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Depurando o Daigo Parry em Street Fighter III: 3rd Strike

Dá uma olhada nisso aqui:

Final da última partida entre Daigo e Justin

Na semi-final do campeonato de Street Fighter III: 3rd Strike, na Evo 2004, Daigo Umehara e Justin Wong se enfrentaram. O GIF acima mostra o final da partida, que estava empatada 1x1. Você pode assistir as três rodadas dessa partida nesse vídeo.

Justin estava jogando com a Chun-li, e ganhando. Tinha cerca de 1/3 da vida, enquanto que Daigo, de Ken, tinha apenas 1 pixel de vida. Qualquer ataque que ele sofresse, perderia. Isso significa que ele não poderia nem mesmo bloquear um ataque especial (Super Art), pois cada acerto da Super Art daria 1 de dano, o que é chamado de chip damage.

Sabendo disso, o Justin foi para a estratégia mais certeira que poderia ter: usar a Super Art mais forte da Chun-li, o Houyoku-Sen. Esse golpe pode chegar a 17 hits, e para conseguir desviar, o Daigo precisaria começar a desviar antes da animação da Super Art iniciar, ou seja, precisaria prever o movimento.

Houyoku-Sen

Com todas as probabilidades de vencer ao lado do Justin, ele ameaçou atacar algumas vezes, até que usou a Super Art da Chun-li. Com toda a improbabilidade ao lado do Daigo, ele conseguiu usar o parry no momento certo em cada um dos 15 golpes que poderiam acertá-lo, e virou o jogo encaixando três golpes, seguidos pela Super Art Shippu Jinraikyaku.

Shippu Jinraikyaku

Depurando a parte técnica

Como isso tudo foi possível? Vamos por partes.

O jogo Street Fighter III: 3rd Strike foi lançado em 1999 para arcades, em 2000 para o Dream Cast, e em 2004 para o Playstation 2 e Xbox. No momento do campeonato Evo 2004, o jogo ainda não tinha saído para os consoles, então jogaram num arcade "super gun". Isso significa que os jogadores não poderiam levar os próprios controles, que já estavam acostumados a usar, e precisariam usar o controle do arcade, que poderia ser um pouco diferente dos que costumam jogar.

Encontrei alguns detalhes técnicos sobre o jogo num site chamado Kotaku e também no wiki Super Combo.

  • O jogo roda a 60fps.
  • Dependendo das condições, a janela de parry varia entre 6 e 10 frames.
  • Como cada frame dura 16,67ms, isso significa que a janela de parry varia entre 100ms e 166,67ms.
  • Se você demorar muito em um parry, a janela disponível para o próximo será menor, porque existe um intervalo mínimo entre um parry e outro (cooldown) que varia entre 18 e 23 frames (300ms e 383,33ms).

Então, o Daigo iniciou o primeiro parry antes do Justin iniciar a Super Art da Chun-li. Depois, cada parry foi feito no momento certo, na última partida de uma semi-final, com um monte de gente gritando enquanto assistia a partida. Sem pressão.

E não era simples treinar algo específico assim na época. O Justin comentou num vídeo de 2024, 20 anos depois do campeonato, que na época não existia um modo de treinamento.

Para entender melhor como o sistema de parry e a janela de frames funcionam, você pode assistir o vídeo "How to MASTER the Daigo Parry". O John Crofts mostrou como jogar o Street Fighter III: 3rd Strike com um script feito em Lua (veja no GitHub) que mostra as janelas de parry, além de várias outras facilitações para você treinar algo.

Daigo parry com as estatísticas do script Lua


De acordo com o Justin, esse foi um dos momentos mais marcantes dos e-sports. Esse momento foi o motivo pelo qual muitas pessoas entraram nos jogos de luta, e ele recebeu vários depoimentos sobre isso.

O Daigo Parry levou o nome de "Evo Moment #37" pelo Ben Cureton, um dos organizadores do torneio e o principal locutor do ringue. E, se você está curioso sobre "Por que 37?", é simples:

"Ele disse que escolheu um número aleatório e pronto, mas a chave era escolher um número que não fosse de um único dígito", disse Glenn Cravens, que escreveu o livro "Evo Moment 37". "Obviamente, é o destaque nº 1, mas ao escolher um número como 37, isso sinalizaria ao espectador que não estava lá que havia muitos momentos incríveis como o "Daigo parry". Ele queria ter certeza de que as pessoas não perderiam o Evolution 2005 que aconteceria no ano que vem."

Apesar do Daigo Parry levar o Daigo à final, ele terminou o campeonato em segundo lugar. A final do Street Fighter III na Evo 2004 teve os mesmos jogadores, os mesmos personagens e o mesmo resultado da Evo 2003.

Os jogos de antigamente definitivamente eram feitos com muito carinho, pensando em cada detalhe, e proporcionam curiosidades que eu gosto muito de conhecer. Se você se interessou pelo assunto, eu já escrevi outras duas publicações sobre Street Fighter que você pode gostar de ler: A inteligência artificial do Street Fighter II e Curiosidades sobre o Street Fighter II e a placa de arcade CPS-1.

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