Executando verificação de segurança...
43

Eu Sou Programador aos 30

🖖 - Olá, sou Henrique Soto, level 31 nos níveis da vida, Novo Eterno estudante da área da tecnologia desde o dia 1º de janeiro de 2022, pois queria começar o ano com um novo objetivo, uma meta de vida e quem sabe um novo proposito.

🤩 - inicio de um sonho e super motivação 01/01/2022 a 16/01/2022

Criei meu canal no Youtube no dia 09/01/2022 (no meu aniversário), https://www.youtube.com/programadoraos30, porque achei que seria fácil e postar toda a semana(faustão gritando: ERROOOOOOU!). {praticamente desisti de postar coisa lá, não tenho tempo para editar, mas tem algumas entrevistas bacanas.}

Estudava 2 horas todos os dias, HTML e CSS(achando que era linguagem), trabalhava das 7:30 as 18:00 como projetista mecânico, chegava em casa, tomava banho, comia e ia estudar. Nos finais de semana, estudava quase que todo o tempo que tinha.

😰 - Primeiro Problema e um novo recomeço - 17/01/2022 a 03/03/2022

Tive um término de relacionamento que havia durado 6 anos, que me fez refazer e remontar a minha vida toda, sai da minha zona de conforto total, sai da cidade e do emprego de projetista mecânico(que eu não via hora de sair da área) e voltei para casa da minha mãe, só com seguro desemprego, dividas da mudança e um sonho que não podia morrer.

😵 - Limbo, procrastinação e saúde mental um lixo - 04/03/2022 a 18/04/2022

Comecei então uma jornada um pouco mais intensa de estudos por dia, lá por maio, de 8h, 10h, 12h e às vezes até 16h. (tive apoio da minhã mãe, se não, não conseguiria)

Comecei a ter crises de ansiedade, depressão, síndrome do impostor. Exaustão mental e uma vontade IMENSA de desistir.

Falando com amigos que já estavam na área, me aconselharam as fazer exercícios, criar uma rotina, sair um pouco da toca, procurar ajuda medica e quem sabe abrir Lives de estudo.

😎 - Live do programador Aos 30 e a primeira oportunidade DEV - 19/04/2022 - 28/06/2022

Iniciei as Lives do programador aos 30, algo que me encantou, não precisava editar, era só falar com a galera, comecei a conhecer pessoas incríveis e ganhar muito seguidores.
https://www.twitch.tv/programadoraos30

Estudava de manhã das 9h as 12h e fazia Lives das 14 as 22h(às vezes até a meia-noite) estudando e conversando com a galera, isso foi me curando da depressão e da ansiedade, mas começaram a aparecer outros problemas, o lindo e maravilhoso TDAH, Síndrome do impostor e Medo de deletar código(vou falar mais disso numa nova postagem).

Iniciei estudando VUE.js depois do JS, porque tinha visto uma vaga e havia sido selecionado para fazer o teste, vi que não ia conseguir entregar a tempo e estudar, então acabei desistindo da vaga(síndrome do impostor pegando fogo), e iniciei os estudos em REACT.JS apos uma mentoria com um Dev Tech Lead

Me inscrevia a umas 20 a 30 vagas por dia, LinkedIn, Thor, Infojobs... até que apareceu uma vaga de Front-End junior, na Cria(spoiler: trabalho lá hoje).

Fiz apenas uma entrevista de Softskills e alinhamento de perfil com a empresa, sem testes e nem nada, pois já tinham visto minhas Lives e meu Github. E PASSEI

Thiago Nigro TAVA MEIO certo. Meio MESMO... 💸

segue essa dica:
A primeira vaga, não precisa pagar bem, ser home office e tu dominar todas as tecnologias.

Ela só precisa ser um ambiente Bom para aprender e compartilhar conhecimento, o resto vem com o tempo.

🎉 primeiro dia no trabalho (AGORA FERROU!) - 29/06/2022 a diante

Essa segunda parte, eu vou escrever ainda, agora ta tarde e tenho que fazer meu DUOLINGO, se não ele vai sequestrar minha vó(é verdade esse bilhete)

Até mais e se tu leu até aqui, me da um Alô na minha Live na twitch de segunda a sexta das 20:30 as 22:00

Carregando publicação patrocinada...
3

Começando no Desenvolvimento WEB

Primeiramente parabéns pela sua dedicação e disciplina para mudar de área. Não é algo fácil nem confortável. Tinha um texto todo digitado, mas acabei perdendo. Vou tentar resumir abaixo.

