Executando verificação de segurança...
42

Como conseguir emprego pelo LinkedIn na área de tech

Primeiramente eu falo isso por experiência propria e por eu e meus amigos estarmos realizando isso e está funcionando, se no seu caso não funcionar eu não sei explicar, vou contar o que estamos fazendo e que de fato está dando resultado.

Primeiro vamos falar do básico, tenha seu perfil em portugues e em ingles se quiser ir trabalhar para o exterior, preferencialmente deixe o padrão em inglês, se quiser ir mais longe ainda delete seu perfil em portugues.

Encurte a URL do seu perfil no meu caso eu coloquei /pedro-renan-mussato, fica mais fácil de ler e identificar e só pelo seu nome o recrutador saberia como encontrar seu linkedin.

Foto de perfil recente e corporativa, simples sem frufru.

Capa de perfil corporativa, não precisa ser da empresa que trabalha, mas ter uma capa passa mais credibilidade.

Titulo (informações que ficam logo a baixo do seu nome) curto e direto pega 5 a 8 coisas que você é reconhecido por e coloca la (esse é um dos parâmetros de busca do algorítimo então coloque o que você acha que os tech recruiters pesquisariam que vc quer que te encontre).

Localização, dizem que se colocar a localização de outro lugar você consegue enrtevistas de lá com mais facilidade e é verdade porém não faça, eu coloquei minha localização como inglaterra pois queria trabalhar para lá, consegui duas entrevistas, ao eles verem que não bate minha localização e o meu linkedin me descartaram do processo, assim eu retirei e deixei minha localização atual.

Coloque que está em busca de emprego, porém sem a marcação "open to work" deixe lá em busca de emprego, segmente suas áreas de atuação, local desejado e forma de trabalho (home, remote, hybrid) porém na hora de salvar deixe selecionado a opção de não deixar público, assim apenas os tech recruiters vão ver que você está em busca de emprego e não a sua empresa atual.

About mais completo com mais detalhes sobre o que você colocou no título e algumas outras coisas que você é, tem ou sabe.

Fica de referencia o meu LinkedIn (meus 2 ultimos empregos vieram do LinkedIn e ainda recebo propostas semanalmente, então acho que estou no caminho certo):
https://www.linkedin.com/in/pedro-renan-mussato/

Para isso utilizamos apenas 2 coisas, aumentar a conexão com recrutadores e interagir na plataforma, se inscrever em vagas do LinkedIn não fez nenhuma diferença, segundo o meu ponto de vista vaga de LinkedIn não funciona.

Sobre aumentar as conexões todas as semanas se conecte com 100 tech recruiters no LinkedIn por semana (o máximo de conexões que se pode fazer é 100 por semana, faça isso até ter umas 2mil conexões se ja tiver bastante procure umas 1500 conexões apenas de tech recruiters), na barra de pesquisa digite "tech recruiter" filtre por pessoas, conexões de primeiro e segundo grau, e selecione o país que deseja conseguir sua vaga.

(EDIÇÃO DE 03/04/2024)
Ultimamente tenho recebido muitas propostas de tech recruiters latinos, em expecial Mexico e Brasil, oferecendo oportunidades internacionais, parece que a "nova metodologia" é contratar gente local para pesquisar localmente, novamente é o que acontece COMIGO, não posso dizer que para todos, mas ultimamente aumentar minha rede no BR tem ajudado bastante.
(FIM DA EDIÇÃO DE 03/04/2024)

Qual a razão de tudo isso? A razão de tudo isso, conforme analisamos, muitas das vagas apresentadas no LinkedIn são fakes, pois as empresas conseguem mais investimento quando os acionistas veem que a empresa esta "crescendo", então quando escolhemos nos conectar com tech recruiters geralmente eles são pessoas contratadas pelas empresas para encontrar o seu talento em especial.

Qual a razão de ser de primeiro ou segundo grau a conexão? Seguindo a teoria dos bancos de dados não relacionais orientados a grafos os dados mais rápidos de serem retornados são geralmente os dados com maiores conexões pois ele possivelmente terá um caminho mais rápido pelas arestas do grafo, a grosso modo quanto mais proximo você estiver do tech recruiter e suas conexões mais fácil vai ser de ele pesquisar "C# Developer" e o seu nome aparecer logo em cima.

