu coverso com diversas pessoas que contratam muito e tem muita falta de mão de obra qualificada. E tem muita vaga pagando muito bem, mas é um minoria olhando o todo.

Não há conspiração de criarem isso só para vender cursos, pra baixar o salário de todos. E a IA não vai matar o empregos de desenvolvedores de software.

Então por que muita gente está desesperada?

Simples, são pessoas que não qualificadas. Essas vão ficar sem vagas porque tem muita gente entrando e a IA fará oque ela faz. Não precisa fazer nenhuma análise profinda para perceber isso. As vagas que demandam baixa qualificação tem muita gente tentando e cada dia serão em menor número, tornando a relação bastante desfavorável para o trabalhador.

Tem uma solução simples, além de desistir da área, precisa dizer qual é? Se precisar, então o melhor é a pessoa desistir da área.

Detalhes sosbre o mercado ninguém sabe. isso ou aquilo muda semrpe, varia de região, não dá paar confiar em nenhuma informação, não tem objetivo e a subjetiva é falha demais. Essas são as piores, porque dão esperanças específicas sem base alguma.

Ajudei? Era o meu desejo.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Tem vaga pra todos os tipos de profissionais. Os melhores são melhor remunerados, os meia boca continuam ganhando um salário meia boca. Que mesmo sendo meia boca é maior que a média do brasileiro médio.

Mão de obra "qualificada" está indo prestar serviço pra fora, para ganhar em dolar.
Ou se tiver tino pro negocio vai empreender.

Os profisisonais normais, ou meia boca ( ou medianos como preferir ) continuarão tendo vagas pra concorrer. E por conta da demanda serão preenchidas.

Se as empresas BR querem manter a mão de obra qualificada, ou equiparam o salário ao dolar. 20k - 50k que é o que gira em torno do salário ja convertido pra Real de quem ganha em dolar/euro. Ou vai contunuar com a choradeira de não ter a mão de obra qualiicada que tanto falam.

1

Essa coisa de ser maior que a média brasileira eu não sei, pode ser, mas precisaria de dados. Eu sei que muitos programadores ganham menos que alguém que faz faxina.

De fato os melhores estão tendendo a não ser funcionários em contratos brasileiros. Mas essa coisa de todo mundo bom estar trabalhando fora (em qualquer modelo) ainda está longe de ser verdade, a esmagadora maioria está aqui, essas pessoas que estão saindo do mercado de trabalho brasileiro por enquanto é a exceção.

A maioria das empresas operam com valores nacionais, então fica complicado tentar competir com quem pode pagar "em dólar" (essa expressão é ruim, mas as pessoas entendem o certo o conceito errado). Só empresas com margens muito altas vão conseguir competir.

5

Acho que não dá pra olhar pro mercado de TI sem olhar para a macroeconomia.

A pandemia gerou uma superdemanda por profissionais de TI. As empresas começaram contratar a rodo, quem tinha qualificação e quem não tinha.

Era necessario mostrar crescimento, tinha muito dinheiro (impresso) vagando por ai e até eu, se tivesse um CNPJ na época, estaria contratando alguém pra tentar enganar investidor.

Mas veio 2022, a pandemia "acabou". O dinheiro impresso acabou. A economia cobrou seu preço (e não tente puxar discussões do tipo "a economia a gente vê depois" comigo pq eu vou achar que vc é burro ou mau carater: em ambos os casos, não vou te dar atenção).

Empresas tech estavam com muita gente e pouco faturamento. O resultado dessa equação, todos sabem: demissões. Assim foi 2022.

2023 foi mais calmo. Quem tinha que demitir já havia o feito. Mas também não tinha mais dinheiro artificial rodando no mercado. Os investidores que passaram a década passada apostando até em startup de cerveja artesanal já não tinha mais humor pra ficar brincando de "jogo do tigrinho" com o mercado.

Logo, em 2024, assim estamos. Brasil segue suas pequenas taxas de crescimento que vimos desde o inicio do século. No cenario internacional, há rumores de guerra que, se confirmando, não seria exagero chamar de "terceira guerra mundial".

Particularmente (e eu não sou especialista em nada) não vejo cenario para inflarmos mais uma bolha tec. As coisas devem continuar como estão até segunda ordem.

Quanto a tecnologias, eu vejo com bons olhos o desenvolvimento Android. Pois, silenciosamente, sem nenhum "HypeGPT", nunca tivemos tanta gente usando smartvs, tv box, android auto, android watch. E com a tambem agora silenciosa adesão ao 5G, a tendência é que essa demanda aumente.

Com aumento de dispositivos IoT, a demanda por analistas e cinetistas de dados e profissionais de segurança também aumentam. São áreas para ficar de olho.

Mas nao tem curso "imersão" que faça milagre. Estude bastante, procure qualificar-se de verdade. Pelo menos é o que eu to tentando fazer.

3

Para bons profissionais, acima da média, o mercado sempre está aquecido. Para os medíocres e os recém formados, não está aquecido (são centenas de candidatos em vagas jr e pl). Se não tiver faculdade, esqueça a maioria das grandes empresas (multinacionais geralmente pedem, onde eu trabalho por exemplo pede).

Então, em suma, se tu for bom, nessa área, não ficará sem emprego. E quando digo bom, não é necessariamente na parte técnica, tu pode ter a parte técnica +-, mas se comunicar muitíssimo bem, ser pró-ativo, etc, que são qualidades muitas vezes mais bem vistas que a parte técnica em si... e sendo bom em uma delas (acima da média), te garanto que terá emprego!