Eu passei e ainda passo por algo semelhante, e infelizmente é algo bastante comum. A verdade é que quando a liderança não valoriza a qualidade do código, é algo difícil de mudar.
Eu tive sucesso parcial quando conseguia quantificar e atribuir um valor quando a qualidade era baixa. Por exemplo, mostrei o tempo e dinheiro que perdíamos com nosso processo manual de deployment e quanto poderíamos economizar automatizando os processos, além de estimar quanto tempo isso levaria. Fiz o mesmo ao mostrar como testes em uma área crucial do sistema poderiam economizar tempo e dinheiro.
Além disso, mudei minha mentalidade. De agora em diante, escrevo meus testes, estabeleço prazos realistas, documento o que faço e, mais importante, mostro o que faço (o famoso marketing) sem me importar com os outros. Algumas vezes, cheguei a gravar vídeos dos meus testes automatizados para apresentar em reuniões.
Isso me deu uma reputação de alguém que leva um pouco mais de tempo, mas que entrega com qualidade. Até percebi que alguns gestores preferem atribuir esse tipo de trabalho mais crítico para mim.
Sei que minha resposta não é muito motivadora, mas é verdadeira.