Qual a razão do lugar, isso é simples, geralmente os tech recruiter se conectam entre si e se você tem uma grande densidade de conexões de tech recruiters em um determinado local geografico maiores as chances de algum deles pesquisar "C# Developer" e você aparecer em primeiro lugar.

Sobre interagir no LinkedIn

Interagir na plataforma, 1 post por semana, um comentario e uma interação (like, support...) em post por dia (foco na frequencia não na quantidade) e sempre responder todos que te chamam no chat, mesmo que seja para responder "Não tenho interesse" pois o algorítimo, pelo que estudamos, tende a retornar o perfil de pessoas que tem mais interação para poupar o tempo de todos, então quando pesquisam "C# Developer" o LinkedIn quando for ver quais pessoas retornar conforme comentei a cima, ele vai escolher os que tem maior interação e taxa de resposta, otimizando o tempo do tech recruiter.

Isso é um grande processo pessoal é um investimento de retorno mínimo de 2 meses, pois para adicionar os 1500 tech recruiters demora ao menos 15 semanas 100 por semana que é o máximo por semana.

Irei incrementando esse artigo conforme eu for lembrando e tendo feedback de meus outros amigos...

Carregando publicação patrocinada...
5

Cara essas dicas foram muito boas, já comecei a aplicar as que eu ainda não fazia. Quase toda semana tem algum recrutador entradando em contato comigo no linkedin oferecendo vaga,e olha que tenho poucas conexões ainda e não interajo muito, acho que aplicando essas dicas a tendência é aumentar a demanda. Valeu!

5
4

Ótimas dicas Pedro. As primeiras dicas (sobre como configurar o perfil) são essenciais e acredito que seja o requisito básico para quem está buscando um novo emprego. E de fato, usar o LinkedIn com sabedoria pode trazer ótimos resultados.

1
4

Fiz um treinando sobre LinkedIn esses dias, e está super alinhado com que vi lá!!
Parabéns pelo conteúdo!! 👏👏

uma coisa que faltou... mude a URL do seu perfil, tirando os números aleatórios do final!! o Pedro fez idso... olhando para a URL dele in/pedro-renan-mussato.
Fica mais simples para colocar em outro locais... segue o meu in/phelipe-mascarenhas

0
4

Só tô com dúvida numa coisa: o que diabos é "corporativo"? "Foto corporativa", "Capa de perfil corporativa"... Que que é? Tem de usar terno e gravata? Armadura completa?... kkkkkkk

1

Pesquisa o termo no Google fotos, é o sexy sem ser vulgar nível business.

Algo que passe impressão profissional, fundo padrão, roupa não exagerada, o jeito que você iria trabalhar por exemplo.

4

Ideia sensacional, mano!
Isso se tornou um caso de utilidade pública para a comunidade kkk

Já aplico algumas dessas técnicas no meu perfil, recebo inúmeras visitas semanais, porém nada de oportunidade... Talvez seja o fator "foto e capa Corporativa" ou o about kk

Vou dar um toque de beleza e corporativismo, e também aumentar as conexões para ver se melhora a situação por lá hehee

Mais uma vez, muito agradecido pelo conhecimento. <3

4
4

Excelente post, Pedro! Eu fiz basicamente o mesmo e meu ultimo emprego tambem foi pelo linkedin.
Só gostaria de dar os meus 2 centavos aqui, dizendo que tudo isso que você mencionou pode ser medido através SSI do linkedin, que basicamente é a pontuação do seu perfil. É muito util pois além da pontuação geral é possível ver por segmentação... qual area precisa melhorar se é interação, responder mensagem, etc. A partir de 70 é muito bom, provei isso na prática... quanto maior a pontuação mais meu nome aparecia nas pesquisas.

Nesse post dessa moça explica melhor e tem o link para verificar a pontuação do seu perfil: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6604440793241522176?updateEntityUrn=urn%3Ali%3Afs_updateV2%3A%28urn%3Ali%3Aactivity%3A6604440793241522176%2CFEED_DETAIL%2CEMPTY%2CDEFAULT%2Cfalse%29