Para começar na área de desenvolvimento WEB, recomendo os seguintes passos iniciais:

  • Videos no youtube sobre o tópico (a nível bem introdutório).
  • Depois comece a estudar o básico de HTML e CSS (como você fez).
  • Crie uma página local simples, no estilo de um formulário (sem o submit). Coloque seu formulário para receber diferentes tipos de dados (texto, senha, email, arquivos e fotos, etc).
  • Após isso, dê uma olhadinha no bootstrap pra deixar sua página mais bonita e responsiva (isto é, funciona bem em qualquer tamanho de tela).

Passado essa fase inicial, está na hora de estudar um pouco sobre Fronted vs Backend (infraestrutura pode ficar pra depois - se tiver interesse em desenvolvimento mobile, da uma olhadinha no Flutter).

Para frontend, pesquisa sobre javascript. Para backend, recomendo fortemente o python. Comece fazendo códigos simples seguindo tutoriais na internet.

  • Gostou mais do javascript? Pesquise sobre seus principais frameworks (react, vue, angular, etc.)
  • Gostou mais de python? Da uma olhada no Django, FastAPI e Flask.

Após isso, entra na página do framework que você mais gostou, e comece a desenvolver o tutorial inicial de primeira aplicação (por exemplo, aqui segue a do Django 4.1). Nessa etapa, várias dúvidas podem surgir. Mas a ideia agora é só se familiarizar com o framework e a documentação.

Terminado essa parte, recomendo então fazer algum curso na Udemy - existem muitos cursos do zero ao avançado. Esse de Django pede um pouco de experiência básica em Python, mas acredito que seja bem iniciante.

Por fim, comece a criar sistemas simples para você realmente colocar o que aprendeu em prática. Crie um sistema de catálogo de filmes/livros que você tem; Uma agenda telefônica com contatos; Uma tabela de controle de gastos mensais. Vai ser nessa parte de desenvolvimento que você terá a maior quantidade de dúvidas. E será na busca pela resolução delas que você irá aprender cada vez mais. E lembre-se, para cada novo projeto, suba-os no github (só cuidado para não deixar chaves privadas e dados pessoais no repositório, pois eles são públicos e qualquer um tem acesso). Vai ser muito legal voltar neles depois de um tempo e ver como você evoluiu. :)

3
2
1
1
1

Me formei com 22 anos, trabalhei ate os 30 ai fiquei uns 7 anos fora da area, voltei aos 38 como tudo diferente. E atualmente estou bem colocado no mercado. Nao e somente conhecimento tecnico mas sim a maturidade. O que me ajuda muito eh a experiencia em diversas situacoes que ja passei. Hoje tenho calma e uma visao mais ampla para resolver problemas. Desenvolver eh resolver problemas de um negocio especifico e essa maturidade ajuda muito ..

2

Estamos em pontos parecidos, aos 30 decidi mudar de vida e deixar um cargo no Estado como concursado para trás e seguir rumo ao desconhecido mundo da programação. Me organizei e comecei os estudo, do zero mesmo, escolhi Javascript, pois vi que era uma boa forma de entrar rápido no mercado.
Um ano de preparação, larguei o trampo, me organizei financeiramente com o apoio da minha esposa, e agora estou procurando minha primeira vaga, ainda cheio de medo mas com muita vontade de dar esse próximo passo.
Vamos em frente que o sucesso nos aguarda.

2

Estou me esforçando aos 35 com 3 filhos e uma rotina exaustiva em suporte técnico. Estudo no caminho pro trabalho ou quando as "crias" dormem. Tem sido difícil, mas histórias como a sua me motivam a não desistir.

2

seja bem vindo meu amigo. Quem tem mãe tem tudo, eu no último semestre da faculdade estava querendo desistir, mesmo tendo feito já escola técnica de programação. Me bateu vontade de desistir. Ela também me ajudou a passar essa barra. A idéia é essa mesmo, no começo precisa ter ambiente bom e te proporcionar aprendizado. Parabéns pela força de vontade

2

É interessante ver como cada contexto tem a sua dificuldade.

