Sobre um iniciante assustado com a complexidade da área de T.I
Euforia inicial
Estou no terceiro semestre de Engenharia de Computação, e estou começando a brincar com desenvolvimento Web e mobile. Mas, como algúem que não sabe quase nada, eu me sinto um gênio toda vez que algo novo funciona e o sentimento é incrível. Esse sentimento têm me deixado muito animado e com vontade de estudar mais.
Desilusão
Tem mais ou menos um ano que eu acompanho contúdos relacionados a programação, e um cara que eu sou muito fã, tanto por seu conhecimento vasto quanto sua sinceridade e oratória, é o Fábio Akita. E, sempre que me pego assistindo mais um vídeo de 1 hora dele, ou de outros criadores que respeito, percebo que eu não sei nada e, talvez, nunca vá saber o suficiente para atigir os meus objetivos mais ambiciosos.
Faço PUC-Campinas e, por mais que seja uma universidade respeitada e de ótima qualidade, eu sinto que eu não vou a fundo o suficiente nos assuntos que são esperados que eu saiba. Eu sei que é ingenuidade minha achar que vou aprender na faculdade tudo o que eu preciso para ser um bom profissional. Mas, assuntos teóricos básicos como cálculo, álgebra linear, algoritmos e estruturas de dados e outros, parecem ser não ter um aprofundamento necessário.
Como lidar com isso
Ainda sobre o Akita, em muitos vídeos ele ressalta a importância das matérias básicas e eu concordo que um programador sem a fundamentação teórica é limitado. Mas também concordo que, seu eu ficar somente na teoria e nunca colocar essa teoria em prática, ela não vai valer de nada.
Assim, vale a pena eu desacelerar os meus estudos práticos para fortalecer a minha base teórica?
Quem ainda não assistiu, assista esse vídeo do Akita sobre o código do Twitter que foi aberto recentemente. Foi esse vídeo que me colocou uma pulga atrás da orelha e me fez escrever esse post. ->Desbloqueando o "Algoritmo" do Twitter - Introdução a Grafos