Tenho contato com o Linux há quase 5 anos, utilizo distros linux como meu sistema principal há aproximadamente 4 anos
Quando digo isso é porque não fiz toda essa migração de uma vez...
E esse processo precisa ser gradual, talvez usando o Ubuntu pelo WSL ou então fazendo um dualboot.
Acho legal ser assim, para você não se frustar com algumas diferenças. E também que se o foco for ser mais produtivo no Linux, isso só vai acontecer quando você se acostumar com o novo sistema...
Distros Linux realmente são mais performáticas, mas não se iluda olhando apenas os números no monitor do sistema, eles não dizem muita coisa. Ou dizem, dizem que o gerenciamento de memória das distros funcionam de forma diferente do que o Windows...
Na minha experiência, um desafio foi que precisei me adaptar a diversos softwares alternativos aos que usava no Windows.
Nada me impedia de usar uma máquina virtual ou o wine, mas sempre achei essas soluções uma "gambiarra" para não voltar a utilizar o Windows (claro que existem softwares que não vai ter jeito mesmo).
Também sofri com incompatibilidade pontuais de alguns periféricos.
Fórums Linux vão ser seus fiéis amigos nesta jornada.
Minha dica é: Já que você não quer fazer um dualboot por questões de armazenamento, sugiro que reflita um pouco se essa mudança será viável agora, ou seja, se você vai conseguir conviver com as dificuldades que terá de início, e que isto não irá te atrapalhar tanto em seus projetos. (acho que deu para entender)
Sempre é positivo conhecermos novas tecnologias, e o Linux, meu amigo, vai te agregar bastante conhecimento!