Nos dia atuais o mundo está tão acelerado que o desafio maior é focar.
Graças ao smartphone somos bombardeados de informações (boas e ruins) durante todo o dia, isso não acontecia com tanta facilidade a 20 anos atrás.

Sim, comecei a estudar programação a 20 anos atrás. Nesta época, lá em Macapá/AP era dificil encontrar alguém que tivesse computador (pois era uma coisa cara para se ter).

Consegui ter acesso ao computador da biblioteca de uma escola que eu fazia curso (mecânica geral) pela manhã. Eu gastava as horas entre o intervalo das aulas da manhã e as aulas da tarde (desenho artístico). Por vezes nem almoçava. Mas tinha curiosidade por esse mundo.

Gastava horas tentando perceber (sem tutoria alguma) o que era o tal do HTML, um mundo desconhecido pra mim que nem racionalizava se daria futuro ou não. Depois passei a ver os códigos-fontes de páginas de internet e então tive contato com javascript, outro universo ainda maior. E em seguida CSS.

Lembro que eu escrevia páginas em HTML no meu caderno, e sabia oq cada TAG fazia.

Era muito louco!

Ao longo desses 20 anos este interesse por desenvolvimento se aqueceu e esfriou por diversas vezes. Mas independente disso me trouxe até aqui.

Não sei o que é estar no topo mas comemoro cada conquista.
Hoje moro em Portugal e sou consultor de uma grande empresa de outsourcing. E isso tudo graças ao caminho que trilhei.

Posso tentar resumir essa hirtória dizendo:

  • foque na jornada e viva intensamente cada momento
  • toda jornada nos agrega experiência
  • aceite que todos tiveram alguma dificuldade, isso varia a cada contexto
  • aceite que você tem dificuldades e tente trabalhar cada uma
  • não desanime pois se tentar há mais chance de chegar lá
1
2

Cara, sempre vou repetir isso pra ti, tu é foda! Parabéns pela volta que tu deu na tua vida, e pelo teu empenho em fazer a diferença 👏. Só o começo de coisas incrível que estão por vir! Ainda contribuirá muito a comunidade dev. Honra de poder ter participado um pouquinho dessa tua história.

1
2

Cheguei aqui pelo canal do Dechamps e nossa, que empolgante encontrar essa proposta incrívelmente "simples" e necessária nos dias de hoje. Conteúdo puro e motivador que te leva pra frente. E achar essa postagem logo na primeira visita, foi sensacional. Também tenho meus 31 anos, num mesmo emprego na área da aviação por 11 anos, sou casado e tenho 2 filhos, ou seja, é conta pra todo lado. Mas desde dos meus 17 anos com esse sonho de me tornar um desenvolvedor. Depois de vários anos esse sonho ressuscitou e estudo já a dois anos numa fome incontrolável pra aprender mais, porém senpre vêm aqueles questionamentos: "poxa, to começando tarde, não vou ter oportunidade" ou "Trocar de profissão nessa altura do campionato?" ou ainda, "preciso ganhar dinheiro com isso logo, o que eu faço?" e por ai vai...

Vendo esse post me deu uma motivação tão grande de continuar que você não faz idéia! Muito obrigado e parabéns por nos lembrar do poder que tem compartilhar algo simples, mas humano e motivador.

Parabéns a toda galera envolvida nesse projeto do tabnews, sinto que aqui vai ser minha nova casa.

1

que massa esse teu comentario, nunca é tarde para começar, tem pessoas no canal do discord, fazendo a transição com 40, 50 anos. é louco, mas da certo sim.

Seja bem vindo.

1
1
2
2

Muito maneiro ler a sua história, me identifico em certos pontos. Eu sempre tive interesse em programação, mas sempre fui muito desistimulado por todos. Por fim, depois de ter me graduado em outra área, resolvi voltar aos 27 anos pra cá(em 2020), por motivos pessoais e financeiros tambem.

