Diferença entre criptomoedas e ERC20 Token
Salve, salve!
Quero começar a compartilhar aqui um conteúdo referente ao desenvolvimento na blockchain, já venho fazendo algum tempo vídeos sobre isso, mas não tinha passado para formato textos então para facilitar isso comçarei por aqui.
Antes de tudo, precisamos entender o que é um pouco sobre criptomoedas e tokens NFT.
O que é criptomoeda?
A palavra criptomoeda, ou moeda digital, é usada para ativos criptográficos que possuem seu próprio blockchain. Portanto, Bitcoin, Ethereum, Ripple e Litecoin são exemplos de criptomoedas.
O que é um token?
Token é a palavra usada para ativos que não possuem blockchain. Por exemplo, as stablecoins USDT e USD Coin são tokens na rede Ethereum. Isso significa que eles dependem da mesma blockchain que a moeda ETH para existir.
Bem, neste cenário, você já pode perceber a pequena diferença, correto? Mas afinal, o que é o ERC20?
ERC20
ERC20 é um padrão que foi desenvolvido na rede Ethereum que visa padronizar os tokens que foram sendo criados.
Antes do ERC20 cada token tinha seu próprio contrato inteligente, ou seja, podemos dizer que toda vez que um novo token era lançado era necessário escrever um código "único". A longo prazo, isso estava se mostrando extremamente complexo e demorado.
Com o padrão ERC20 implementado, o progresso dos desenvolvedores na criação de novos tokens e, ao mesmo tempo, as trocas de moeda publicando-os em seus portfólios foi extremamente rápido.
Embora estejamos dizendo que o ERC20 faz parte do Ethereum, hoje quando programamos um token ERC20 é possível utilizá-lo em redes BSC, Polygon e outras, isso porque essas redes adotaram o mesmo padrão de desenvolvimento, principalmente para acelerar o desenvolvimento de dApps em suas redes, e nós desenvolvedores agradecemos, pois facilita muito nosso trabalho agora… hahaha
Nos próximos artigos irei demonstrar como podemos criar nosso Token de forma extremamente fácil, seguindo o padrão ERC20.
Sugestões sempre serão bem vindo e deixe nos comentários!