Executando verificação de segurança...
2

Oracle Integration Cloud

Hoje em dia a demanda por integração de sistemas é abrangente em vários setores empresarias. A importância da tecnologia que permite a realização de integração entre softwares distintos, traz uma gama enorme de possibilidades para desenvolver processos de negócios dentro dessas empresas. Por exemplo, uma empresa que possui, há anos, um software de logística e vendas, com um banco de dados largamente populoso, caso decidisse construir um e-commerce do zero, teria que criar toda uma estrutura dentro do ecommerce para consumir e manipular os dados desse banco e isso daria um trabalho enorme. Além disso, a empresa teria que desenvolver todo um novo sistema para integrar estes softwares. Com a solução de Integração Cloud da Oracle, é possível promover várias formas de conexões entre esses softwares, como SOAP, RESTful, FTP e muitas outras.

O Oracle Integration Cloud permite a conexão entre ambientes Cloud e On-Premise, trazendo automação, integração, monitoramento e muito mais, entre diversos tipos de ambientes de softwares. Traz adaptadores de softwares pré-definidos, interface drag and drop fácil de usar para criar fluxos de integração, criação de aplicações web e mobile integradas às conexões do OIC, mapeamento de dados e muitas outras features.

Mas como funciona?
Primeiro é criada uma conexão entre os softwares, de uma maneira muito simples, em seguida, você cria o tipo de integração que deseja. Para citar dois exemplos de integração, temos a integração por gatilho e a integração programada que são as mais comuns. Usando o exemplo da integração RESTful do tipo gatilho, teríamos algo como:

O software "A" fornece endpoints que possibilitam o funcionamento dos web services, com esses endpoints, você pode enviar requests usando métodos HTTP (get, post, put, delete, patch) e desenhar a sua própria arquitetura para manipular os dados, criando fluxos, condições, outras integrações, chamar APIs externas e muito mais. Quando o seu endpoint estiver configurado e pronto, basta você fornecer esses endpoints, junto com as credenciais (exemplo: OAuth2), para outros softwares "B", "C", "D".

Essa é uma visão extremamente superficial do poder do Oracle Integration Cloud. Espero que a partir dessa pequena postagem, você, quem sabe, desperte uma curiosidade maior e vá em busca de mais informações sobre essa tecnologia Cloud. Deixo a seguir alguns links que talvez sejam úteis:

Integração de aplicativos | Oracle
https://www.oracle.com/br/integration/application-integration/

What is Oracle Integration Cloud
https://www.youtube.com/watch?v=FpF8R3C-spA

Carregando publicação patrocinada...
2