Bom, vou responder curto, mas se quiser, posso expandir em tópicos específicos se você quiser.
1..
Eu nunca gostei muito desta obsessão por Sprints, mas, em geral, se o escopo muda com regularidade, então o sprint tem que ser menor. Mesmo que seja um Sprint de dois ou três dias. Na minha opinião, esta ideia de Sprint está defasada e ainda se baseia nos tempos do passado onde tínhamos grandes releases. Hoje em dia, eu defendo que não tenhamos sprints e, quando uma funcionalidade estiver pronta, então que seja enviada para produção sem acumular em um Sprint.
2..
Aqui é um problema de equipe de produto. Por essa descrição, parece que o time de produto não sabe o que fazer ao certo. Ou tem ideias controversas. Aqui não tem jeito, tem que ter um bom time de produto liderando o produto. Incertezas sempre vão existir, se preciso, adicionar o time de desenvolvimento mais cedo pode ajudar ajudar nas idéias do produto, mas nem sempre essa estratégia ajuda. A realidade é que pessoas boas de produto são raras de encontrar.
3..
Aqui é um problema de gestão, depende de empresa para empresa. Mas, pela sua descrição, me passa a impressão que a gestão fica tentando copiar os modelos de outras empresas. Ao invés disso, seria melhor tentar encontrar o modelo único e específico que funciona para a empresa de vocês.
4..
Acontece comigo com muita frequência e, infelizmente, sinaliza que o gerenciamento tem uma visão muito rasa do que as métricas do Scrum (estou dizendo Scrum porque você usou os termos do Scrum, então estou assumindo que você se refere ao Scrum) significam.