Aaron Swartz.
Infelizmente não tem o reconhecimento que deveria. Além de ter sido um grande programador, foi um dos maiores ativistas pela democratização do conhecimento na web e por uma internet mais livre (o que veio a custar sua própria vida).
A biografia de Swartz é interessantíssima e inspiradora, definitivamente vale a pena dar uma pesquisada sobre a história dele e seu legado.
Inclusive, aqui no Brasil foi criado um instituto chamado Instituto Aaron Swartz, cujo um dos principais objetivos é "promover oportunidades de aprendizado sobre programação e o acesso à tecnologia e à informação", recomendo também dar uma conferida nessa iniciativa!
Por coincidência, meu documentário favorito é "O menino da internet". Conheci a história do Aaron através de um vídeo feito pelo Átila do canal Nerdologia sobre hackers. Depois disso, fiquei completamente mais apaixonado tanto pela tecnologia quanto pela história do Aaron e não sei porque eu não coloquei o Aaron na lista já que ele foi bastante importante no meu aprendizado.
Mas acredito que a história do Aaron é uma história que deve ser visto por todos, sejam programadores ou não. O Aaron fez bastante coisas pela programação quanto pelo acesso a democratização do conhecimento. Acho bastante injusto o estopim que causou a morte dele, já que o que ele mais queria era que todas as pessoas tivessem acesso ao conhecimento, o conhecimento deveria ser gratuito e acessado por todos.