Executando verificação de segurança...
Em resposta a PJotização
4

Eu tenho experiencia com isso e pelas contas que fiz não vale a pena ser PJ por menos de R$4000 de salário, na época eu ganhava 3414 sendo 2033 de carteira o resto em dinheiro (1380 por fora) mais o VR de 550 ou seja somando toda quantia em dinheiro dava 3964. Indo para PJ foi para 5500 que é um aumento de 1500 reais a grosso modo.

Sobre contas na verdade o minimo que a empresa tem de custo com o salário de um funcionário é 56% em cima do salário dele, ou seja se você ganha 1000 na CLT você custa no mínimo 1560 para a empresa, sem levar em conta benefícios. Se for pedir PJ pede com uns 60%.

Essa foi a conta que fiz para a empresa que trabalhei 2033 * 1,56 = 3171 ai somei os beneficios (1380 em dinheiro mais 550 de vale refeição) 3171 + 1380 + 550 = 5105 em cima disso eu lembro que tinha mais 600 reais de convênio médico/odontológico e seguro de vida, então a empresa gastava comigo 5700 e me ofereceram 5500.

Graças a Deus a empresa foi super transparente em me explicar os meus custos como CLT e PJ e com isso pude fazer todos os cálculos com mais segurança.

Tome cuidado com esses "conversores de salario clt pj" de internet cada um tem um valor diferente e nenhum está certo.

Pessoalmente eu acho que menos de 4000 não vale a pena o risco pois eu ao menos tenho que pagar o aluguel e as contas sozinho ao ser PJ vc não tem segurança nenhuma então menos que isso para a minha realidade não faz muito sentido. Porém cada um tem sua realidade e tem seus custos... Esse ultimo parágrafo é a minha opinião e o meu cenário.

Faça as contas por baixo nesse valor
Salário CLT: 1300 * 1.56 = 2028
Vale transporte:
Vale refeição:
Seguro de vida:
Convênio médico:
Convênio odontológico:

Tente descobrir o valor dos seus beneficios e veja se faz sentido para você.

Lembre-se que quem vai pagar os impostos é você então se for abrir uma ME ou LTDA e etc tente entrar no regime simples nacional, ou abre um MEI, lembrando do teto de 81 mil reais/ano e paga 71 reais e boa.

Eu não sou o melhor de explicação e detalhes, se tiver duvidas responde ai com perguntas e eu vou tentar sanar todas.

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Bom ele não disse que é programador e eu não disse que sou programador, presumo que faça essa suposição com base na rede em que estamos ou eu mesmo deveria ter feito com base no contexto, porém está certo o que diz realmente dev não pode ser MEI... Eu considerei MEI pois pode ser que se enquadre nos CNAEs no site do governo https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/atividades-permitidas.

Hoje eu trabalho para o exterior e vou fazer o trabalho de testemunha do DÓLAR, o menor salário que qualquer um de TI lá vai estourar o MEI então maybe vale a pena fazer um inglês caso ainda não tenha e tente conseguir uma vaga simples de sla junor em qqr empresa e ganhar uns por baixo 2000 dolares. Contrata uma consultoria de contabilidade como contabilizei ou agilize, não vai sair 400 reais/mes e vc ja vai estar ganhando no mínimo 10 mil mesmo, eles vão fazer a parte mais difícil, eu optei por isso.

Eu e alguns colegas de profissão fizemos uma estratégia de linkedin de como arrumar emprego rápido e eu certo para 2 de 5 até então eu ja to trampando no exterior e outro amigo meu está como sênior na TOTVS, isso que começamos há uns poucos meses.

Provavelmente essa semana eu escrevo aqui quais estratégias fizemos e como replicar...

1
1

Vou escrever um artigo aqui tão logo sobre estrategias de linkedin que funcionaram para mim e para meu outro amigo, meus outros amigos que fazem essa estratégia hoje estão fazendo uma entrevista ou mais por semana, posto assim que tiver um tempo para escrever com precisão e detalhe.

0
1

Então minha ignorante opinião não requisitada fica como está e procura outro trampo que pague mais na CLT mesmo se vc quiser ganhar mais, aconteceu na empresa que trabalhei de algumas pessoas pedirem PJ, em função da pessoa não ser crucial para a operação da empresa por ela ter solicitado PJ a empresa viu que ela quer ganhar mais, a empresa logo pensou "se ela receber outra proposta ela vai" assim desligou o colaborador em função de ter pedido PJ.