Executando verificação de segurança...
9

Um passeio guiado por dentro da Grande Pirâmide de Gizé

O usuário lukehollis do Hacker News realizou um escaneamento 3D interno da Grande Pirâmide de Gizé e disponibilizou uma experiência interativa no site Giza Project.

A entrada da Grande Pirâmide de Gizé, com um texto-guia: "Você está agora nos blocos da Grande Pirâmide de Gizé. Pela primeira vez, você pode explorar todo o interior da pirâmide."
A entrada da Grande Pirâmide de Gizé.

É possível realizar tanto o passeio guiado, clicando em Next, quanto um passeio livre, arrastando a tela para visualizar o arredor e clicando no chão para ir até o local. O passeio funciona tanto pelo computador quanto pelo celular.

Mapa interno em 3D da Grande Pirâmide de Gizé, com um texto-guia: "Dentro da pirâmide há uma série de túneis para três câmaras principais, e seus usos ainda são desconhecidos. Eles são a Câmara do Rei no topo, a Câmara da Rainha no meio e a Câmara Subterrânea, cortada no calcário abaixo da pirâmide."
Mapa interno em 3D da Grande Pirâmide de Gizé, mostrando as três câmaras principais: a Câmara do Rei no topo, a Câmara da Rainha no meio e a Câmara Subterrânea abaixo.

Existem outros tours disponíveis no site.

Carregando publicação patrocinada...
4

Eu sou facinado por essas visitas 3Ds, as vezes entendo que muitas vezes elas nos permitem ter uma imersão ainda maior que presencial (muitas vezes tem que ser algo corrido).

Existe o tour virtual do Vaticano link que acho incrivel e ja passei muito tempo visitando ele.

Segue link de uma matéria que indica outros tours virtuais.

3

Tours virtuais tem realmente sua vantagem, porque você consegue prestar atenção nos detalhes do local, nas instruções do guia e ver imagens relacionadas, tudo ao mesmo tempo e sem pressa. Mas, o que eu acho mais interessante aqui é a acessibilidade: mesmo as pessoas que tem dinheiro e tempo para ir para determinado ponto turístico, a maioria não pode ir em todos os que tem vontade. E eu acredito que a melhor experiência seja fazer tanto a visita virtual, quanto a viagem pessoalmente, para conseguir aproveitar "o melhor dos dois mundos".

Agora, com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, tours virtuais com óculos de realidade virtual serão cada vez mais comuns. A experiência será ainda melhor do que ver isso na tela do computador ou do celular. Hoje é comum ver óculos de realidade virtual em shoppings com experiências do tipo "montanha russa" ou algum jogo, e espero que no futuro tenhamos empresas de turismo trazendo experiências de viagens.

Obrigado por compartilhar outros tours 🤝