Executando verificação de segurança...
2

Rust o futuro dos frameworks frontend?

Rust: O futuro dos frameworks frontend?

Você já ouviu falar de Rust? Essa linguagem de programação crescente tem sido comparada ao JavaScript como o próximo grande passo para o desenvolvimento de aplicações web. Com o Rust, é possível desenvolver o backend e o frontend de uma aplicação usando a mesma linguagem, além de garantir segurança e performance.

Mas como isso é possível? Isso é graças ao WebAssembly (WASM). O WASM é uma especificação web que permite que você execute código binário em um navegador, e o Rust tem suporte nativo para o WASM. Isso significa que, ao contrário de outras linguagens, o Rust pode compilar código diretamente para o WASM, o que permite que você execute o mesmo código tanto no lado do cliente quanto no lado do servidor.

Agora, você pode estar se perguntando: "E o que isso tem a ver com frameworks frontend?". Bem, isso tem tudo a ver, já que existem frameworks frontend como o Yew que são desenvolvidos usando Rust. Mas como ele se compara ao Next.js, um dos frameworks frontend mais populares?

Em primeiro lugar, é importante mencionar que o Yew é muito novo em comparação com o Next.js, então é esperado que a comunidade e as possibilidades ainda não sejam tão grandes. No entanto, o Yew tem melhor performance quando comparado ao Next.js. Isso pode ser visto nas imagens:

Análise Next.js
Análise Yew

que mostram a pontuação obtida pelo clone da homepage da Vercel feito com Next.js e Yew no Lighthouse respectivamente.

Além disso, é possível ver a diferença entre os dois frameworks no seguinte site :

site simples

que aplica conceitos complexos como SASS e renderização de imagem, mas desenvolvido com ambos os frameworks.

Em questão de qual framework usar, eu acredito que a decisão depende do projeto em questão. O Next.js e outros frameworks já estão bem mais maduros, tanto em questão de comunidade quanto em possibilidades. No entanto, o Rust é uma linguagem em crescimento e tem o potencial de dar origem a frameworks excepcionais e substituir a combinação Next.js + TypeScript.

É importante mencionar que além do Yew existem outros frameworks Rust que estão se destacando no frontend, como o Rocket.rs, o Seed e o Tide. Cada um deles oferece funcionalidades diferentes e pode ser mais adequado para projetos específicos.

Enquanto o Rust ainda tem um longo caminho a percorrer no desenvolvimento de frameworks frontend,é incrivelmente emocionante ver as possibilidades infinitas que essa linguagem oferece. Em meus projetos pessoais, planejo usar o Yew e outros frameworks frontend baseados em Rust, como o clone do Instagram que estou planejando fazer.

Enfim, o Rust é uma linguagem em amadurecimento e sem dúvida vem ganhando cada vez mais espaço no desenvolvimento web, e sua capacidade de compilar código direto para WASM é uma grande vantagem, além disso, é interessante ver como a comunidade vem se esforçando para criar frameworks frontend com rust cada vez mais maduros e com recursos cada vez mais avançados, eu acredito que no futuro ele terá uma grande participação nesse mercado.

github

Carregando publicação patrocinada...
1

Não é tao performático assim como tu diz. veja que a diferença foi de 3 pontos. Comparar dessa forma também não é o melhor jeito, teria que fazer algumas rodadas e comparar os resultados.

não acho que rust vá substituir o Javascript (typescript) pelo menos na próxima decada

1

Sobre a afirmação:

Essa linguagem de programação crescente tem sido comparada ao JavaScript...

Rust não tem intuito de substituir o javascript ou ser comparado a ele, não são linguagens equiparaveis. Web assembly tem intuito de complementar, de forma que algumas partes da aplicação podem ser escritas em javascript e outras podem ser escritas em Rust(ou qualquer linguagem que compile para wasm). Ou seja, são complementares.

1

Depende muito do seu ponto de vista e onde você está citando a aplicação, sim na questao do frontend eles podem até se complementar mas em muitos casos o Rust ja substituiu o javascript temos o caso do desenvolvimento blockchain onde muitas blockchains já adotaram o rust como linguagem principal.

1

Voce está certo, pode haver casos onde Javascript foi substituído por Rust.

O que quis dizer é: as duas linguagens tem propósitos diferentes, javascript é uma linguagem de script, é uma linguagem fácil, de alto nível. Enquanto Rust é uma linguagem não tão alto nível, tem foco em performance, e etc...

Por esse fato, ambas as linguagens tem casos de usos diferentes, em alguns desse caso de uso o Rust não tenta substituir.

2

Sim claro o javascript na minha visão tem foco em produtividade, por ser uma linguagem como uma excelente curva de aprendizado.

Creio eu que na questão de frameworks frontend será uma linguagem mais profissional por assim dizer, será de uso em lugares onde a performance, segurança e a minimização de bugs é necessaria, como agencias bancarias, sistemas financeiros etc.