Executando verificação de segurança...
1

Explorando o Builder Pattern em SwiftUI: Crie Seu Aplicativo de Lembretes

Dominando o Design Pattern Builder em SwiftUI: Desenvolvendo um Aplicativo de Lembretes

Olá, leitores! No artigo de hoje, abordaremos o Design Pattern Builder e seu uso no SwiftUI. A ideia é explorar a natureza deste padrão enquanto aplicamos seus conceitos na criação de um aplicativo de lembretes.

O que é o Builder Pattern?

O Builder Pattern é um Design Pattern criacional que permite a construção de objetos complexos passo a passo. Ele é especialmente útil quando você precisa criar um objeto com muitas possíveis configurações de variáveis.

O Builder Pattern pode ser aplicado para melhorar a legibilidade e a organização do seu código, além de evitar a necessidade de construtores ou métodos com muitos parâmetros.

Implementando o Builder Pattern em um Aplicativo de Lembretes

Agora que compreendemos o conceito do Builder Pattern, vamos aplicá-lo na criação de um aplicativo de lembretes. Neste aplicativo, nossos lembretes podem ter muitas configurações, como título, data, localização e prioridade.

Começamos com a seguinte estrutura:

/RemindersApp
|-- /Models
|   |-- ReminderBuilder.swift
|   |-- Reminder.swift
|-- /Views
|   |-- ReminderListView.swift

Aqui está o nosso Reminder:

struct Reminder {
    let id: String
    let title: String
    let date: Date?
    let location: String?
    let priority: Int?
}

Agora, o ReminderBuilder:

class ReminderBuilder {
    private var id: String = ""
    private var title: String = ""
    private var date: Date?
    private var location: String?
    private var priority: Int?

    func setId(_ id: String) -> ReminderBuilder {
        self.id = id
        return self
    }

    func setTitle(_ title: String) -> ReminderBuilder {
        self.title = title
        return self
    }

    func setDate(_ date: Date) -> ReminderBuilder {
        self.date = date
        return self
    }

    func setLocation(_ location: String) -> ReminderBuilder {
        self.location = location
        return self
    }

    func setPriority(_ priority: Int) -> ReminderBuilder {
        self.priority = priority
        return self
    }

    func build() -> Reminder {
        return Reminder(id: id, title: title, date: date, location: location, priority: priority)
    }
}

Finalmente, a ReminderListView:

struct ReminderListView: View {
    var reminders: [Reminder] = [
        ReminderBuilder().setId("1").setTitle("Buy milk").setLocation("Supermarket").build(),
        ReminderBuilder().setId("2").setTitle("Workout").setPriority(2).build()
    ]

    var body: some View {
        List(reminders, id: \.id) { reminder in
            Text(reminder.title)
        }
    }
}

Conclusão

O Builder Pattern é um Design Pattern altamente útil para organizar a criação de objetos complexos de maneira estruturada e compreensível. Esperamos que este exemplo prático em um aplicativo de lembretes possa ajudar você a compreender e utilizar este padrão em seus projetos em SwiftUI.

Carregando publicação patrocinada...