Elenquei alguns pontos com base na minha experiência durante a faculdade. A maior parte das coisas eu aproveitei bem, mas claro que é sempre possível aproveitar melhor. Espero que essas reflexões iluminem o caminho de quem estiver na faculdade, ainda que esteja no último ano.
- Decida se você deseja seguir na área acadêmica ou no mercado e foque seus esforços na direção escolhida.
- Não tenha medo de se desafiar. Cada um tem a sua realidade, mas tente adiantar disciplinas quando possível.
- Não deixe o estágio para o último semestre, muitas empresas preferem ter o estagiário por um ano (e possivelmente efetivá-lo depois).
- Estude, não pegue DP e não reprove em uma disciplina. Pode parecer quase impossível a depender da sua dificuldade com o assunto e o professor, mas reprovar pode te atrasar em até um ano.
- Faça mais do que é pedido. Isso te ajudará a aprender mais. Isso serve para os estudos, trabalho e qualquer outro aspecto da sua vida pessoal.
- Procure boas experiências de networking e conexões. Você não precisa "fazer networking para criar um negócio" ou "para achar um emprego mais fácil", mas sim conhecer coisas novas. Frequente as palestras que sua faculdade disponibiliza, eventos, hackathon, entre numa Empresa Júnior e avalie qualquer outra coisa que faça sentido para sua carreira.
- Faça disciplinas eletivas. A faculdade geralmente exige X horas de disciplinas eletivas, mas isso também te ajuda a descobrir coisas que você não descobriria de outra forma. Eu aprendi várias assuntos diferentes em disciplinas eletivas: Python, análise e visualização de dados, computação gráfica e outras coisas. Conhecer esses assuntos me ajudaram a escolher o TCC na área que mais me agradava.
- Caso queira seguir no mercado de trabalho, participe de bootcamps e outros eventos de empresas. Empresas médias/grandes têm bons olhos para estudantes, e muitas vezes você conseguirá participar de algo de graça ou terá oportunidades que só existem (ou são maiores) para quem está numa faculdade.
- Caso queira seguir na área acadêmica, faça iniciação científica e TCC, e tente expô-los em alguma conferência ou revista científica. Nesse ponto, seu orientador poderá te guiar melhor, mas é bom ter em mente que isso é possível. Eu apresentei meu TCC numa conferência e foi uma experiência bem legal, mesmo preferindo seguir no mercado de trabalho.