Regras de convívio profissional [Para Devs]
Algumas coisas que eu vou colocar aqui servem para qualquer área, outra são específicas para nosso clubinho de dev, afinal nosso meio isso tudo - regras de convívio - fica muito mais evidente, já que trabalhamos com criatividade, linha de raciocínio, segmentação de tarefas etc. É muito difícil lidar com interrupções, distrações e, até mesmo, informações excessivas.
O primeiro ponto que me chama atenção é:
Vá direto ao ponto.
Principalmente se você quiser trabalhar ou estiver trabalhando para uma empresa estrangeira. Nós brasileiros gostamos de falar de amenidades, perguntar do time de futebol, puxar um assunto aleatório, etc, mas isso não é comum em outros países. Claro que existe o momento mais relax, mas não será na hora de tirar uma dúvida, por exemplo. Então, quando for perguntar algo para alguém, vá direto ao ponto. Evite mandar 10 mensagens separada do tipo: "Bom dia" [ENTER], "Tudo bem" [ENTER], "Espero que sim" [ENTER], "Queria te perguntar uma coisa" [ENTER]...
Percebeu? Isso é extremamente irritante fora que, independentemente do sistema de mensagens que você utilize, isso vai levantar notificações na tela do interlocutor e o fará se distrair de sua tarefa.
Ao invés disso, diga simplesmente: "Olá, bom dia. Tudo bem com você. Preciso tirar uma dúvida. A task XXXXX é para ser feita dessa forma: [seu code snipet aqui]?". Pronto. Você fez sua pergunta e foi educado, sem atrapalhar o interlocutor.
Uma segunda dica que eu obtive ao longo desses quase 14 anos de carreira dev é:
Capriche nas mensagens de commit
Obviamente isso é específico para dev. Porém, se você transportar isso para "capriche nos títulos de e-mails" também serve para além do ambiente dev.
Mensagens de commit (aquilo que você adiciona com git commit -m "mensagem de commit") devem ser claras e resumir o que aquele commit adiciona ao código. O revisor tem que entender o que ele irá revisar. E vou além: se sua empresa - ou sua pipeline - utilizar isso para gerar um changelog, é fundamental que essa mensagem seja bem feita.
Coisas do tipo: "added new file", "second commit", "add tests", são terríveis. Treine sua capacidade de sumarização e substitua por "feat(files): Added new file to src/files for blablabla". Isso é um padrão bastante utilziado para commits, onde é possível saber que o commit é relacionado a uma feature, essa feature diz respeito a um milestone/story/ticket chamado "files" por exemplo, e seu commit adicionou "files" na pasta "src/files" para uma ação específica. Percebeu a diferença? Isso facilitará até para você mesmo entender o histórico do que você fez. Caso você queira entender e aperfeiçoar suas mensagens, dê uma olhada aqui.
Dica bônus dessa dica do commit:
Não faça mais de um commit com a mesma mensagem!
Mesmo que seja para incluir uma linha de código que faltou por falta de salvar um arquivo antes de comitar. Mude a mensagem. Lembre-se: Commit history precisa ser um histórico bonito do que você fez.
Bom, essa contribuição minha saiu maior do que o esperado, então vou parar por aqui e deixar mais para outro dia.
Espero ter ajudado você, principalmente se você está começando.
Nossa profissão depende DEMAIS de organização, padrões e histórico. Se não fizermos isso, no futuro, códigos serão insustentáveis.
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