Executando verificação de segurança...
8

Obra produzida pela IA Midjourney venceu uma competição de Artes Digitais

A obra produzida pela IA MidJourney, três mulheres de vestido, de frente para uma grande janela redonda, num grande salão.

Para escolher uma obra para o concurso, Jason Allen gerou centenas de imagens com o Midjourney, e depois de várias semanas melhorando os resultados e escolhendo as melhores imagens geradas, ele escolheu o top 3, realizou um aumentou a resolução com a IA Gigapixel, imprimiu-as numa tela e foi participar de uma competição no Colorado State Fair, na categoria de artes digitais.

A obra vencedora foi chamada de Théåtre D'opéra Spatial e gerou algumas discussões nas redes sociais sobre se isso é realmente arte, e se é ético. Os juizes não sabiam que a imagem havia sido gerada por uma inteligência artificial.

O artigo menciona que a invenção da câmera em 1800 provocou críticas semelhantes relacionadas ao meio da fotografia, já que a câmera aparentemente fazia todo o trabalho em comparação com um artista que trabalhava para criar uma obra de arte à mão com pincel ou lápis, e que alguns temiam que os pintores se tornassem obsoletos para sempre com o advento da fotografia colorida.

Esse fato me lembrou a fala de Steven Spielberg, em 2018, de que os filmes da Netflix não deveriam ser elegíveis para o Oscar, mas sim para o Emmy. Me veio à mente também que muitos esportes possuem divisões entre competições masculinas e femininas. Será que teremos uma categoria de competições de artes geradas por IA?

Carregando publicação patrocinada...
2