Executando verificação de segurança...
3

Como conseguir uma vaga como junior ?

Essa pergunta venho me fazendo há meses, e até agora não encontrei a resposta . Faço um estágio há 1 ano e 4 meses em desenvolvimento e sendo Full Stack, e já estudo programação desde de o final de 2020, e faço faculdade de sistemas da informação 5º período. Talvez isso que descrevi pareça irrelevante para alguns, mas peço ajuda de quem está na área e contratado ou contratando para passar dicas se não for tomar tempo kk. Sei que não existe uma receita mágica de conseguir essa tão esperada vaga, mas pode haver decisões  práticas que possam ajudar a me divulgar de uma forma mais atrativa.  

Só para elucidar estudo e trabalho com  .Net , C#, ReactJS , NextJs, TypeScript, Styled Components sei CSS e HTML , MySql ,Mongodb , Node, Express, ....

Carregando publicação patrocinada...
4

Me parece que você está no caminho certo para conseguir. Depois de fazer estágio a empresa provavelmente te colocará como Júnior no momento certo, com um empurrãozinho seu. Claro que ela pode abusar um pouco e segurar para pegar menos, mas não tem ninguém melhor que eles para te dar a oportunidade de ser Júnior.

Se você estivesse no caminho errado eles provavelmente teriam te demitido.

O processo de se tornar Júnior é lento, e não fica mais rápido só porque as pessoas querem. Ele pode ficar um pouco mais rápido se a pessoa se dedicar muito, do jeito certo. melhorar todos os dias, ira além, mostrar que não comete os mesmos erros, começa se virar, faz além do esperado, tem iniciativa, indica que já domina o que importa e precisa de menos supervisão.

Aí vem o risco que você pode querer tomar. Se você acha que eles estão demorando para te promover pode falar sobre isso, pode indicar que vai procurar outro lugar que te valorize como Júnior. isso pode antecipar um pouco o objetivo. Mas também pode ser que eles mostrem que você não está preparado, e pode ser verdade, e não conseguir. Pode acontecer pior, eles podem resolver te demitir nessa situação, por uma razão ou outra, justa ou injustamente. E se você ainda não está preparado pode ter dificuldade de conseguir outra vaga.

Sucesso na carreira depende de muito esforço, comprometimento, competência, um pouco de sorte, e administrar corretamente o seu andamento. Isso é bem difícil. E não acho que alguém consiga ensinar. Alguns falam que ensinam e costumam se chamar de coach.

Coaches pegam um monte de gente desesperada, alguns com qualidades para se dar bem e então ele dá uma ajudinha, a pessoa tem sucesso e vira case do coach. As outras ficam pelo caminho e sustentam o negócio desses coaches.

É tudo muito pessoal, e até consultoria individual de alguém competente pode mais atrapalhar que ajudar, até porque em última análise é você que terá as consequências boas ou ruins.

Desenvolver a capacidade de perceber como está na carreira não é fácil e é muito necessária para o bom desenvolvimento. E ela caminha junto com a evolução profissional técnica. Porque sem saber bem a técnica fica difícil fazer uma avaliação adequada.

Se a pessoa não tem a noção de perceber de como ela está ela terá problemas generalizados na carreira. E procurará por coaches e pessoas aleatórias na internet para ajudá-la. Por coincidência pode ajudar, mas pode atrapalhar.

Se puder não se preocupar com salário, sempre ajuda.

Não tenha pressa, apenas agilize sua evolução e fique de olho nas oportunidades. Ser Júnior não tem relação com tempo de experiência, mas é raro a pessoa ser Júnior com menos de 3 anos de experiência. Tem gente que tem dificuldade em ser com 30 anos.

Se achar que deve, comece se candidatar a essas vagas, quem sabe alguém considere que você é a pessoa certa. Isso também tem lá seu risco. Sem se arriscar não terá muita recompensa. Se o risco der errado pode ficar sem nada. A vida é assim. Vá entendendo sobre a vida tanto quanto programação.

Deve saber que um iniciante deveria ter um Github mostrando toda capacidade que adquiriu (sem roubar o que fez para seus clientes/empregadores). Criatividade também é uma qualidade desejável.

Eu vejo que muita gente está tendo dificuldade porque não está suficientemente comprometido. Não posso falar do seu caso específico. Em geral essas pessoas acham que estão e não ouvem pessoas mais experientes. Isso limita e atrasa bastante. A atitude errada é o que mina a carreira da maioria das pessoas, não é a falta de conhecimento, que atrapalha também, claro.

Se torne um desenvolvedor, seja um solucionador de problemas. Tecnologia é secundário.

Lembrando que o título de Júnior quer dizer coisas diferentes para cada pessoa. E deveria ser pouco importante. O que a pessoa é capaz de fazer e quanto ela ganha (consequência) são coisas mais relevantes.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1
1
1

1º mude seu mindset de "programador fullstack" pra "vou fazer dinheiro com tecnologia"
2º aprenda sobre negócios, depois de dominada uma stack, essa é a coisa mais difícil que você deveria estar se desenvolvendo
3º tenha um amplo portfólio de PRODUTOS de software, coisas que você facilmente, poderia vender e lucrar com isso.
4º poste no linkedin e participe de comunidades no discord, quem não é visto não é lembrado. Mendigue likes se precisar e comentários, na busca por emprego isso n custa nada.
5º reduza o que você diz que sabe, esse tanto de tecnologia pra mim parece uma coisa, você é um pato, sabe tudo e faz nada direito (só parece, n te conheço)

1

Se tu estagia há quase 1 ano e meio, digamos que "já era" pra vc ter virado Junior na empresa que você está.
Atualiza seu currículo e procure vagas, você já tem experiência que tanto exigem.

Mas antes, faça uma auto avaliação, pq será que não te efetivaram ainda, depois de tanto tempo? Será que vc não está deixando a desejar em algum ponto relevante?

1
1
1
1

Se você já está estagiando em uma empresa, converse com seus gestores e tech leads sobre o seu futuro, acredito que a forma mais fácil de você ser contratado como júnior é na empresa que você está estagiando;