Também me sinto da mesma forma em relação a ter uma certa dificuldade de definir a eficiência que "metodologias" de QA mostram quanto a garantia de qualidade de um produto de software. Vejo muitas empresas tendo um time de QA sendo composto basicamente por testers que apenas realizam uma etapa de testes manuais de funcionalidades recém desenvolvidas, com esse exato distanciamento que você citou em relação às equipes de desenvolvimento e até mesmo de produto.
Ao meu ver isso cria uma maneira muito pouco sustentável de se garantir a qualidade de um software, e que embora seja viável e eficiente a curto prazo, parece dificultar cada vez mais a longo prazo que a qualidade realmente esteja sendo garantida, por ser um empilhamento de validações feitas "na mão". Achar que a qualidade de uma aplicação está no comportamento esperado de um ou outro componente pode ser extremamente danoso, dando por "ok" códigos dificílimos de se manter e extender, o que é uma dor de cabeça para qualquer futuro time de desenvolvimento que precise fornecer manutenção ou extensão das funcionalidades existentes.
Acredito que os times de QA deveriam trabalhar mais próximos das equipes de desenvolvimento, já que a qualidade de um produto de software está no código, e em última análise, o real produto é o código.