DALL·E Party: um laço de iterações entre o DALL·E 3 e o GPT-4 com Vision
Vi um projeto curioso onde uma pessoa resolveu desenvolver um laço de repetição entre o GPT-4 com Vision e o DALL·E 3 para ver até onde algo poderia chegar. O nome do site é DALL·E Party e o custo fica em torno de 10 centavos de dólar por execução (fonte).
O desenvolvedor fez isso em um final de semana, inspirado numa brincadeira chamada translation party, onde um texto é traduzido pelo Google Tradutor entre Inglês e Japonês algumas vezes, e isso faz com que o texto fique diferente, muitas vezes sem sentido e até engraçado. Talvez isso não funcione mais hoje em dia, mas funcionava 15 anos atrás (o artigo é de 2009), quando o Google Tradutor não era tão bom quanto é hoje.
Eu não conhecia o translation party, mas ler sobre isso me fez lembrar do Traduzindo, do canal Castro Brothers, onde eles jogavam uma música no Google Tradutor e mudavam para vários idiomas até voltar ao Português e ver como ficou. De certa forma, o DALL·E Party também lembra a brincadeira "telefone sem fio".
O autor menciona que alguns prompts podem ficar bem "estáveis", enquanto outros mudam completamente. Ele deixou alguns vieses disponíveis para tornar o resultado menos previsível:
- Padrão (default).
- Torne mais engraçado (make it funnier).
- Torne mais esquisito (make it weirder).
- Torne mais extravagante/charmoso (make it more whimsical).
- Substitua tudo por gatos (replace everything with cats).
- Aumente a intensidade dos adjetivos (increase intensity of adjectives).
Além dos vieses acima, é possível criar o seu própiro prompt de viés.
Talvez quem use mais as redes socias já tenha visto algum "meme" onde as pessoas fazem um vídeo de várias iterações de prompt e resposta com o ChatGPT para gerar uma imagem "mais intensa" em algum sentido, o que seria parecido com o último viés que mencionei acima.
Selecionei alguns resultados gerados por outras pessoas que eu mais gostei (clique no link para ver todas as iterações):
Alguns exemplos com menor variação são: Um híbrido futurista de um trem a vapor e uma máquina voadora DaVinci e Chapeuzinho Vermelho encontrando o Lobo Mau em uma floresta escura, hiperrealista.
Achei esse projeto bem diferente dos genéricos que vimos sendo lançado ao longo de 2023 para pegar o hype do ChatGPT, mesmo que não esteja num estado "monetizável".
Além de ser uma brincadeira legal, o projeto mostra como o ChatGPT pode vir a auxiliar na criatividade de alguém — eu, mesmo que poucas vezes, já pedi para o ChatGPT gerar algumas sugestões sobre algo que eu já tinha em mente para me ajudar a elaborar o assunto.
Fonte: https://dalle.party