Depois de pouco mais de um ano estudando, consegui um emprego por indicação de um amigo em uma empresa gringa que ele trabalhava. Comecei como QA bem básico, depois com pequenas tarefas frontend. Só o que você disse é tudo: nada como um ambiente de trabalho saudável. Meu amigo se mudou de empresa, o ambiente (que ja era tóxico) piorou e resolvi sair tem um mês, mesmo recebendo em libra e como um bom salário pra um júnior.

Agora to quase dois meses desempregado, com contas pra pagar, porém estudando e programando todo dia. Me candidatando as vagas e tentando. Mesmo com uma "experiência" prévia de quase dois anos, não tá fácil. Uma hora, uma porta vai abrir. Não posso parar.

Obrigado pelo seu depoimento!

1
2

Que post maravilhoooooooso. Obrigado por compartilhar, meu caro, o quentinho que deu no coração não tem preço viu.
Te vejo na live!

1

Verdade, dá até uma motivação a mais para seguir em frente, mesmo com todos os desafios!

@programadoraos30 - te seguindo, quero acompanhar sua jornada (sempre que der tempo!)

2

Acabei de ver o vídeo do Dechamps sobre o tabnews saí correndo pra cá, daí dou de cara com esse texto logo no início da página... como explicar essas coisas???

Cara, tenho 36 anos e estou começando agora na programação. Na verdade já tentei a faculdade de Sistemas umas duas vezes antes, mas por várias circustâncias não consegui terminar.

Minha vida profissional foi tomando um rumo bem diferente daquilo que eu realmente queria, na verdade posso dizer que fui deixando a "vida me levar" e simplesmente fui respondendo aos acontecimentos.

No final das contas me formei em História, mas nunca atuei como professor, fiz uma pós graduação em Gestão da Qualidade, que é a área que tenho atuado nos últimos 11 anos, e trabalho na área de Construção de pesada, como Termoelétrica, gasadutos, etc e tal.

Por conta da natureza do meu trabalho tenho que ficar longe da família. Nesse momento, por exemplo, estou em Marianna (MG) e minha família está em Marataízes (ES). Pelo menos dessa vez estou mais perto, antes estava no Pará.

Por isso decidi que esse ano seria totalmente diferente para mim, que eu tomaria as rédeas da minha vida nas mãos, que eu seria o verdadeiro protagonista dela e a conduziria na direção em que desejo.

E a programação foi o caminho escolhido para isso, principalmente por me possibilizar estar mais próximo da família.

Pra fazer esse caminho de modo mais "curto e suave" comecei a pesquisar sobre a área de Qualidade de Software, afinal é uma área em que já atuo e tenho uma certa experiência.

Vi que é totalmente possível realizar essa transição de carreira, mesmo aos 36 anos de idade.

É fácil? Não, não é!

Mas estou focado no objetivo principal e no porque decidi seguir esse caminho, MINHA FAMÍLIA!

Obrigado por compartilhar sua história com a gente. Espero, em breve, também poder compartilhar com vocês aquilo que alcancei.

1

Parabens por conseguir essa vaga, isso é fruto do seu esforço e dedicação. Minha maior dificuldade nos estudos de programação é a disciplina, um dia to muito inspirado e no outro n quero nem ver uma linha de codigo que ja me da dor de cabeça.

2

Que massa cara, eu também estou iniciando na programação aos 32 anos em 2023!!! ainda estou muito perdido mas com cursos e videos minha mente se abriu muito, o problema é a procrastinação que pega de jeito tem hora, e também não tenho diagnóstico mas sinto que tenho TDAH por que é muito difícil focar, as vezes passo o dia inteiro dizendo que vou estudar e acabo não fazendo absolutamente NADA! é tenso ser assim, mas vou conseguir, estou tentando vaga em alguns estágios e espero muito poder sair do emprego de Auxiliar de produção, to cansado de trabalhar pra ganhar uma merreca, boa sorte pra nós.

2

voce consegue mano nao desista, tambem to na jornada, e nao to parando nem um dia sequer sei que cada caso é um caso mais se vc ta ai é pq se consegue, to focando no C# da unity
sei que tem mais linguas f# C++ nao entendo muito, mais nao vamo desisitr

2

É isso ai mano, o mundo da programação é muito abrangente mas não podemos desistir, focar em uma linguagem e ficar bom nela, e no meio tempo se aplicando pra estádio, vai que uma hora dá certo e vc começa a ter experiência em uma empresa, boa sorte pra nós.

