BoringCashCow: Negócios "tediosos" e lucrativos
De vez em quando surge uma publicação no TabNews pedindo ideias de "negócios", seja para empreender ou para ter uma segunda fonte de renda. Muitas vezes a busca vai em direção à algo mirabolante, e o desenvolvedor resolve usar o framework do momento, diversos recursos da AWS, filas e tudo o que der para encaixar. Ah, e claro, tudo isso antes de lançar o produto.
Esta publicação é para mostrar algo na direção contrária. O simples que funciona, que não é sobre as tendências do momento, mas sim demandas mais perenes e simples. Eu apresento o BoringCashCow: uma coletânea de sites, muitas vezes com funcionalidades básicas, mas que geram uma quantia significativa de dinheiro.
BoringCashCow
Na BoringCashCow, abraçamos a simplicidade do mundano para criar negócios lucrativos na Internet. Acreditamos que há beleza na busca direta pelo sucesso financeiro e somos um grupo de indivíduos com ideias semelhantes que se uniram para se concentrar exclusivamente na geração de receita sem as distrações de tecnologias complexas, financiamento de capital de risco ou visões grandiosas para o futuro.
O site é bem simples e não se aprofunda muito nos negoćios que menciona, mas serve para dar uma ideia do que as pessoas estão fazendo por aí, e como estão fazendo.
Existem quatro categorias de conteúdo diferentes:
- Browse: Vários sites com algumas informações: quando começou, modelo de negócios, qual a receita e como cresce ou quantas visualizações o site recebe. São quatro tópicos para cada site, com menos de meia dúzia de palavras por tópico.
- Reports: Um relatório resumido sobre o site que está sendo analisado. Falam sobre o que o site faz, a equipe envolvida, o modelo de negócios, distribuição de tráfego e tecnologias envolvidas.
- Showcases: Aqui, cada "artigo" contém uma lista de sites que trabalham com o mesmo nicho. Informam a receita do site ou por quanto ele foi vendido, e como ou quando o site surgiu. No momento em que escrevo, existem apenas cinco "showcases" diferentes.
- Interviews: Entrevistas com os donos dos negócios. Algumas perguntas com respostas curtas.
Como deve ter percebido, o site é bem direto ao ponto.
Antes de citar alguns exemplos, devo ressaltar para você não se apaixonar. Como tudo é simples e sem floreio, e os valores envolvidos costumam ser altos (altos em dólar), talvez você pense que é fácil demais. Sinceramente? Eu não sei. Não existe dinheiro fácil, então provavelmente você precisará se esforçar por alguns meses ganhando nada ou quase nada, até que o projeto te gere alguma receita.
Agora você já conhece o site e conseguirá se virar lá, mas vou aproveitar para trazer alguns exemplos escolhidos aleatoriamente.
CalculatorSoup
O CalculatorSoup é um daqueles sites utilitários que tem dezenas ou centenas de funções diferentes, que você acessa para fazer algo rápido, mas que possui um texto e várias explicações para melhorar o SEO. Nesse caso, as explicações também servem para ensinar quem quiser aprender o cálculo em questão.
O site não é nada estiloso, mas cumpre seu propósito. Tem calculadora de empréstimo, percentil, gerador de número aleatório, depreciação e várias outras coisas. O site foi criado em 2010, a receita proveniente é de AdSense, estimada em 300 mil dólares no ano, com quase 18 milhões de visitas ao mês. Veja no BoringCashCow.
Jimpl
O Jimpl é um visualizador de dados EXIF (metadados relacionados à uma foto ou vídeo). Como é um site de ferramenta, segue a mesma estratégia de SEO do CalculatorSoup (e de vários outros sites de ferramentas). Um texto grande explicando as funcionalidades e o formato EXIF para posicionar bem nos buscadores.
O site tem muitos anúncios. 750 mil visitas mensais que geram 1000 euros ao mês. Aproximadamente 70% do tráfego é direto, e 25% é pelo Google. Veja o relatório no BoringCashCow (também tem uma entrevista).
StatusGator
O StatusGator é um site diferente dos outros mencionados acima, e tem mais "cara de empresa". É um serviço que ajuda organizações e indivíduos a monitorarem o status de vários serviços online, sites e APIs. Isso é bastante útil e existem vários serviços desse tipo. O modelo de negócios é de assinaturas mensais/anuais, com valores que eu considero "salgados":
O site iniciou em 2015, com o fundador trabalhando sozinho. Em 2018 a equipe era composta pelo fundador e um desenvolvedor amigo, e na data de publicação da entrevista (que eu não encontrei) eram 9 membros.
Em 2018 (três anos após o início) ele ultrapassou a marca de mil dólares de receita mensal, e em 2021 ultrapassou 10 mil dólares. O fundador ainda menciona que "agora somos muitas vezes maiores do que isso e estamos crescendo". Veja a entrevista no BoringCashCow.
Remote Rocketship
O Remote Rocketship é um site de busca de empregos. O site não é tão boring, usa várias tecnologias da moda: Next.js, Tailwind, Supabase e ChatGPT (para extração de dados).
O modelo de negócios é por meio de assinatura, onde os candidatos pagam a assinatura para poderem se candidatar nas vagas. O preço das assinaturas é acessível: 5 dólares por semana, 18 dólares por mês ou 60 dólares por ano. Com isso, a receita mensal recorrente está na casa dos 6 mil dólares, com despesas de 500 dólares, dois quais 300 dólares são por causa do Scraping Bee.
Veja a entrevista no BoringCashCow.
Se você gostou dessa publicação, acredito que também irá gostar da Negócios online de uma pessoa só, onde eu citei alguns tipos de negócios bem diferentes, como um e-commerce ou um site de quiz, mas que todos tem uma coisa em comum: são cuidados por uma única pessoa.
Fonte: https://boringcashcow.com/