O Product Hunt está cheio de bots. Você já lançou lá?
O Product Hunt é uma plataforma para lançamento de produtos, mas também divulgam algumas novidades, como o Meta Movie Gen. Além de lançar produtos, os usuários podem votar positivamente ou fazer comentários nos lançamentos.
No dia 01/10/2024, o Alan Hamlett, CEO e Fundador da WakaTime, criou uma publicação contando o que descobriu ao investigar a presença de bots no Product Hunt: Bots, so many bots.
Detecção de bots
Nos dados analisados, havia mais de 1 milhão de usuários, com 300 mil lançamentos, 2.5 milhões de comentários e 20 milhões de votos positivos.
Para a detecção de bots, o autor levou em consideração alguns fatores:
- Distribuição de comentários ao longo das horas do dia.
- Duração da atividade da conta.
- Padrão de votos ao longo do tempo.
- Número de votos compartilhados com outros bots.
- Conteúdo dos comentários: existem alguns termos mais frequentes em conteúdos gerados por IA, como game-changer, e também caracteres mais difíceis de serem digitados, como em dash
—
, ou o nome do produto completo, mesmo que seja longo e inclua caracteres especiais como™
. - Análise do perfil: os bots incluíam comumente o nome e a biografia, palavra por palavra, do perfil do LinkedIn de uma pessoa real, mas essas pessoas disseram que nunca criaram nenhuma conta no Product Hunt.
- Agrupamento: funciona até certo ponto, mas muitas contas de bot são descartadas após o uso, de modo que os bots compartilham apenas um voto semelhante entre seus muitos votos aleatórios. Além disso, como o autor não conseguiu agrupar utilizando a GPU, realizou o processo apenas para pequenos conjuntos de dados.
Com isso, ele detectou que pelo menos 60% dos usuários são bots, numa estimativa conservadora.
Atividades de bots
- Desde 2018, existem mais cadastros de bots do que de pessoas reais. Além disso, o cadastro de pessoas reais está diminuindo.
- Desde o fim de 2022, a quantidade de comentários de bots aumentou expressivamente. Isso pode ser por causa do ChatGPT e/ou pelas premissas usadas pelo autor para detecção de bots.
- Em 2022, os votos dados por bots passaram a quantidade de votos dados por usuários reais.
[PH votos.png]
- A maioria dos lançamentos recebe apenas alguns votos reais. Como os bots votam aleatoriamente para se misturar, a linha de tendência do bot é mais suave do que a de usuários reais. (para ser sincero, eu não consegui interpretar direito a informação presente nesse gráfico)
- Considerando todos os lançamentos que alcançaram o primeiro lugar, parece que 15% de votos de bots é uma quantia segura para colocar seu produto em primeiro lugar no dia. Qualquer coisa acima de 60% de votos de bots não parece chegar ao primeiro lugar.
Apesar disso, o autor diz que alcançar o primeiro lugar no Product Hunt ainda pode ser útil para quem está procurando investidores e para aparecer na newsletter, onde tem mais chances de ser visto por pessoas reais. Mas, na opinião dele, não vale gastar mais do que alguns minutos para preparar o lançamento lá, e menos ainda respondendo os comentários.
O quão fácil é identificar um bot?
É relativamente fácil identificar bots por meio de conteúdo de texto. Até mesmo aqui no TabNews é perceptível quando alguém está usando o ChatGPT para gerar um texto.
Então, a forma mais fácil de encontrar esse tipo de comportamento é procurando pelas coisas mais absurdas. Por exemplo, como no Product Hunt a maioria das publicações são lançamentos de produtos próprios, dificilmente algum bot levará em consideração que o autor pode não ser o dono do produto. Veja, por exemplo, o Meta Movie Gen.
Quando escrevi este artigo, tinham 27 comentários. Seguindo o raciocínio da publicação mencionada anteriormente, provavelmente os bots mencionarão o nome do produto completo e o nome do autor. Como eu disse que é um cenário mais absurdo, talvez encontremos um "parabéns pelo lançamento!" (que não faz o menor sentido).
Veja esse exemplo, são 4 comentários marcando o autor, dizendo algo que não faz sentido ser direcionado ao autor, e com o nome de usuário terminando em 98
.
O comentário do autor também parece ter sido feito por um robô (tanto pelo emoji 🤖 quanto pela escrita):
Se formos além, encontraremos outros comentários bem esquisitos na thread, e com votos positivos. Para ser sincero, é mais difícil encontrar um comentário que pareça de humano do que um comentário de bot.
Mas, quem usa esses bots?
No artigo, o Alan Hamlett compartilhou uma thread do Reddit onde o autor diz que é possível pagar para entrar no top 10 do Product Hunt, tendo feito isso duas vezes, pagando US$ 250 em cada, e que conseguiu respectivamente 400 e 600 inscrições no seu produto. Apesar desses resultados, não conseguiu nenhum usuário pagante pelo Product Hunt.
Nos comentários a discussão é estendida com alguns pontos sobre a plataforma:
- O Product Hunt serve para conhecer detalhes de um produto de um competidor.
- Os comentários no Product Hunt são sempre feedbacks positivos, mesmo que o produto não seja bom.
- Alguns comentários mencionaram que a plataforma pode servir como backlink e SEO, mas no próprio artigo do Alan Hamlett, ele mencionou que os links possuem o atributo
nofollow
, o que faz com que não contem como um backlink para o Google. - Pode ser um bom lugar de divulgação, caso seu público alvo seja donos de SaaS e desenvolvedores.
- Algumas pesssoas usam o Product Hunt para descobrir e avaliar alternativas de SaaS e ferramentas que precisam na empresa.
Qual a sua experiência com o Product Hunt?
Aparentemente, algumas pessoas conseguiram ter um resultado positivo ao lançar no Product Hunt, mas é difícil entender bem esse comportamento porque não mencionam exatamente quando lançaram e qual era o produto.
Aqui no TabNews muitas pessoas divulgam produtos em pitchs, e algumas já lançaram simultaneamente aqui e no Product Hunt. Então, se você já teve uma experiência por lá, como foi?