Executando verificação de segurança...
2

Fala, IUGOD. Falando em acelerador de partículas, não dá para deixar de mencionar o Sirius, nosso acelerador aqui do Brasil.

Diferentemente de outros aceleradores ao redor do mundo, o nosso tem como objetivo acelerar elétrons de forma a gerar a luz síncroton. De forma simplificada, a gente pode pensar no acelerador como um grande microscópico. A gente consegue dessa forma ver objetos em escala nanométrica, ou seja, de dez elevado a -9.

Estudo e trabalho no CNPEM, que é onde o Sirius é localizado. Caso tenha interesse ou outras perguntas sobre ele, fique a vontade para fazer!

Carregando publicação patrocinada...
1

Tenho muito interesse, ainda sou leigo no assunto, um dos motivos da criação do post. Se for possivel gostaria de saber no que o acelerador esta sendo utilizado no momento e se esta próximo de algum avanço. Sendo um "microscópio" desse calibre acredito que seja possivel ver átomos o que me diz? veridico?

1

O Sirius tem sido usado em várias áreas do conhecimento, por exemplo no mapeamento do coração e imagem do Coronavírus.

Quanto à visualização de átomos, podemos realizar de forma muito mais simples, como utilizando um Microscópio de Força Atômica (Atomic Force Microscope - AFM). Um exemplo disso é essa imagem publicada na Nature.

Inclusive, temos alguns AFM na Ilum, faculdade do CNPEM. Não sei se você está na fase de vestibular, mas convido você também a conhecer um pouco sobre nesse post que fiz aqui no TN.