1

Seja bem vindo a vida de DeV, eu comecei em 2020, sou praticamente um Dv Jr , sinto que nao evolui nada esses anos ... Mas me disseram que é assim mesmo. Sigo tentando e tb tive uma otima oportunidade de trabalho. Agora é a vida que segue.

1

Como assim sente que não evoluiu, cara? você está aonde muitos queriam. A experiência que você
adquiriu ate aqui foi uma evolução. Talvez você não tenha identificado em qual area precisa evoluir mais, seja criterioso no que diz respeito ao que você ja aprendeu e o que ainda falta, ai sim viu, você vai ver sua evolução!

1

Feliz com tua vitória e ter compartilhado, é uma boa referencia do processo, da dor até aprender a conviver e finalmente começar a jornada. Obrigado demais, estou na mesma jornada!

1

Parabéns, Henrique.
Depoimento inspirador.
O sacrifício que você fez e as abdicações nunca saem de graça, pois alguma hora pagamos essa conta, nem que seja com nossa saúde mental.
Sua coragem e vontade de mudar falaram mais alto.

1
1
1
1
1
1

Caraca mano que fooooda na moral. Meus parabéns. Vou acompanhar sim pois to na mesma pegada e tenho TAG e essa semana entrei no modo muito inseguro, sindrome do impostor, pensando em trancar faculdade e por ai vai (não vou fazer nada disso pois sei que é minha ansiedade tentando criar mecanismos de proteção) mas tá foda desde meio da semana passada pra essa.

1

Vai ser muito bem vindo, a galera toda lá na comunidade se apoia e busca ajudar nesses quesitos, é muito mais que programação, tem que ter um psicologico bom para aguentar a pressão externa e interna.

1

Muito interessante sua história meu amigo, eu conhecia o seu trabalho na Twitch, te encontrei depois que fui navegando pela categoria de Desenvolvimento. Achei muito legal o tema do seu canal e me identifiquei porquê também passei dos 30 e sinto que estou caminhando ainda nessa área. Te desejo tudo de bom na sua carreira!

1
1

Salve cara,li a sua história é achei interessante demais, então compartilhei com a minha noiva e estamos em uma discussão, você escreveu que "estudos por dia, lá por maio, de 8h, 10h, 12h e às vezes até 16h." eu disse a ela que você estudava 8,10,as vezes 12 horas por dia. Ela disse que era em períodos das 8h até as 16h por causa desse "até" kkk pode explicar kkkk

1

claro maninhoo... eu estudava as vezes até 16 horas no dia. acordava, fazia café, levava pra frente do pc, almoçava e jantava na frente do PC. muitas dessas vezes, foram em lives. hahahaha, claro, não digo que estudava direto, sem pausas do pomodoro as 16h, mas eu passava 16h do meu dia vendo coisas de programação.

1
1
1
1

Sua história é muito motivadora, trabalho na aréa de TI a algum tempo e sempre me dismotivo ou tenho vários problemas psicologicos, já até pensei em fazer alguma coisa contra minha propria saúde fisica, mas quando olho a força que vc e outros tem para sempre continuar, isso me enche de esperança que vou vencer esse problemas. Fica meu agradecimento por compartilhar sua história.

1

Entendo perfeitamente irmão, os problemas que enfrentamos, geralmente são grandes e cogitamos varias vezes a hipótese de atentar contra nossa vida. alem de procurar ajuda psicologica, é bom tambem participar de comunidades para te ajudar nesses momentos. se precisar conversar, é só chamar.

1

Fala galera, para quem estiver começado os estudos em programação, ou como o amigo a cima, quiser mudar de áres, e começar uma carreria como programador, sugiro fazer uns dos cursos do Prof. Guanabara, ele faz um trabalho formidável ensinando de forma simples e intuitiva várias linguaguéns de programação, entre elas Java, Python, Js, etc... e o melhor... de GRAÇA!
Dê uma olhadinha no canal dele, Curso em vídeo: https://www.youtube.com/@CursoemVideo

