Briefowl
Comentei há pouco sobre um projeto que descontinuei há uns cinco anos. Segue toda sandbox dele. Se alguém estiver disposto a tocar ou se o pessoal do TabNews encontrar algo útil para aplicar aqui, tá na mão.
Briefowl Cooperação gera conhecimento, brincando.
Plataforma de LMS baseada em PBL, CBLs
Os relacionamentos
Atualmente a opinião pública é formada em ambientes virtuais. As redes sociais ocuparam espaço definitivo em nossas vidas. Num piscar de olhos fazemos amigos no mundo inteiro, e os perdemos também num piscar de olhos, por divergências políticas, religiosas, esportivas, literárias, musicais e toda a sorte de “gostos”. Nossa vingança mortal é sair do grupo de mensagens onde nosso desafeto está e bloqueá-lo. Se a figura é pública deixamos de de seguí-la e externamos nossa ira em hash-tags. A Internet promoveu uma profunda revolução na forma como nos relacionamos. É assim que vivemos hoje em dia.
A educação
EAD, ensino à distância, são os processos de ensino-aprendizado mediados por computador. Consistem, em sua maioria, na publicação de vídeos na internet com a possibilidade do professor responder as perguntas dos alunos, em tempo real ou não. É comum que esses vídeos estejam acompanhados de arquivos para consumo antes, depois ou durante as vídeo-aulas.
Ao final de cada ciclo os alunos são submetidos a testes, normalmente corrigidos pelo próprio computador para, se obtiverem a nota mínima exigida, serem aprovados e receberem o certificado.
A diferença
As redes sociais levam em conta a opinião da coletividade. EAD, como está, não.
Um olhar para o futuro
Partindo do princípio que nos atuais sistemas de EAD os professores não ensinam quase nada e os alunos aprendem quase nada, torna-se necessário o desenvolvimento de um sistema de EAD baseado na lógica das redes sociais, onde a opinião da coletividade tem peso e a avaliação e o progresso sejam feitos de forma cooperada pois é assim que as pessoas ensinam e aprendem nos dias de hoje.
O desafio
Criar uma rede de aprendizado auto-regulável que permita às pessoas estudarem exatamente como se relacionam atualmente. Essa rede deverá permitir às pessoas interagirem umas com as outras em busca de soluções de problemas, de forma competitiva, porém relacionando crescimento pessoal a evolução coletiva. Como nos jogos, as pessoas assumiriam papeis e iriam adquirindo poderes à medida que fossem evoluindo.
Foi esse desafio lançou a pedra fundamental de Briefowl.
BRIEFOWL, palavra inexistente em qualquer língua, nasceu da junção da palavra da língua inglesa BRIEF (breve) com outra palavra da língua inglesa OWL (coruja, símbolo da intuição, sabedoria e conhecimento racional), objetiva, com esses dois conceitos em forma de palavras, resumir o que propõem: permitir que pessoas interessadas em evoluir, em qualquer área do conhecimento, compartilhem opiniões, materiais de estudo e reflexões além de debater soluções de problemas propostos pela comunidade, tudo cooperativamente e de forma auto-regulável.
Metaforicamente, BRIEFOWL é um universo composto por Fazendas de Conhecimento (Knowledge’s Farms) onde podem ser construídos Celeiros do Saber (knowledge’s Barns) que abrigam os Ninhos de Estudo (Study’s Nest). Nos ninhos ficam os Briefers (Pessoas que falam e escrevem de forma sucinta e objetiva).
Os briefers passam por sete estágios de evolução. Nascem Baby Owl, passam a Mid Owl, a Brief Owl, a Smart Owl, a Expert Owl, a Master Owl até chegar a Eagle Owl.
O trabalho em Briefowl acontece nos ninhos por meio de BOUTS. Bouts são debates nos quais é apresentada uma questão (problema) por um Master Owl ou por um Eagle Owl. Todos os briefers daquele ninho participam do bout escrevendo posts de colaboração.
Em Briefowl não existe dinheiro. Existe, entretanto, uma contrapartida pela cooperação chamada de OWL, cujo símbolo é O!O. O!O são gerados mediante a participação dos briefers nos BOUTS, nos GOBOUTS e na publicação de BRIEFS COLABORATIVOS. O!O também são gerados por meio de CONVERGÊNCIAS. Uma convergência acontece quando um post ou um brief recebe elogios da comunidade. Os O!O gerados pelos briefers vão para suas reservas, o GOOWL. É no goowl que o briefer acompanha sua evolução.
