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Boas práticas ao criar APIs REST

Porque utilizar boas práticas?

Para desenvolver uma API REST é necessário saber de algumas boas práticas que podem tornar o processo de desenvolvimento mais rápido, organizado e de fácil implementação. Afinal, utilizar más práticas pode aumentar a complexidade e atrasar o desenvolvimento do projeto, além de comprometer a qualidade do seu backend.

Boas práticas que devem ser incluídas ao desenvolver um projeto de API REST

  • Verificar a entrada de dados e fazer os tratamentos necessários antes de cadastrá-los em alguma base de dados, isso inclui a cryptografia de senhas e dados sensíveis dos usuários;
  • Fazer o tratamento de todas os possíveis exceções que podem ocorrer dentro da aplicação;
  • Utilizar os métodos de requisição HTTP da forma correta. Para saber mais clique aqui.
  • Retornar no objeto JSON/XML apenas com os dados que serão utilizados pelo frontend
  • No caso de APIs privadas. Usar chaves de acesso para autenticar os usuários para evitar invasões e exposição de dados.
  • Escrever a documentação da API para auxiliar o usuário

(^-^)

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Em complementação ao tratamento de todas as possíveis excessões, é altamente recomendado dar um feedback para o desenvolvedor do resultado final da requisição:
2xx (Sucesso);
4xx (Erro do lado do cliente);
5xx (Erro no servidor);
Dentre outros.

Em conjunto com o código de status HTTP é essencial compor o retorno de uma situação de erro com um corpo em formato JSON pré-definido e uma mensagem descrevendo precisamente a causa da exceção.

#RUIM
{
"error": "Um erro ocorreu",
"message": "Um erro ocorreu"
}

#BOM
{
"error": "Nao encontrado",
"message": "O produto com ID 217 não foi encontrado"
}