1
1

Mano que foda. Eu não tenho conta na twich mas vou criar uma pra te acompanhar. É mano, o baguio é loko, mas vc nunca desistiu e acho que isso é o mais importante. keep going, continuar firme mesmo quando o barraco desaba na sua cabeça kkkk. Eu começo a estudar programação e paro, pq chega na matemática eu travo e largo. e tmb eu trampo 9hrs e meia por dia, chego em casa só o caco ( DESCULPA DO ALEJADO É A MULETA HAHAHA) . Eu arrumo impressoras e computadores ( help desk ), Como um programador eu resolvo problemas dos outros, e hj em dia todo mundo tem pressa kkkkk. mas eu acho que lá no fundo não me dediquei ao maximo. mas vou postando meus avanços aqui de agora em diante.
Obrigado por compartilhar sua história mano. TMJ

1
1
2
2
1

muito massa, comecei no meu primeiro emprego como dev com 35 haha. E o que me ajudou muito foram os canais de jma galerinha ai. Filipe Deschamps , Erick Wendel, Rocketseat, Rodrigo Branas, entre outros que nao me vem a mente agora (sou muito ruim ao guardar nomes). Joga o linkedin ai :)

1
1

Muito massa, particularmente eu filtro o que assisto do Akita, nao curto a forma passivo-agressivo dele. Hoje tambem assito muito conteudo gringo de react que ajuda muito mesmo.

No mais sucesso ai para nois :)

1

Por acaso, acabo de conhecer esse lugar(site) e sua história, vou criar uma conta na Twitch para acompnhá-lo.

Agora, falando em programação, eu também estou começando, estou finalizando módulo em JS. Sua História foi uma grande inspiração, obrigado por compatilhar.

1

Esse é o caminho, começamos com muita vontade e pouco conhecimento, logo as coisas vão se encaixando. O que nos adoecem são as crenças... precisa ser rápido, preciso ser o melhor, deveria ta ganhando mais, todo mundo ta se dando bem e eu não.
A real é que o caminho é um pouquinho de cada vez, sem pular etapas e aproveitando cada pequena conquista.

1

Acompanho suas lives já tem um tempo, e confesso que me motiva muito a estudar e seguir firme na carreira, apesar de saber que não é facil e ter momentos com muita vontade desistir, largar tudo e ir fazer outra coisa, ver outras pessoas na mesma caminhada, estudando, batalhando e aprendendo dá um gás muito grande pra continuar na jornada! bora pra cima e parabéns pelo trabalho que você vem fazendo na twitch com a comunidade. tmj!

1
1

Parabéns por ter colocado a cara a tapa e ter se arriscado, so sucesso pra ti. Estou começando agora na área e pretendo conseguir uma vaga antes dos 18, por mais que seja difícil, vou me esforçar ao máximo

1
1
1
1
1

Estou com 36, comecei a estudar programação com 35, tenho muito o que aprender e ainda não me sinto preparado para tentar uma vaga, não tenho muito tempo para estudar, as vezes fico alguns dias sem conseguir pegar em nada(FILHOS!!), mas é sempre bom ler essas histórias, nos dá motivação para continuar. Parabéns!!

1

Estou junto com você irmão! Passei praticamente a vida toda sem se dedicar aos estudos de programação... cheguei a estudar programação na adolecencia pra "fazer joguinhos" mas não levei adiante... Agora em 2022.. com o EAD tomando conta e com os cursos barateando.. finalmente tive condições de Entrar na faculdade de Desenvolvimento de sistemas.. e agora aos 30 anos estou iniciando minha jornada de programador ... (justo agora que lançam o chatGPT kkkk) Enfim, bora que bora! Estudando cada dia mais e quem sabe um dia conseguir um salario melhor que de um peão de fabrica ;)

1

hahahaha, chatGPT só vai nos ajudar, e se atrapalhar, derrubamos ele.. hahahahaha, estou na peleia, já ganho mais do que eu ganhava como Projetista Mecânico. (não era muito).

1
1

Tive uma situação parecida com a sua, força e foco que vai dar tudo certo. Assim como toda conquista de valor na vida, nada é fácil e simples, se for é porque tem algo de errado acontecendo. Eu também mudei drasticamente de carreira quando perdi meu emprego de engenheiro na virada de 2017 para 2018 (eu tinha quase 30 anos também), mas tudo deu certo depois de muito esforço e dedicação (e claro o apoio da família é muito importante nessa transição)!

2