O que é CRM? Paga bem?
Qual o objetivo da postagem?
Meu objetivo com este Post é apresentar a realidade de trabalhar com CRM atualmente.
Em 2019 me apresentaram Salesforce, ( o maior CRM atualmente no mercado ) e me propuseram uma vaga para trabalhar com este sistema que até então eu desconhecia. Confesso que estava cheio de inseguranças e preconceitos, pois trabalhava como programador C# e PHP a anos e não conhecia nada de CRM e se valeria a pena. Mas resumindo, resolvi arriscar e aceitei a vaga para trabalhar com CRM.
O Salesforce é uma plataforma muito grande e cheia de recursos, mas confesso que a curva de aprendizado não foi tão grande devido ao tutorial ser muito claro, grátis e fornecido pela própria Salesforce através do Trailhead.
O Salesforce por exemplo é enorme e possui diversos módulos, onde é possível trabalhar com Marketing, de forma administrativa com Low-Code, de forma customizada sendo possível desenvolver com Javascript ( front-end: Aura, LWC ) ou Apex ( back-end, linguagem similar a Java ), Chatbot, criando painéis e relatórios e etc...
E meu objetivo não é fazer propaganda de nada. Simplesmente o foco aqui é divulgar uma alternativa de serviço que paga bem em um prazo de tempo menor que o convencional.
E se o Post for bem aceito eu posso escrever mais sobre o tema.
O que é CRM?
Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente. Estas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as campanhas a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa.
Porque vale a pena migrar?
Me surpreendi ao ver como quem trabalha com Saleforce ganha bem.
O mercado possui muitas vagas e poucos profissionais para preenche-las, devido a isso os salários sobem muito rápido e normalmente valorizam o profissional muito bem.
Existem diversas consultorias contratando e super valorizando o profissional. E para quem deseja iniciar carreira em Salesforce, dedicando ao menos 2 horas diárias aos estudos, consegue em uns 3 meses um emprego inicial na área ( na grande maioria dos casos que já presenciei ).
E para quem já atua na área de TI a facilidade de transição é ainda maior.