Executando verificação de segurança...
3

Criando um mundo com GPT

Encontrei no Hacker News um link para um blog post entitulado World building with GPT. Há também um vídeo do autor mostrando o processo de criação.

Achei a publicação muito boa pela forma que foi estruturada, pelos resultados apresentados e por ir de ponta a ponta no processo. A publicação mostra como foram alguns resultados que deram certo, como listas:

Examples of city theme suggestions:

  1. A sci-fi city on Mars with interplanetary trade
  2. A space station orbiting Earth
  3. A Muslim city with a vast bazaar
  4. A magical kingdom with a cursed castle
  5. A pirate-infested Caribbean port city
  6. An Aztec city hidden in a remote jungle

e como isso podia avançar para algo mais estruturado e específico:

In response to “a whimsical factory for magical robots. Give it a fun name and description”:

  • name: The Clockwork Dream factory
  • description: This magical factory is a bustling center of activity where magical robots are assembled and activated for a variety of tasks. Powered by an array of enchantments, the whirring machines churn out a steady supply of dream-like robots that fill the city with a sense of cheerful industry. Acrid smoke rises from the chimneys as the robotic workers tirelessly toil away, overseen by a crew of diligent engineers.
  • floors: 4
  • widthInMeters: 10
  • depthInMeters: 10

até chegar no ponto de geração de imagens com Stable Diffusion, Dall-E 2 ou Midjourney. O exemplo abaixo foi com o Midjourney:

Quatro imagens geradas pelo Midjourney para um output gerado pelo GPT

O autor Ian Bicking compartilha toda a experiência dele e como foi descobrindo o que funcionava bem e o que não funcionava, como o fato do GPT ser "desesperadamente positivo" nas características de personagens.

Os resultados ficaram bem legais, mostram mais uma possiblidade de usar a IA para amplificar a sua criatividade e também viabilizar alguns projetos. Para quem gosta de RPG de mesa, esse exemplo provavelmente é um prato cheio.

Carregando publicação patrocinada...
2

Isso me lembrou uma "brincadeira" que eu tinha com meus amigos, que era criar um mundo totalmente do zero usando a imaginação. A gente pensava a cor do céu, o formato do mundo, os habitantes e várias outras coisas, até criamos um idioma com estruturas gramáticais e palavras próprias. 😅

O nome do mundo era "Spes" (vem do Latim e significa esperança), mas na época ainda não existia Stable Diffusion, Midjourney e nem Dall-E, era puramente imaginação, desenho e edição de imagens.

Uma das primeiras coisas que eu gerei quando conheci o Midjourney, foi exatamente algumas coisas de como eu me lembrava do mundo. Aqui tem algumas fotos que eu gerei e salvei:

Algumas "fotos" de Spes

E tá aí uma curiosidade! Foi daí que surgiu a foto de perfil que eu uso em vários lugares.

1

Essa publicação me fez refletir de novo em jogos que vão criando uma história customizada para você em tempo-real, mas que ao mesmo tempo vão criando um mundo que pode usar coisas que você escreveu nas redes sociais, fotos, vídeos e, dependendo do caminho que a história vai seguindo, pivotar para coisas boas, coisas ruins ou que gerem emoções exclusivas que vão tocar apenas você.

Seria um jogo/mundo infinito e que com certeza fariam as pessoas ficaram instintivamente grudadas nele.