Executando verificação de segurança...
1

Me dê motivos para não abandonar a faculdade

Contexto: Tenho 18 anos, estudo computação e desenvolvimento desde os 15 anos e me formei em um curso técnico integrado ao Ensino Médio em um Instituto Federal.

Atualmente, curso Gestão da Informação (uma área correlata de computação) em uma universidade federal prestigiada na minha região. Atualmente, estou passando por uma grande quantidade de situações que estão me deixando cada vez menos motivado a continuar minha faculdade. Aí está uma lista:

  • Minha faculdade estava em greve, e, mesmo após o fim dela, nossas aulas ainda não voltaram (e não tem previsão de voltar)
  • Minha faculdade tem o calendário completamente bagunçado (pra ter uma noção, nosso semestre começou no dia 20 de MAIO)
  • Já trabalho como Jr. Software Engineer em uma empresa brasileiro-americana e ganho muito bem
  • Meu curso é presencial e (desnecessariamente) integral, o que atrapalha minha rotina de trabalho
  • Minha cidade é bem perigosa, não me sinto seguro andando aqui, minha namorada já relatou estar sendo perseguida algumas vezes, já vi roubos a mão armada na minha frente enquanto estava indo para a faculdade e para a autoescola, e eu levo meu notebook para o campus, se ele for roubado, nem imagino o que poderia acontecer
  • Recentemente, tenho enfrentado complicações com a minha ansiedade, que vem ficando cada vez mais atacada, e não consigo encontrar um horário para frequentar um psicólogo, pois todos os horários não batem com a minha rotina da faculdade.
  • Consigo aprender bastante sozinho. Recentemente, venho estudado engenharia de software por meio de livros e aplicando elas em experiências práticas no meu trabalho, algo que eu só veria no 6º período da faculdade
  • Não estou nada satisfeito com minha residência atual, só estou aqui pois é um local próximo a universidade, sendo que minhas condições financeiras me permitiriam estar em um lugar muito melhor

Talvez, seja só o momento que realmente não seja adequado para fazer faculdade. Estava pensando em abandonar o curso e, no futuro, fazer uma graduação em Engenharia de Software em alguma PUC.

Carregando publicação patrocinada...
3
3

Bom, pelo que vi, você não está aproveitando nada da sua universidade, então não tem o pq continuar. Agora, entre fazer engenharia de Software numa PUC e permanecer na sua universidade, uma universidade federal proporciona muito mais do que qualquer particular.

Se o seu curso exige de você (e eu sei que exige bastante), exija bastante da universidade. Seja chato com seus professores, pergunte tudo, finja que eles são o Google. Se permanecer apenas com as aulas, não ganhará conhecimento algum. Adquira conhecimento profundo as custas dos seus professores, estude além daquilo que aprende em aula e questione ao máximo que puder para entender tudo.

Aproveite a biblioteca da sua universidade, não os livros, mas os artigos e periódicos. Livros geralmente são defasados, por isso não são a melhor coisa para se atualizar, então leia artigos. Aprenda sobre o que a sua universidade está produzindo cientificamente, pois isso é conhecimento novo.

Talvez muito do que irá aprender na universidade naão será util diretamente para você no mercado de trabalho. Mas não se guie por isso, pois o que realmente vai te dar dinheiro é um conhecimento ínfimo perto do que é a computação. Pode ser que futuramente o mercado esteja ainda mais exigente com conhecimentos de base, ou então o que é pesquisado pela sua universidade hoje no futuro seja a tecnologia do momento. Universidade é um local de ensino, produção de conhecimento e aplicação, se deixar algum desses aspectos de lado terá uma formação precária.

2

Você está um pouco confuso.
Vou dar algumas soluções aqui se vão servir ou não ai é com você!

Outra coisa qualquer conselho que leia aqui será TOTALMENTE SUERFICIAL afinal de contas e vida é sua e somente você vai LIDAR COM AS CONSEQUÊNCIAS DAS ESCOLHAS QUE FIZER.

Primera coisa procure um Psicologo que faça uma atendimento fora dentro da sua agenda, se não está achando é porque quer pagar pouco( você falou que ganha bem então não reclama), se não der pega um que atenda online rapaz internet não ficou só para rede social não.

Se tu ganha bem, vai para faculdade de Uber já que tem medo de ser assaltado, ou então fecha uma taxi particular com alguns colegas. É simples, chama alguns colegas que também tem receio de ser assaltado, encontre alguém conhecido que tenha carro, faça a proposta dele ir deixar e buscar vocês na faculdade( afinal você ganha bem) e a faculdade será somente por um tempo logo ela acaba ai tu vai colher mais alguns frutos dela.

