Executando verificação de segurança...
5

Leitura: Tela ou Papel?

“Para uma geração acostumada a clicar no próximo link e seguir para outro em segundos, os livros não prendem a atenção.” - Dra. Twenge, livro iGen.

Confesso que boa parte dos livros, leio no meu smartphone, tablet ou no computador.

E por meio desses aparelhos tenho algumas vantagens:

  • Preço: Livros mais baratos que os impressos.
  • Portabilidade: Consigo iniciar a leitura no meu computador e continuar lendo no meu smartphone em outro local.
  • Recursos: Sistemas de busca, marcação, anotação, dicionário e tradução.

Mas isso não significa que a leitura no papel tem menos vantagens.

Percebi isso quando no tempo livre li um livro que estava no fundo da estante: "A Revolução dos Bichos".

E aqui está algumas vantagens de ler no papel:

  • Maior concentração: Não sou atacado por infinitas notificações que me causariam distração.
  • Melhor compreensão: Durante minha leitura, não precisei ficar retornando ao parágrafo ou frase anterior. Não só "passei os olhos".
  • Maior absorção: Num artigo da Scientific American, lá de 2013, Ferris Jabr disse que ler em aparelhos eletrônicos exige mais de nosso cérebro e é mais difícil lembrar do que lemos.

Um artigo do BBC News alerta que o fato de lermos cada vez mais em telas, em vez de papel, podem estar dilapidando nossa capacidade de entender argumentos complexos, de fazer uma análise crítica do que lemos e até mesmo de criar empatia por pontos de vista diferentes do nosso.


Esta foi a edição semanal da minha Newsletter.
Surpreso por eu ter uma? Eu também! Você pode se inscrever aqui: https://www.tuxtalk.tech

E então, como você prefere ler? Na tela ou no papel?

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu particularmente prefiro os livros pelo simples fato de eu não ter que ficar o tempo todo somente na frente do PC pra estudar algo, é tanta informação que, pegar um livro pra ler da uma desacelerada legal na nossa mente.

1
3

Também tem a questão pessoal, eu pessoalmente gosto bastante de ter o livro fisico, emprestar ele para algum amigo, além de quando vem os livros começamos a discutir sobre eles o que gera uma boa conversa, também acho que um ambiente com livros dá uma vibe muito boa, dá aquele sentimento, tá, aqui eu estudo e desligo do mundo...

1

E talvez seja essa a questão principal!

Lógico que é importante levarmos em consideração o que realmente vai ajudá-lo a aprender melhor, apesar de podermos escolher um ou outro. Mas sempre o que prevalece é o gosto pessoal.

E você tem um bom gosto, o qual estou me esforçando para ter :D

2

Eu entendo que nao só os precos sao mais acessiveis, como a portabilidade tambem. Mas eu ja passo tempo demais em telas. entao quando quero ler algum livro é papel sem dúvida.

2
1

Com certeza! Acho que o principal problema é cansaço nos olhos - como disse o Pilati - e o papel eletrônico é uma boa solução, estou namorando um Kindle, visto que tenho uma grande biblioteca por lá, mas vou pesquisar sobre o Saraiva Lev.

2
2

A leitura em papel para mim sempre foi e ainda é muito eficiente, seja qual for o objetivo. Ler algo técnico como um livro sobre programação ou apenas um livro de ficção para relaxar antes de dormir.
É um costume saudável que gosto de manter, aproveito todo o momento em que eu posso ficar longe de uma tela para aliviar a mente

2

Kindle > Papel > Telas

Kindle tem uma "textura" muito parecida com o papel, soluciona o problema de ler no escuro e não cansa os olhos.

O problema das telas é o cansaço nos olhos, então sempre que puder leia em outro meio

2

Quando estou desesperado à procura de conteúdos (buscando fontes para um trabalho da faculdade, um conceito novo ou algo do tipo) abro dezenas de artigos e PDFs no computador e inicio a leitura

Quando eu encontro o que procurava e gosto da leitura, eu gosto de imprimir e usar um marcador de texto e caneta para fazer anotações

Agora quando preciso apenas revisar, uso o kindle no ponto de ônibus

Um Kindle usado na internet pode sair muito barato
As impressoras são um investimento maior, claro

2

Depende, conteúdos mais técnicos eu prefiro ler na tela mesmo, pois vou querer testar uma coisa ou outra, então "vai dar na mesma" de alguma forma. Agora outros tipos de livros (fantasia, ficção e etc) eu prefiro o físico, independente do tamanho, uma das melhores coisas de um livro pra mim são as ilustrações (tanto na capa quanto no seu interior, caso tenha) e aquele sentimento de pegar ele na mão e dedicar um tempo só pra ele é importante pra mim.

Obs: Nunca vi graça no Kindle, por mais que ele seja mais prático pois você acessa diversos livros em um aparelho de fácil acesso, não me brilha muito os olhos não

1

Concordo totalmente!

Nunca vi graça no Kindle, por mais que ele seja mais prático pois você acessa diversos livros em um aparelho de fácil acesso, não me brilha muito os olhos não

A maioria dos livros que compro são pelo Kindle e leio no smartphone, o fato de já ter uma grande lista de livros para ler e a maioria estar lá, me faz querer comprar um, mas sem outro benefício (posso citar a tecnologia do "papel eletrônico"), então sempre adio a compra. :D

2

Cara, eu gosto muito do papel, mas só uso agora para livros de ficção. Migrei a maior parte do que leio para o digital. Comecei pelo Kindle, depois comecei a ler no celular. Logo depois que comprei um iPad aí a migração foi quase total para telas: agora leio no celular, tablet e até PC. Acabei doando meu Kindle.

Para mim, a principal vantagem do digital é a mudança de layout que torna minha leitura extremamente confortável: mudança de espaçamento de parágrafos e linhas, estilo de fonte (as não serifadas são as melhores o digital), tamanho de fonte e cor do background.

Outra coisa que amo no digital é fazer marcações e anotações para eu passar meu Obsidian depois.

Minha conclusão: o que mais me importa é o conteúdo e o preço. Eu pego versão de papel se eu gostar demais do livro (e ele estiver em um preço que eu ache justo).