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Reflexões sobre Automação: Uma Experiência Pessoal

Recentemente, tive a oportunidade de desenvolver uma automação para cadastrar informações de colaboradores em um site antigo na empresa onde trabalho. A empresa optou por uma plataforma que oferece uma IDE de automação low-code, com a ideia de que isso facilitaria a venda da solução a outros clientes.

Depois de meses de trabalho, conseguimos fazer o deploy e a automação está funcionando sem grandes problemas. No entanto, tive que fazer algumas manobras para lidar com os elementos do site, por limitação da ferramenta, resultando em um fluxo que leva cerca de 15 minutos para preencher mais de 200 campos.

Minha Solução com Puppeteer

Como side-project, decidi replicar essa solução usando Puppeteer (Node.js). Em menos de duas semanas, dedicando algumas horas por dia, consegui implementar o mesmo fluxo, que agora leva apenas 2 minutos. Apresentei essa solução a um dos sócios, que gostou, mas não houve adesão porque o meu produto não é tão vendável quanto a plataforma contratada (por questão de marca), que custa cerca de R$5.000/mês.

Recentemente, também desenvolvi uma automação bem simples que replica uma função de um add-on dessa plataforma, que custa 3 mil dólares.

Em ambos os projetos, minha solução teria 0 custo, subindo a api em um servidor já existente.

A Questão da Dependência

O que me preocupa é a falta de comprometimento da empresa em incluir uma funcionalidade que depende do conhecimento de apenas uma pessoa. Isso cria uma dependência que pode ser problemática se esse colaborador deixar a empresa. Até entendo a preocupação, mas se for pensar assim, quando vai crescer?

Como Posicionar Minha Solução

Com isso em mente, fico pensando se devo insistir na minha solução e tentar mostrar seu valor. Quero ser valorizado e ver algum retorno, mas não sei se isso será possível nesta empresa.

Novas Oportunidades em Automação

Além disso, estou interessado em explorar novas oportunidades na área de automação, seja como freelancer ou em uma posição como RPA Developer. Se alguém tiver dicas sobre como vender esse tipo de serviço ou se posicionar no mercado, eu agradeceria muito!

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muito legal, eu ja trabalhei com automação RPA e uma das coisas mais difíceis é adequar a automação ao sistema do cliente, principalmente quando o sistema do cliente não é feito por ele e sim contratado de um terceiro, e você nem o cliente sabem quando as atualizações do sistema vão ocorrer, logo você tem que estar de prontidão 24 horas por dia para fazer ajustes na sua automação.

Fora isso, as demais automações que eu me deparei foram: scrap de dados para algum Excel, e de um Excel para um sistema. O primeiro tem o mesmo problema do que contei acima, se o site atualiza a automação tem grandes chances de parar de funcionar e o cliente, normalmente leigo, não vai ficar contente, aí você tem que deixar muito bem claro as limitações de uma automação. No segundo caso, normalmente é um serviço que você só faz uma vez, o cliente normalmente tem um sistema antigo, que não é mais atualizado e que precisa ser alimentado, e o trabalho é maçante, esse tipo de automação aparece muito em freelancer.

No caso do rpa é muito network, onde trabalhei os donos já eram da área e conheciam outros empresários da área, então eles criaram esse sistema pra facilitar a vida deles.

Com relação a freelancer, muita empresa pequena pode precisar, geralmente pra manter contato com o cliente via whatsapp, telegram, Instagram, então rola muito fazer automação pra empresa assim.

Com relação a valores. No caso de rpa, para empresas grandes, você pode pedir cifras bem altas, mas o trabalho também tem uma carga alta de tempo de dedicação e complexidade, e também conquistar o cliente não é nada simples. No segundo caso, tu vai ter o mesmo problema pra conquistar o cliente, mas, você ganha no volume, tem muita empresa pequena. Normalmente eu fecho a venda da automação como serviço fechado, e se o cliente quiser melhorias, ele me chama e efetua o pagamento novamente de acordo com o solicitado. Se eu perceber que há alguma oportunidade eu tento empurrar algum site pro cliente, quase sempre empresas pequenas não tem site, só Instagram. No caso de uma empresa pequena, eu não cobro menos de 500, pra uma automação mais "simples" (jamais diga para o seu cliente que o que você faz é simples, ou fácil de fazer, aqui entre nós, sabemos como é, mas o cliente não precisa saber), depois eu tento fechar outros serviços.

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