Pode encontrar também um colega que tenha carro ai você pode falar com ele de ajudar na gasolina e ele te busca de deixa em casa.

Se carro não der tenta Uber Moto pode ser perigoso, mas é uma alternativa.

A outra alternavia para transporte se tu tiver habilitação de moto pode ver como é que aluga uma moto pelo Mottu.

A outra alternativa para o medo de ser assaltado é não andar com o Laptop, vai com uma pendrive bootavel do linux e usa os PCs da faculdade mesmo, a final não deve ter muita coisa la para usar que justifique você levar o seu Laptop.

E em ultimo se não der para você porque não está legal, pode trancar esse semestre e tentar no proximo.

Qualquer uma das alternativas ai é muito superficial porque eu não vou sofrer nenhuma consequências você sim vai ter que lidar com suas escolhas.

1

Motivo para não largar:
Ter um diploma de uma universidade federal prestigiada pode abrir muitas portas para você no futuro. Embora você já tenha um bom emprego, ter uma graduação pode oferecer maior estabilidade e oportunidades no longo prazo.

Motivo para largar:
Faculdade é uma bosta, mas nunca pare de estudar

1
1

Eu sugiro terminar a faculdade, independente aonde (privado, público, online). Esse certificado abre caminho para trabalhar no exterior, e é obrigatório para conseguir o visto como trabalhador qualificado.

Em questão de aprendizado, tudo depende do esforço do aluno, pode simplesmente copiar tudo da internet, ou tentar fazer por si só.

1

vou respodender para voce o que disse para minha mulher, ela é professora na epoca com curso de magisterio e eduacação artistica na são judas, com 20 anos de trabalho, por causa de uma resolução do governo que obrigava a ter curso superior de pedagogia começou a fazer a faculdade quando estava no fim do segundo ano, retiraram a obrigatoriedade, ela cançada queria desistir, faltava um ano apenas, eu disse voce ja começou esta no meio para o fim, agora termine senão e perda de dinheiro e tempo, pode ser que la na frente te ajude. o governo foi e retornou a obirgatoriedade lodo depois, ai ela ja havia concluido. e o mesmo conselho que te dou continue. vai ser uma certificação a mais no seu curriculum. grande abraço

1

Olhando pra "Fila do Pão" vc encontra centenas, mas na hora de escolher para dar atenção ficam dois critérios, network e referencia de onde adquiriu conhecimento. Isso é tudo? Claro que não, mas no lugar dos caçadores de talentos ajuda bastante. Ser recomendado hoje até tem um valor maior ainda. Se teu padrinho for um desses que tem reconhecimento então. Acaba que nessas Universidades reconhecidas sempre tem quem reconheça valor. No final das contas nem é te convencer, talvez você ainda não tenha notado algumas vantagens. Claro que tem uma porcentagem grande que depende de você. E se já trilhou uma parte da jornada, cumpra. E parta para a próxima. PUC é excelente, mas pode não ser tudo o que espera.

1

Meu querido,
Infelizmente, enfrento o mesmo dilema. Nas universidades federais do Brasil, há uma tendência de priorizar a formação acadêmica em detrimento da experiência profissional. Embora não seja uma regra absoluta, muitas vezes a ênfase está em preparar os alunos para seguir carreiras acadêmicas, em vez de ingressar no setor privado.

Se você está estudando e trabalhando em uma universidade federal, a jornada pode ser ainda mais desafiadora. Minha sugestão é ponderar cuidadosamente as opções. Às vezes, uma instituição privada ou o ensino a distância (EAD) podem oferecer um alívio considerável em relação às demandas simultâneas de estudo e trabalho.

fé 🙏

1

Salve amigo.

Você parece ter a mente bastante clara quanto aos pontos altos e baixos do seu curso e universidade de hoje.

As questões que vocẽ listou são complicadas mesmo, faz muito sentido querer "abandonar" a faculdade agora. Mas, como você falou, de certa forma, não acho que seja abandonar os estudos, talvez só não seja o momento e a forma ideal de fazer a sua educação superior.

No seu lugar, eu saíria da faculdade por agora mesmo e buscaria voltar pra educação superior mais tarde, por meio de algum curso e modalidade de ensino mais satisfatórios.

Pense também pelo lado bom: é ótimo que você já esteja empregado, com uma carreira em andamento e ganhando bem. Com 18 anos ainda por cima. Acho que hoje você tem a chance de parar, respirar e tomar um tempo pra si, podendo seguir sem a faculdade por um tempo e "começar de novo" posteriormente. Aproveite.

Abraço.