Profissão: Engenheiro de Dados
Aqui no Tabnews, a imensa maioria dos posts são voltados para a área de desenvolvimento de softwares, fala-se muito de desenvolvimento web, mobile, front-end, back-end, etc. No entanto, vejo pouco sobre a área de dados. Pensando nisso, decidi fazer uma série de posts baseado em um career path sobre uma das profissões que eu acho mais interessante nessa área: a de engenheiro de dados.
Primeiramente: O que faz um engenheiro de dados?
Um engenheiro de dados é a pessoa que se concentra em como armazenar, processar e extrair insights de grandes quantidades de dados. Esse profissional trabalha na coleta, integração e análise de dados para informar decisões comerciais e outras iniciativas.
É comum também que cumpra o papel de desenhar e construir sistemas de armazenamento de dados escaláveis e confiáveis, atuando também no auxílio para a implementação de soluções de inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Cientista de Dados x Engenheiro de Dados
É comum as pessoas confundirem os três papéis principais da área de dados (sendo eles: analista, cientista e engenheiro de dados), para esse post, focarei nos dois últimos.
Assim como o analista, um cientista de dados é responsável por analisar grandes quantidades de dados e extrair insights valiosos para informar decisões de negócios. Uma das principais características dos cientistas de dados é que esses profissionais têm fortes habilidades analíticas e são fluentes em estatística, algoritmos de aprendizado de máquina e visualização de dados.
Já um engenheiro de dados é responsável por construir e manter o sistema de armazenamento e processamento de dados para suportar as necessidades de análise dos cientistas de dados. Seus conhecimentos, geralmente, são voltados para programação, banco de dados e sistemas distribuídos.
Resumindo...
Podemos sintetizar concluindo que enquanto o cientista de dados é responsável por analisar dados, fazer predições e tomar decisões com base nas informações obtidas, o engenheiro de dados é responsável por construir e manter o sistema de tecnologia de dados que suporta essas análises.
Espero que esse post te ajude a entender um pouco mais do que um engenheiro de dados faz e sua diferença para os outros profissionais da área de dados.