Evolução de um Briefer
• Baby Owl - de O!O 0 a O!O 1500
• Mid Owl - de O!O 1600 a O!O 2500
• Brief Owl - de O!O 2600 a O!O 4100
• Smart Owl - de O!O 4200 a O!O 6700
• Expert Owl - de O!O 6800 a O!O 10900
• Master Owl - de O!O 11000 a O!O 17700
• Eagle Owl - a partir de O!O 17800
Geração de O!O
• Ao entrar em Briefowl a pessoa gera O!O 100
• Ao completar o perfil a pessoa gera O!O 500
• O acesso a cada matéria-prima gera O!O 100, que só é contabilizado uma vez, por matéria-prima
• Um post num bout gera O!O 500
• Cada convergência num post de um bout gera O!O 50
• Cada brief compartilhado gera O!O 500
• Briefs geram O!O 50 para cada convergência
• Um post num gobout gera O!O 100 para cada membro do ninho do briefer que fez o post
• Cada convergência num post de gobout gera O!O 10 para cada membro do ninho da pessoa que fez o post. Membros do ninho não podem convergir posts de membros do próprio ninho
Regredindo no Goowl
• Qualquer briefer pode divergir de um post num bout
• Toda divergência precisa ser justificada. Essa justificativa é submetida a convergências e divergências durante 24 horas. Se o número de convergências na justificativa for maior que o de divergências, o briefer que fez o post que sofreu divergência regride O!O 10 em seu goowl e quem divergiu progride O!O 10, o contrário faz a pessoa que divergiu regridir O!O 10 em seu goowl e o dono post que sofreu divergência progredir O!O 10
• O briefer que teve seu post divergido tem direito a uma única réplica. Esse é o ponto final dessa divergência
• Um brief publicado também pode gerar divergências, a regra é a mesma da divergência num bout
• Num gobout as regras de divergência são as mesmas, inclusive em relação aos O!O que o ninho herda, tanto de progressão quanto de regressão
Privilêngios dos Briefers
• Todos os briefers podem participar do bouts em seu ninho e de goubouts em seu celeiro, ainda que como espectadores
• Um briefer só pode estar em um celeiro numa fazenda, contudo ele pode estar outros celeiros de outras fazendas
• Um Baby Owl participa e aprende, ajudando a ensinar também. Aos poucos ele vai entendendo como funciona o Universo Briefowl
• Um Mid Owl pode participar do Chat Owl com os outros membros do ninho
• Um Brief Owl, álém dos privilégios do mid, pode contribuir com um brief em seu ninho
• Um Smart Owl, além dos privilégios do brief, pode contribuir com mais um brief em seu ninho, totalizando dois
• Um Expert Owl, além dos privilégios do smart, pode abrir bouts em seu ninho e contribuir com até três briefs e ter seu brief mais popular compartilhado no celeiro, para consulta de outros ninhos
• Um Master Owl, além dos privilégios do expert, pode criar fazendas, construir celeiros, organizar ninhos, abrir gobouts, compartilhar matéria-prima, enviar chaves de acesso e contribuir com até cinco briefs em seu ninho e ter seus dois briefs mais populares compartilhados no celeiro
• Um Eagle Owl, além de todos os privilégios de um Master, pode voar por Briefowl, visitar outras fazendas e solicitar convites para participar de ninhos, podendo, assim, cooperar em todo universo Briefowl
Como entrar em Briefowl?
• O acesso a Briefowl se dá por meio de CHAVES DE ACESSO que são enviadas em convites feitos por Master Owls ou Eagle Owls.
Porque Briefowl existe?
Briefowl é um universo virtual onde pessoas podem contribuir para a construção de conhecimento por meio de cooperação mútua. Em Briefowl o indíviduo cresce ao promover o crescimento de toda a sua comunidade. Os líderes surgem por mérito e se mantém na liderança fazendo exatamente aquilo que os levou até ela: COOPERANDO. Briefowl existe, portanto, para permitir que pessoas troquem conhecimentos e gerem outros, maiores, num processo contínuo de "ganha-ganha" onde o maior beneficiado sempre será a coletividade.
Expert Owls, Master Owls e Eagle Owls podem criar bouts em seu ninhos. Já os GOBOUTS, Group Organized Bout, só podem ser criados por Master Owls ou Eagle Owls e ocorrem em nível de celeiro. Num gobout todos os briefers do celeiro participam representando seus ninhos. Aqueles com mais reservas de O!O estão credenciados a escrever posts de colaboração.
Briefowl e o mundo "real"
Briefowl é uma ferramenta de Social Learning - SL (Aprendizagem em rede social), auto-regulável, baseada em Problem Based Learning - PBL (Aprendizagem baseada em problemas) e Contest Based Learning - CBL (Aprendizagem baseada em disputa), com apelo lúdico e elementos de jogo, principalmente Role-playing Game - RPG (Jogo de Interpretação de Papéis). Escolas, de qualquer nível de ensino, podem adotá-lo para promover debates entre seus estudantes, com monitoramento de professores, que entram no universo na categoria Master Owl, com a possibilidade de converter O!O em notas reais, passando a integrar o Plano de Ensino como um Componente Curricular.